O Páramo: Final explicado do filme da Netflix

O Paramo Final explicado do filme da Netflix
O Paramo Final explicado do filme da Netflix

ATENÇÃO: Spoilers a frente para o filmes. “O Páramo”, da Netflix

Anteriormente intitulado “The Beast”,  ou “Westland” , no Brasil intitulado de “O Páramo” é um filme espanhol de terror da Netflix estrelado por Inma Cuesta que conta a história de uma família do século 19 que vive em exilio devido à guerra. Enquanto Salvador tenta fazer seu filho aprender a caçar e se tornar um homem, Lucía prefere preservar sua inocência.

No entanto, a aparência de um homem moribundo em um pequeno barco interrompe a rotina da família. Embora Salvador cure suas feridas, o sujeito atira em si mesmo com uma espingarda diante do olhar horrorizado do pequeno Diego.

Embora sua esposa e filho sejam contra, Salvador insiste em encontrar a família do homem misterioso para lhe dar seu corpo. Quando os meses passam e o pai não volta, Lúcia começa a perder a cabeça.

O Páramo: Final explicado do filme da Netflix

O QUE ACONTECEU NO FINAL DE “O PÁRAMO”?

Depois de uma forte tempestade, Lucía garante que uma figura escura, alta e magra a persegue e está cada vez mais próxima. Pela descrição, parece que esta é a Besta da história de Salvador. O pai de Diego disse que esta criatura seguiu sua irmã até que ela tenha se jogado.

No início, Lúcia tenta confrontar a Besta, mas o medo que sente atrai a criatura. Quando chega à porta de sua casa, a mulher não tem escolha a não ser se trancar com seu filho, mas a cada dia que passa a situação se torna insustentável e ela tenta tirar a própria vida. Embora Diego consiga salvar sua mãe, uma noite ela o tira de casa e finalmente ela consegue se machucar pra valer.

Desesperado, Diego quebra a porta com um machado e confronta a Besta. A coragem da criança faz a criatura se afastar, e o garoto aproveita para pegar a espingarda, atirar, colocar fogo na casa e tirar a mãe de lá.

Apesar dos esforços de Diego, Lucía não resiste e seu filho não tem escolha a não ser deixar o corpo de sua mãe em meio a água e continuar em seu caminho através do deserto.

O Páramo: Final explicado do filme da Netflix

O QUE SIGNIFICA O FINAL DE “O PÁRAMO”?

No final de “O páramo” Diego vê à distância o reflexo da Besta, mas depois que ele bravamente a confrontou para defender sua mãe, é improvável que a criatura tente ir atrás dele. Mas o que acontecerá com ele quando ele sair de “território seguro”?

Por outro lado, a Besta realmente existe ou é apenas na cabeça de Lucia e seu filho? Talvez a criatura fosse uma projeção da mente da irmã de Salvador devido aos maus tratos de seus pais. No caso de Lucia, podem ser alucinações causadas pela depressão e desespero de perder o marido.

Depois que Salvador não volta para casa, Lucía fica convencida de que ele não sobreviveu. A paranoia de viver durante a incerteza da guerra, combinada com a dor de perder o marido, provavelmente se manifesta como uma doença mental nela. Ela mostra sinais de estar deprimida e, no final do filme, também se torna alguém capaz de tirar a própria vida. Ela tenta fazer isso, mas é salva por Diego. Quando Diego encontra sua mãe em casa, ela tem ferimentos graves que parecem ter sido causadas por ela mesmo. Portanto, acreditamos que tudo isso nela foi causado por sua própria mente.

Da mesma forma, Diego é uma criança jovem que tem pouca ou nenhuma interação com qualquer ser humano fora de sua família. Seus únicos amigos são coelhos, que ele é forçado a comer para sobreviver. Ouvir a história da Besta de seu pai e ver a crescente loucura de sua mãe poderia ter afetado a mente do garoto também.

No final, é sugerido que, apesar de ter sido queimada, a Besta ainda está viva. Nesta cena em particular, a Fera aparece brevemente da perspectiva de Diego, mas só vemos uma árvore à distância. Da mesma forma, há outros objetos como o espantalho, os postes e figuras esculpidas na casa, que se assemelham à forma da Besta. O frágil estado mental de Lucía e Diego poderia facilmente tê-los levado a acreditar que esses objetos são a Besta. Portanto, acreditamos que a Besta serve como uma alegoria para a doença mental de Lucía e Diego.

O Páramo é um filme tenso, com um clima sombrio e muito bem realizado, a ambientação deixa tudo muito mais pesado.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=9ztwxH6fdSk[/embedyt]
Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.