À medida que o mês chegou ao fim, é mais uma vez hora de esperar por todos os jogos que chegarão ao Xbox Game Pass nas próximas semanas, e maio de 2023 já tem bastante line-up agendado. O Xbox Game Pass tem um total de seis jogos lançados em maio de 2023, e isso é apenas o que foi confirmado até agora. E esses seis jogos estão prontos para fornecer experiências de jogo muito diferentes, desde o cenário de terror da 1ª Guerra Mundial de Amnesia: The Bunker até a aventura do empresário fronteiriço de Railway Empire 2.
Mas embora todos os jogos de maio de 2023 do Xbox Game Pass tenham estilos de arte, loops de jogabilidade completamente diferentes e pertençam a gêneros diferentes, há dois títulos que compartilham uma característica semelhante. Tanto Redfall quanto Farworld Pioneers são jogos multiplayer cooperativos, e é exatamente disso que um serviço como o Xbox Game Pass precisa mais agora.
Redfall e Farworld Pioneers devem estabelecer um precedente para jogos cooperativos no Xbox Game Pass
Anunciado de volta ao Xbox 2021 Games Showcase, Redfall é o aguardado jogo de tiro cooperativo de vampiros da Arkane Austin, o mesmo estúdio que criou o reboot de Prey de 2017. Apesar das controvérsias em torno da exigência sempre online do jogo e sua restrição de 30FPS no Xbox Series X, Redfall parece estar se moldando para ser uma divertida aventura de terror co-op, e seu mundo aberto parece a estrela da série. Situado na cidade litorânea titular de Redfall, este jogo verá os jogadores explorarem resorts à beira-mar, casas suburbanas, igrejas, centros comerciais e uma série de outros locais infestados de vampiros. Ao longo do caminho, os jogadores poderão criar armas únicas e investir em pontos de habilidade que não apenas aumentam suas próprias habilidades, mas ajudam toda a equipe.
Um jogo que não é tão conhecido quanto Redfall, Farworld Pioneers também está indo para o Xbox Game Pass em maio de 2023, e é outra aventura cooperativa que os amigos podem querer ficar de olho. Farworld Pioneers é um jogo de sobrevivência de criação de rolagem lateral 2D em uma linha semelhante a Terraria, embora seu grande gancho seja que ele se passa em um planeta distante. Os jogadores poderão construir sua própria base de ficção científica, atualizá-la por meio de materiais de criação e preenchê-la com sobreviventes resgatados. Farworld Pioneers também permitirá que os jogadores criem suas próprias naves, concedendo-lhes a capacidade de viajar para novos planetas. E enquanto Redfall oferece apenas 4 jogadores co-op, Farworld Pioneers permite que até 32 jogadores se juntem a um servidor.
Redfall e Farworld Pioneers são dois jogos muito diferentes. Enquanto Redfall é um FPS de terror/ação, Farworld Pioneers é um jogo de criação/sobrevivência 2D ambientado no espaço. No que diz respeito à jogabilidade, esses dois jogos não poderiam ser mais diferentes um do outro. Mas ambos são jogos cooperativos que possuem mundos abertos altamente ambiciosos, e esse é exatamente o tipo de jogo em que o Xbox Game Pass deve se concentrar.
O Xbox Game Pass é um serviço feito naturalmente para o gênero cooperativo. O maior desafio que um jogo cooperativo enfrenta é tentar convencer grupos de amigos inteiros a deixar cair o dinheiro nele, em vez de apenas uma pessoa. O Xbox Game Pass elimina muito desse desafio, pois muitos grupos de amigos já estarão inscritos no serviço, tornando muito mais provável que todos eles deem uma chance ao jogo cooperativo. Se Redfall e Farworld Pioneers são bem-sucedidos no Xbox Game Pass, então isso deve finalmente estimular o Xbox a colocar mais jogos cooperativos em grande escala lá no futuro. Pelo menos um novo jogo cooperativo no Game Pass por mês seria bom.