Stranger Things fez com que uma música de 37 anos da cantora Kate Bush, destaque na nova temporada, entrasse nas paradas do iTunes. Stranger Things – que segue as aventuras de um grupo de crianças na cidade fictícia de Hawkins, Indiana, enquanto lutam contra criaturas horríveis que emergem de uma dimensão paralela conhecida como mundo invertido – é uma série retro dos anos 80. A série apresentou muitas músicas populares da época para ajudar a estabelecer o cenário, de “Should I Stay or Should I Go” de The Clash e “Hazy Shade of Winter” de The Bangles na temporada de estreia até “Baba O’Riley” de The Who e “Material Girl” de Madonna na terceira temporada de Stranger Things, que teve uma vibe ainda mais dos anos 80 graças ao ambiente de shopping.
A quarta temporada de Stranger Things, que foi dividida em duas partes, estreou sua primeira parte esta semana em 27 de maio de 2022. A trilha sonora inclui muitas músicas de sucesso da época, incluindo “Detroit Rock City” do Kiss e “You Spin” do Dead or Alive Me Round (Like a Record)”, mas um destaque em particular é a faixa de Kate Bush “Running Up That Hill (A Deal with God)” de seu álbum de 1985 Hounds of Love. A música é usada em uma cena proeminente envolvendo o personagem de Sadie Sink, Max, e se torna um importante motivo musical recorrente ao longo dos sete episódios restantes.
Apenas dois dias após o lançamento da quarta temporada de Stranger Things, “Running Up That Hill” se tornou a música mais baixada na loja de música iTunes da Apple. Ele superou outras músicas do Top 5, incluindo a faixa viral de Lizzo “About Damn Time”, o hino onipresente de Harry Styles “As It Was” e “Hold My Hand” de Lady Gaga, que é da trilha sonora do novo filme de sucesso de Top Gun: Maverick. Outro sucesso dos anos 80, “Danger Zone” de Kenny Loggins do Top Gun original, também está no gráfico graças a Maverick, embora tenha ficado em 9º lugar.
É importante notar que a parada do iTunes e a popular parada da Billboard não são a mesma coisa. O gráfico da Billboard, que geralmente é recebido como o principal recurso no rastreamento de vendas de música, extrai de muitas fontes diferentes para agregar suas classificações nas paradas. No entanto, se os fãs estão procurando essa música em todos os lugares, e não apenas no iTunes, é perfeitamente possível que a música possa ficar mais alta do que seu pico original em # 30 na Billboard Hot 100, quase quatro décadas após seu lançamento.
O ressurgimento desta música é a prova de que a série da Netflix ainda tem o poder de cativar o grande público. Havia alguma dúvida sobre o desempenho do programa, considerando o fato de que já se passaram quase três anos desde a terceira temporada de Stranger Things. No entanto, atingiu essa marca e claramente a ultrapassou, emocionando os espectadores mais uma vez e intoxicando-os com seus encantos retrô.