Os jogadores ansiosos para entrar no mundo de Sanctuary e matar hordas de lacaios demoníacos de Lilith não terão que esperar muito mais, pois o lançamento de Diablo 4 está ao virar da esquina. A próxima entrada na série clássica ARPG da Blizzard vem de longa data, e está repleta de recursos que devem levar a franquia para o próximo nível. Embora os jogadores tenham testado alguns desses recursos no beta de Diablo 4, haverá mais disponíveis assim que o jogo completo for lançado.
O sistema de classes icônico da série retorna com um total de 5 classes jogáveis, começando com o Feiticeiro de Diablo 4 e seguido pelo Bárbaro, o Vampiro, o Druida e o Necromante. Cada uma dessas classes tem sua própria árvore de habilidades com diferentes caminhos de ramificação que permitem que até mesmo jogadores da mesma classe tenham compilações muito diferentes. Juntamente com as ferramentas detalhadas de criação de personagens que o jogo oferece, Diablo 4 está se moldando para ser a entrada mais complexa da série até agora quando se trata de personalização individual.
Todos os recursos confirmados no lançamento de Diablo 4
- 5 classes jogáveis – Bárbaro, Feiticeiro, Vampiro, Druida, Necromante
- Ferramentas robustas de criação e personalização de personagens, incluindo Paragon Boards e The Codex of Power
- Um mundo aberto com 5 regiões – Scosglen, Dry Steppes, Kehjistan, Fractured Peaks e Hawezar
- Progressão não linear da história
- Fortalezas opcionais ao lado de masmorras de missões principais
- Eventos sobremundiais como o Gathering Legions
- Chefes do mundo como Ashava, o Pestilente
- O sistema artesanal para confecção de armaduras, joias, poções e encantamentos
- Níveis mundiais que representam níveis de dificuldade crescentes
- Conteúdo de Endgame, incluindo Nightmare Dungeons, Helltides, The Tree of Whispers, e Capstone Dungeons
- Combate PvP nos Campos do Ódio
- Paragon Boards para jogadores que atingem o nível 50
- Co-op online para até 4 jogadores
- Co-op de sofá para até 2 jogadores nos consoles
- Cross-play entre todas as plataformas
- Passe de Batalha Sazonal
- Loja de cosméticos no jogo
Mundo Aberto de Diablo 4
A maior novidade da série Diablo é um mapa de mundo aberto cheio de masmorras de missões ao lado das Fortalezas opcionais. O mapa é dividido em cinco regiões: Scosglen, Dry Steppes, Kehjistan, Fractured Peaks e Hawezar e os jogadores poderão desfrutar de uma experiência menos linear através da história principal do jogo, explorando essas regiões em seu lazer. Enquanto exploram o mundo, os jogadores de Diablo 4 têm a chance de participar de eventos especiais como o Gathering Legions, que coloca os jogadores contra ondas de inimigos para a chance de ganhar várias recompensas.
Além dos eventos locais, Diablo 4 também contará com World Bosses para os jogadores se agruparem e derrotarem. Semelhante aos chefes de raid de MMOs, esses World Bosses são bestas poderosas que surgem em locais específicos em cada uma das regiões do jogo e funcionam como outros eventos, ocorrendo apenas em determinados momentos. Os jogadores provavelmente precisarão trabalhar juntos para derrotá-los, pois são alguns dos inimigos mais poderosos do jogo, no entanto, eles também vêm com uma série de recompensas cobiçadas, tornando derrotar um World Boss ainda mais atraente.
Criação em Diablo 4
Embora Diablo 4 não tenha um sistema tradicional de criação de equipamentos como outros RPGs, ele contará com alguma forma de criação utilizando artesãos NPC encontrados em toda a capital de cada região. Armas e armaduras podem ser criadas e atualizadas no Ferreiro como em Diablo 3, o Joalheiro está disponível para criar Amuletos e Anéis assim que os jogadores atingirem o nível 20, e o Ocultista pode melhorar ainda mais o equipamento usando Encantamentos. Além disso, Diablo 4 apresenta o Alquimista, que pode melhorar o total de Poção de Saúde dos jogadores e criar Elixires úteis também.
Online Co-Op
Junto com o mundo aberto de Diablo 4 está a maneira como o jogo lida com o multiplayer online, adotando outros elementos semelhantes a MMOs novos para a série. Os jogadores poderão ver outros jogadores no overworld, independentemente de estarem em uma festa com eles ou não, e a inclusão de eventos overworld e chefes de campo permite que os jogadores joguem cooperativamente, mesmo que eles simplesmente aconteçam uns com os outros enquanto se aventuram. Os jogadores também terão a chance de se agrupar com amigos em festas cooperativas de até 4 pessoas, incluindo jogadores em todas as plataformas.
Conteúdo de Ending Game
Esta entrada está aumentando a vantagem em termos de conteúdo de endgame, bem como com a adição do sistema World Tier, que permite aos jogadores aumentar a dificuldade do jogo para obter acesso a melhores recompensas ao completar Diablo 4’s Capstone Dungeons. Outras atividades de final de jogo incluem Nightmare Dungeons, que remixa masmorras exploradas anteriormente adicionando modificadores especiais para aumentar o desafio, Helltides de inimigos mais desafiadores que têm a chance de soltar fragmentos usados para abrir Helltide Caches, e um sistema de recompensas aleatório na forma da Árvore dos Sussurros. Diablo 4 também contará com um verdadeiro sistema PvP nos Campos do Ódio para os jogadores testarem suas habilidades uns contra os outros.
O sistema Paragon de Diablo 4 retorna de Diablo 3 também para adicionar outra camada de progressão ao final de Diablo 4. Este sistema permite que os jogadores que atingem o nível 50 desbloqueiem um tabuleiro de peças onde cada um representa um power-up ou modificador específico, dando aos jogadores a oportunidade de ajustar suas construções exatamente como quiserem. Os tabuleiros Paragon abrem a porta para toneladas de opções de personalização, pois os jogadores podem continuar a desbloquear mais tabuleiros à medida que enchem um tabuleiro com até 200 pontos.
Passe de Batalha e Loja de Cosméticos
Embora um tanto controverso, Diablo 4 também terá um Passe de Batalha disponível no dia do lançamento que será dividido entre uma faixa gratuita e uma faixa paga premium. Como a maioria dos passes de conteúdo sazonais, as recompensas serão desbloqueadas ao completar as atividades no jogo e ganhar o Passe de Batalha XP ao longo dos 3 meses da temporada. Felizmente, todo o conteúdo bloqueado por trás do Passe de Batalha será cosmético e não afetará a jogabilidade para aqueles preocupados em perder por não pagar. Além do Passe de Batalha, Diablo 4 também incluirá uma loja no jogo onde itens cosméticos podem ser comprados diretamente, mas nenhum item que altere a jogabilidade estará disponível para compra.
Diablo 4 será lançado em 6 de junho para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.