Em uma reviravolta chocante que demonstra como o cenário da TV moderna lida com o impacto financeiro de séries de TV de sucesso, a Fox cancelou sua série com roteiro de maior audiência, 9-1-1, após seis temporadas. No entanto, a série de sucesso continuará no ar, já que foi escolhida pela ABC para sua 7ª temporada.
A Fox divulgou um comunicado sobre sua decisão:
“Foi uma honra ser a rede fundadora do 9-1-1 e somos gratos a Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear, juntamente com Angela Bassett, Peter Krause, Jennifer Love Hewitt, Oliver Stark, Aisha Hinds, Kenneth Choi, Ryan Guzman e o resto do elenco e equipe, e a 20th Television por entregar uma série tão impactante para a Fox. Desejamos a eles boa sorte após o término da última temporada da Fox no 9-1-1.”
Este não é um desenvolvimento repentino e não foi feito no vácuo. O Deadline informou em março que, enquanto o spinoff 9-1-1: Lone Star estava bloqueado para uma retomada da 5ª temporada, 9-1-1 poderia não ser renovada pela Fox e que a ABC poderia retomar o programa se isso acontecesse. (9-1-1: Lone Star foi oficialmente renovada para uma quinta temporada pela Fox.)
O 9-1-1 deve ter uma transição relativamente tranquila para a ABC, que tem focado em dramaturgia ultimamente e já tem uma série no ar que já teve uma longa temporada na Fox antes de ser cancelada por motivos financeiros, o American Idol. Agora, está adicionando a série de entretenimento número 1 de segunda-feira, que se relaciona como o drama de transmissão número 1 da temporada em Adultos 18-49 e como a série de entretenimento número 2 na demo. 9-1-1 também é uma série dramática de alto desempenho no Hulu, controlado pela Disney.
“Graças ao impulso criativo de Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear, bem como ao talentoso elenco, 9-1-1 tem sido um dos dramas mais marcantes e originais da rede de televisão nas últimas seis temporadas e estamos honrados em trazê-lo para o estimado grupo de séries da ABC”, disse Craig Erwich. presidente do Disney Television Group. “É um privilégio manter o 9-1-1 na família com a 20th Television produzindo, e estamos ansiosos para contar histórias mais emocionantes e edificantes sobre esses personagens amados em nosso ar.”
Para a Fox, essa foi uma decisão financeira. Seis temporadas, 9-1-1 continua sendo a série com roteiro mais bem avaliado da rede em adultos de 18 a 49 anos e sua série mais assistida no geral, mas também é a mais cara, com cerca de US$ 9 milhões a US$ 10 milhões por episódio, eu ouço. É um drama de seis anos com elenco de grandes nomes, liderado pelo indicado ao Oscar Bassett e Krause, e histórias com grandes desastres que envolvem efeitos visuais elaborados e acrobacias.
9-1-1 foi desenvolvido e escolhido para séries sob um modelo econômico diferente quando a rede Fox e a então 20th Century Fox TV faziam parte da mesma empresa, antes da Disney adquirir ativos importantes da Fox, incluindo o estúdio de TV. (Lone Star foi encomendado depois que a 20th TV foi para a Disney.)
É mais difícil para redes de transmissão não verticalmente integradas, como a Fox, fazer com que os números funcionem em séries de estúdios externos. A Fox não tem propriedade no 9-1-1 e, embora continue sendo o principal programa roteirizado da Fox, sua audiência – junto com a da maioria dos outros programas na televisão linear – caiu.
Recentemente, a Fox também cancelou outro drama de TV de seis anos, que havia sido lançado ao lado do 20-9-1, The Resident. No ano passado, tanto o 1-9-1 quanto o The Resident foram para o fio, fechando as renovações apenas uma hora antes da apresentação inicial da Fox.
Em vez disso, a rede tem investido em séries roteirizadas que possui ou co-possui, como o recém-escolhido novo drama salva-vidas para a próxima temporada, HI-Surf, do produtor John Wells, que é coproduzido pela Warner Bros TV e Fox Entertainment e imaginado pela rede como uma franquia potencial na linha do 9-1-1.
A HI-Surf foi ordenada em parte para preencher o vazio que será deixado pelo 9-1-1. É uma das duas novas séries com roteiro de uma hora já prontas para a próxima temporada, junto com o drama médico Doc.
Enquanto isso, a Fox segue no negócio com a 20ª TV. Além de Lone Star, a emissora também deu recentemente renovações de duas temporadas para os animados Os Simpsons, Family Guy e Bob’s Burgers, que foram pilares da programação dominical da Fox por décadas e agora uma parte indelével da marca da rede. A Fox Entertainment também assinou recentemente um novo contrato de streaming com o Hulu.
Além do forte desempenho do 9-1-1 em todo o streaming e no streaming, também provavelmente ajudou o argumento da série para uma sétima temporada na ABC foi o fato de que o elenco principal tem pelo menos mais um ano em seus contratos, eu ouço, eliminando a necessidade de negociações de talentos separadas. O drama é estrelado por Angela Bassett, Peter Krause, Jennifer Love Hewitt, Oliver Stark, Kenneth Choi, Aisha Hinds, Ryan Guzman, Corinne Massiah, Marcanthonee Jon Reis e Gavin McHugh como Christopher Diaz.
Na 7ª temporada na ABC, o 9-1-1 continuará a explorar as experiências de alta pressão dos socorristas – incluindo policiais, bombeiros e despachantes – que são empurrados para as situações mais assustadoras, chocantes e de cortar o coração. A série foi criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear. Alexis Martin Woodall, Angela Bassett, Peter Krause, John J. Gray, Kristen Reidel e Juan Carlos Coto também atuam como produtores executivos.
Isso marcaria a mais recente série roteirizada a ser resgatada pela rede irmã de seu estúdio de produção após o cancelamento, porque produzir mais episódios é benéfico para o estúdio e sua empresa-mãe, juntando-se a programas como Medium, que mudou da NBC para a CBS, Scrubs (NBC-ABC), Brooklyn Nine-Nine (Fox-NBC) e, mais recentemente, Magnum P.I. no ano passado (CBS-NBC).
Além de Lone Star, a lista de séries roteirizadas da Fox inclui renovadas The Cleaning Lady, Accused, Alert: Missing Persons Unit — todas coproduções. Novas séries para a próxima temporada também incluem comédias animadas Krapopolis, Grimsburg e Universal Basic Guys/Hoagie Bros., que são totalmente propriedade ou coproduções.