ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS PARA ENFERMEIRA (THE NURSE), DA NETFLIX
Enfermeira segue Pernille, uma enfermeira que faz amizade com uma colega supostamente simpática e competente, apenas para perceber que a mulher não é o que parece ser. A série dinamarquesa já está disponível na Netflix.
Sinopse
Em Falster, 2012, um homem chamado Arne desmaia devido ao seu estilo de vida pouco saudável e é levado ao hospital por seu irmão, Kenny. Arne parece estar se recuperando, mas à noite, alguém entra em seu quarto e lhe injeta algo. Como resultado, Arne falece.
Kenny pede autópsia. Dizem-lhe que seu irmão teve uma overdose e seu coração parou; Uma alta quantidade de morfina e diazepam, que não lhe foram prescritos, são encontrados em seu sangue. Os médicos acham que Arne tomou o remédio para tirar a própria vida.
Kenny tem dificuldade em acreditar nisso, já que seu irmão odiava drogas, e ele não acha que seu irmão iria se matar, mesmo que Arne estivesse sofrendo de depressão desde a morte de seu filho.
Kenny tenta convencer as pessoas, mas ninguém acredita nele. Seus esforços e investigações não dão frutos, e ele não é capaz de provar que seu irmão não se matou.
Em 2014, Pernille se muda para a cidade de seu ex-namorado, Falster, já que sua filha, Alberte, quer morar mais perto do pai. Pernille consegue seu primeiro emprego como enfermeira no Hospital Nykøbing Falster.
Pernille deve ser treinado por uma das melhores, se não a melhor, enfermeiras — Christina. Ela trabalha no ER3 há três anos e é tão habilidosa que, às vezes, até sabe mais do que os médicos.
Assim como Pernille, Christina também é mãe solteira. Ela diz a Pernille que o Hospital Nykøbing Falster não é o melhor hospital, pois médicos que não conseguem emprego em nenhum outro lugar são empregados aqui.
Enquanto é treinada por Christina, Pernille salva uma vida com ela, e os dois são chamados de “o time dos sonhos” pelo médico responsável. Pernille já respeita Christina, mas depois disso, os dois começam a se tornar bons amigos.
Na verdade, quando uma jovem morre inesperadamente e eles são incapazes de salvá-la, Christina conforta Pernille e elogia seu trabalho. Então, quando Pernille encontra uma injeção na lixeira do quarto daquela mulher, ela não pensa muito sobre isso.
Ao mesmo tempo, Pernille se aproxima do médico-chefe, Niels Lundén, e começa a namorá-lo.
Em 2015, Pernille flagra Christina mentindo sobre várias coisas mais de uma vez. Ela muitas vezes inventa histórias como uma história elaborada sobre como ela se envolveu em um acidente com sua filha, algo que Pernille vem a saber que nunca aconteceu.
Pernille é até avisada por um de seus colegas para ter cuidado com Christina e não confiar nela. Pernille também descobre que Christina leva os registros dos pacientes para casa e que seus turnos são sempre mais estranhos do que os de qualquer outra pessoa.
Quanto mais Pernille trabalha com ela, mais ela começa a ver coisas que não via antes, o que a deixa desconfortável. Ela até percebe como certas drogas são usadas tão rápido e compartilha suas preocupações sobre Christina com outra enfermeira chamada Katja.
Pernille decide não trabalhar mais com Christina. Enquanto a enfermeira-chefe concorda em tirá-la do turno da noite, ela descarta suas preocupações com Christina, que deixa uma boa impressão em todos.
A morte súbita de um paciente chamado John, que estava estável e não tinha doença cardíaca, devido a uma parada cardíaca, dá origem às suspeitas de Pernille sobre o envolvimento de Christina. Além disso, Christina registrou um total de 22 mortes apenas no último ano e meio.
Pernille discute isso com Katja, mas é dito que ninguém vai acreditar nela, pois todos amam Christina. Pernille até conta a Niels sobre Christina matar os pacientes, mas até ele fica com raiva dela e descarta isso como fofoca.
Pernille conhece Ida, uma enfermeira que havia trabalhado com Christina antes de ela vir para o ER3. Ida teve as mesmas experiências que Pernille, mas a enfermeira-chefe não acreditou quando ela reclamou. Ela também conta a Pernille sobre Arne e como o número de mortes reduziu em M130 depois que Christina se mudou para ER3.
Por outro lado, as afirmações de Pernille incomodam Niels, que então olha para a morte de John de perto. Ele percebe que Pernille estava certa o tempo todo e decide se juntar a ela para expor Christina.
Pernille e Niels percebem que Christina matou vários pacientes por anos. Os dois chegam à conclusão de que precisarão pegar Christina quando ela envenenar um paciente.
Eles precisam de provas sólidas contra ela se não quiserem que o caso seja arquivado. Se não houver provas, será então a palavra de Cristina contra a de Pernille, e a vida de Pernille será arruinada para sempre por enquadrar um colega.
Para monitorar Christina, Pernille faz um turno noturno com ela. Pernille acompanha de perto os pacientes durante toda a noite e continua atualizando Niels. Ela percebe que Christina deu a um paciente, Viggo Holm Petersen, diazepam para induzir a parada cardíaca.
Ela muda o IV dele e guarda como prova, mas ainda precisa pegar Christina em flagrante se quiserem entrar em contato com a polícia. Apesar de sua vigilância constante, três pacientes morrem, incluindo Viggo Holm Petersen, e Pernille não consegue capturar Christina cometendo seus assassinatos.
FINAL EXPLICADO DE ENFERMEIRA (THE NURSE) DA NETFLIX
Pernille salva a vida de Maggi?
O estado de um paciente chamado Maggi piora nesta noite. As enfermeiras a estabilizam, mas ninguém consegue descobrir o que aconteceu com ela. Mais tarde, quando Pernille descobre que o alarme do quarto de Maggi está desligado, ela vai até seu quarto e encontra Christina injetando-lhe algo.
Pernille sabe que pegou Christina em flagrante quando Christina tenta esconder as injeções dela. Pernille vai embora, mas logo o alarme do quarto de Maggi dispara. Quando o médico chega lá, ele nota que o coração dela ainda está batendo e acha que ela teve danos cerebrais.
No entanto, Pernille percebe que Christina provavelmente entrou em pânico depois que Pernille a viu injetando Maggi e disparou o alarme antes que a parada cardíaca ocorresse. Ela pergunta ao médico responsável se a injeção de diazepam pode ser o motivo da condição de Maggi não responder.
Quando o médico vê que a condição cerebral de Maggi não mudou em nada, ele pede às enfermeiras que lhe deem o antídoto para o diazepam, como a pergunta de Pernille havia sugerido, e Maggi finalmente responde.
Pernille expõe os crimes de Christina?
Cristina fica com os olhos cheios de lágrimas, sabe que foi pega, elogia Pernille por salvar a vida de Maggi. Pernille também informa Katja que agora sabe com certeza que Christina estava envenenando os pacientes.
Agora que Niels e Pernille têm provas, Pernille entra em contato com a polícia para denunciar os crimes de Christina. Cristina é presa por três homicídios e tentativa de homicídio de Maggi.
Depois disso, em 2016, Pernille ainda trabalha no mesmo departamento, mas como apresentou uma queixa contra Christina, é tratada como uma pária no trabalho. Por outro lado, quando Kenny chega ao hospital como paciente, ele agradece.
O que acontece com Christina e Pernille?
Christina foi inicialmente condenada à prisão perpétua pelos assassinatos de Viggo Holm Petersen, Anna Lise Poulsen e Arne Herskov e pela tentativa de assassinato de Maggi com base no testemunho de Pernille.
No entanto, não se pode descartar que as vítimas tenham morrido por outras causas, e a condenação foi reduzida para quatro acusações de tentativa de homicídio. Cristina foi então condenada a 12 anos de prisão.
Maggi e Kenny estão vivos e passam bem. Todas as enfermeiras que trabalharam no pronto-socorro durante esse período saíram, mas Pernille ainda trabalha lá. Ela agora é Pernille Kurzmann Lundén, o que significa que ela acabou se casando com Niels.