Nos últimos dois anos, os serviços de streaming começaram a investir mais fortemente em esportes ao vivo. Peacock transmite jogos da Premier League, Amazon tem jogos exclusivos da NFL a cada temporada, Apple TV+ tem um grande contrato com a MLS; Quase todos os grandes streamers estão pelo menos conversando sobre fazer esse tipo de negócio acontecer. A Netflix, principal serviço de streaming do país, ainda não se envolveu com esportes ao vivo, mas as pessoas se perguntaram se algum tipo de movimento estava no horizonte.
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, foi questionado sobre a possibilidade de esportes ao vivo durante as perguntas e respostas dos resultados trimestrais desta semana. Embora não tenha descartado totalmente as coisas, Sarandos explicou que a programação esportiva não roteirizada da Netflix é atualmente o foco principal.
“Nossa posição nos esportes ao vivo permanece inalterada”, disse Sarandos. “Estamos super animados com o sucesso da nossa programação esportiva. Acabamos de ter isso recentemente – acabamos de lançar um grande chamado Quarterback com a NFL. Algumas semanas atrás, tivemos o Tour de France, que fez exatamente o que vimos com Drive to Survive, que é apresentado a um público novo a um esporte que existe há muito tempo e não é muito bem compreendido e você faz isso por meio de uma narrativa excepcional, não através da vivacidade do jogo.”
Ele continuou dizendo que os programas esportivos não roteirizados que o streamer oferece atualmente funcionam como uma maneira de os assinantes fazerem parte do esporte durante todo o ano, não apenas enquanto estão na temporada.
“Então, ao fazer isso, agora podemos oferecer essa ampla variedade de programação esportiva para os fãs de esportes que está na temporada o ano todo e realmente se apoia em nossos pontos fortes, que são a narrativa”, acrescentou Sarandos. “Então, estamos muito animados com isso. E você lê algumas das coisas experimentais que vamos fazer, como este jogo de golfe ao vivo em novembro. E estamos entusiasmados com isso porque serve como um veículo promocional para nossas marcas esportivas como full swing e Drive to Survive. Então, realmente achamos que podemos ter uma oferta realmente forte para os fãs de esportes na Netflix sem ter que fazer parte da dificuldade do modelo econômico de licenciamento de esportes ao vivo.
Série Quarterback é um sucesso rápido para a Netflix
A série Quarterback não roteirizada é a primeira parceria da Netflix com a National Football League, e tem sido bastante popular desde seu lançamento. A série tem sido uma das maiores séries da Netflix desde o seu lançamento, e parece que a Netflix já a renovou para uma segunda temporada.
“A 2ª temporada recebeu sinal verde da Netflix, estamos animados, esperamos mais quarterbacks, é mais fácil dizer sim”, disse o produtor executivo Payton Manning em um episódio recente da série de Pat McAfee. “Eu não quero ouvir ‘Vai ser uma distração’ porque isso não é verdade, Patrick Mahomes provou isso, Kirk Cousins provou isso, Marcus, a maneira como ele lidou com isso, provou isso. Estamos esperando que os caras depois de ver isso digam que isso vai ser uma coisa legal que eu possa mostrar aos meus filhos quando eu for mais velho, mostrar para os meus netos um dia. Espero que o campo seja mais fácil.”