Sete ladrões. Sete bilhões de dólares em jogo. A mais recente série policial da Netflix, Caleidoscópio, segue um criminoso mestre e sua equipe que tentam realizar o maior assalto da história – invadir um cofre subterrâneo aparentemente “à prova de intempéries, à prova de choque e à prova de ladrões” e roubar US $ 7 bilhões em títulos.
A minissérie é vagamente baseada no evento da vida real quando US $ 70 bilhões em títulos ao portador não registrados desapareceram no centro de Manhattan durante o furacão Sandy em 2012.
“Depois do furacão Sandy, US$ 70 bilhões em títulos foram inundados no porão da DTCC, que é um grande esforço de limpeza que pertence a vários dos grandes bancos”, disse o showrunner Eric Garcia ao Tudum, da Netflix. “Na minha opinião, eu estava tipo, ‘Bem, isso é um encobrimento perfeito para um assalto!'”
Caleidoscópio adota uma abordagem não linear para sua narrativa, o que significa que os primeiros sete episódios serão transmitidos de forma diferente para cada espectador. Mas tudo isso leva ao oitavo e último episódio, “White: The Heist”.
Primeiro, vamos discutir o episódio “Pink”, que se passa seis meses após o arrombamento e retrata mais claramente o que aconteceu com cada um de nossos ladrões após o assalto.
Nosso mestre criminoso, Ray Vernon (Giancarlo Esposito) – também conhecido sob o pseudônimo de Leo Pap – Ava Mercer (Paz Vega), e sua tia Teresa se mudam para Ohio após o assalto. Mas Bob Goodwin (Jai Courtney) – que Ray, Ava e os outros acreditam ter morrido no assalto – e dois cúmplices chegam para retomar o corte dos US$ 7 bilhões que Bob acha que roubaram dele. Depois de descobrir que Stan (Peter Mark Kendall) e sua esposa Judy Goodwin (Rosaline Elbay) estão em Folly Beach, Carolina do Sul, Bob deixa Ray, Ava e Teresa sob a vigilância de um cúmplice, e dirige para o sul.
Em uma tentativa de escapar, Ava e Teresa são mortas, mas Ray sobrevive e mata o cúmplice. Na Carolina do Sul, Bob vê Stan e Judy, mas é morto pelo FBI antes que ele possa alcançar qualquer um deles. Uma vez que Judy percebe o carro de Bob, ela caminha até o veículo vazio e leva os US $ 177.000 que Ray deu a Bob. Embora não vejamos a decisão exata que ela tomou, sugere-se que ela pegou o dinheiro e correu, deixando Stan sozinho na Carolina do Sul.
Enquanto isso, Ray retorna a Nova York e, finalmente, FaceTimes sua filha, Hannah Kim (Tati Gabrielle) e sua nova neta, Lily. Ele também visita Roger Salas (Rufus Sewell), que está cumprindo 20 anos de prisão por grande roubo. Na cena final do episódio, Ray está andando e é aparentemente assassinado. Não vemos quem é o assassino, mas ouvimos o tiro disparar quando os créditos finais começam a rolar.
Também aprendemos que Nazan Abassi (Niousha Noor), o agente do FBI que persegue a tripulação esse tempo todo, é presumivelmente morto por um dos Trigêmeos, também conhecido como os três indivíduos ultra-ricos cujos laços a tripulação tentou roubar.
O final, “White”, junta todas as peças do quebra-cabeça e, passo a passo, mostra como o assalto aconteceu. A tripulação invade com sucesso o cofre subterrâneo do SLS. Mas um erro no plano de Judy de desativar os controles de temperatura do cofre faz com que o contrapiso inunde muito mais rápido do que o previsto. Ainda assim, Stan e Bob recuperam com sucesso os títulos, enquanto Judy e RJ (Jordan Mendoza) os carregam no caminhão Con Edison. No entanto, durante uma disputa acalorada, Judy mata RJ.
Mas por que a equipe acabou com zero títulos? Isso porque Hannah e sua irmã Liz Kim (Soojeong Son) pararam o elevador antes que ele chegasse à doca de carga e trocaram os títulos por papel de papelão na sala de correspondência. Hannah revela isso a seu pai, Ray, no final e explica que ela fez isso para evitar que ele fosse morto pelos Trigêmeos. “Eu tentei protegê-lo das pessoas que você estava roubando”, diz ela. “Mas você não iria ouvir.” Hannah enviou os títulos para as Ilhas Cayman, e o seguro dos Trigêmeos cobrirá os ativos ausentes e eles podem descartá-los como uma perda. “Os ricos ficam mais ricos e nós começamos a viver”, diz ela.
Claro, Ray não consegue se conter e desce de volta ao contra-andar para deixar um item no cofre pessoal de Roger – um colar roubado de seu último assalto devastador no Glen Hills Country Club.
Caleidoscópio já está disponível na Netflix