Quando muitas pessoas pensam em um k-drama ou drama coreano sem ter se aprofundado na indústria, há uma suposição comum: eles são todos sobre romance e são bem bregas. Enquanto alguns dos dramas coreanos mais icônicos certamente têm elementos que se inclinam para diálogos mais bregas e algumas tramas bregas que arrancam risadas aqui e ali, outros aproveitaram a poesia do que significa estar vivo. Esses programas de televisão se aprofundaram em um conjunto diversificado de tópicos, especialmente à medida que a sociedade e as questões culturais continuam a evoluir e vêm à tona das discussões sobre como é a Coreia do Sul nos dias atuais.
Dito isso, os dramas coreanos certamente não se afastaram dos assuntos mais difíceis. De ser solteiro em uma idade mais avançada a lidar com uma sociedade e cultura obcecados por aparências, os protagonistas desses 10 K-dramas seguintes vão em busca da alma. Alguns podem perceber que não precisam encontrar o amor para serem felizes, enquanto outros descobrem algo novo sobre si mesmos no processo de autocuidado e amor próprio. Para quem procura se encontrar, esses 10 shows certamente podem ser relacionáveis.
10 – My Liberation Notes (2022)
Lançado na primavera de 2022, My Liberation Notes é um daqueles dramas coreanos que se desenrola como um poema. Situado dentro de Gyeonggi-do, nos arredores da capital Seul, três irmãos estão lutando com suas vidas de maneiras diferentes. Com a chegada de um novo estranho, todos eles começam cada vez mais a perceber que querem deixar para trás suas vidas e recomeçar.
9 – My ID Is Gangnam Beauty (2018)
Em My ID is Gangnam Beauty, de 2018, que é baseado em um webtoon de mesmo nome, a personagem principal, Kang Mi-rae, odeia sua aparência. Intimidada por causa disso, ela decide que, quando for para a faculdade, vai fazer uma cirurgia plástica e mudar tudo. Quando ela faz exatamente isso, ela conhece uma colega de classe do ensino médio que se lembra de sua aparência antiga e, através de seu relacionamento nascente, aprende a se amar por quem ela é.
8 – Beleza Verdadeira (2020)
O k-drama Beleza Verdadeira, assim como My ID is Gangnam Beauty, é baseado em um webtoon e tem temas muito parecidos — e ambos os dramas são estrelados por Cha Eun-woo. A protagonista desta série é Lim Ju-kyung, que usa maquiagem para escapar de seus sentimentos negativos sobre sua aparência. Ela fica tão boa nisso que todos pensam que seu rosto maquiado é o seu natural, mas como ela faz amizade com dois de seus colegas de classe, ela percebe que pode se tornar uma cosmetóloga para ajudar os outros.
7 – When the Camellia Blooms (2019)
When the Camellia Blooms é estrelada por Gong Hyo-jin como Dong-baek, uma mãe solteira que arranca sua vida e seu filho para recomeçar completamente em uma nova cidade. Como muitas outras mães solteiras em sua situação, ela está disposta a fazer o que for preciso para ter uma vida melhor para seu filho, mas é incrivelmente difícil. Ao abrir um bar na cidade, ela conhece um policial que imediatamente se apaixona por ela – o que pode ser útil quando um novo assassino aparece na cidade.
6 – Navillera (2021)
Song Kang e Park In-hwan estrelam o drama Navillera de 2021, que apresenta um assunto pouco convencional para os dramas coreanos. Na série, um senhor aposentado mais velho (Park) decide que é hora de perseguir seus sonhos. Embora homens de sua idade normalmente não aprendam balé, ele vai atirar para as estrelas de qualquer maneira, e quando ele aparece na academia de dança, ele conhece um jovem adulto (Song), que também não se esperaria em uma aula de balé.
5 – Start-Up (2020)
Lançado em 2020, Start-Up tem tudo a ver com autodescoberta e correr atrás dos seus sonhos. Nele, Seo Dal-mi sabe que quer ser o próximo Steve Jobs na Coreia do Sul, apesar de ter vindo de uma classe baixa. Quando ela encontrar uma oportunidade de potencialmente ser convidada para o Sandbox, que é o equivalente coreano do Vale do Silício dos EUA, ela vai aceitar. Isso a coloca em rota de colisão com um homem chamado Nam Do-san, que mudará sua vida.
4 – Reply 1988 (2015)
A série Reply é muito popular na Coreia do Sul, e Reply 1988 certamente não é uma exceção a essa popularidade. Ambientado no ano de 1988, tornando este um retrocesso realmente eficaz para aqueles vivos durante este período, o programa de televisão se concentra em um grupo de jovens adultos que vivem no mesmo bairro de Seul. À medida que atingem a maioridade juntos, eles aprenderão a navegar pelos altos e baixos à medida que se aproximam da idade adulta.
3 – My Mister
My Mister foi estrelado pelos falecidos Lee Sun-kyun e Lee Ji-eun, e certamente é um daqueles dramas que podem fazer você chorar aqui e ali. Lee Ji-eun interpreta Lee Ji-an, uma jovem com muitos problemas, incluindo dívidas e cuidar de sua avó doente. Quando ela começa a conversar com um de seus supervisores (Lee Sun-kyun), os dois se aproximam ao longo da série.
2 – Romance Is a Bonus Book (2019)
Lançado em 2019, Romance Is a Bonus Book tem outro personagem principal não convencional no mundo do drama coreano: Kang Dan-i. Divorciada e desempregada, ela é contratada por seu amigo de infância, Cha Eun-ho, para encontrar alguém para limpar sua casa. Desesperada por algum dinheiro, ela aceita o emprego, mas quando ele descobre a verdade, ele a contrata para sua editora de livros. Em algum momento do caminho, os dois acabam se apaixonando.
1 – Be Melodramatic (2019)
Be Melodramatic apresenta três melhores amigos à beira de grandes mudanças de vida. Uma delas é uma escritora prestes a ter sua grande chance: ela tem a chance de escrever uma série de televisão, mas quando se apaixona pelo diretor, as coisas estão prestes a ficar picantes. Outra é uma documentarista cujo noivo morreu jovem de câncer, e ela está se preparando para fazer um novo filme. A última amiga é uma mãe solteira tentando trabalhar e equilibrar o tempo com o filho. Juntos, os três enfrentam o mundo e correm atrás de seus sonhos.