Há um novo filme hellraiser chegando, dirigido pela equipe criativa por trás de The Night House. Isso não poderia ser mais emocionante para os fãs, que quase todos concordaram que a série tinha dado um enorme mergulho em qualidade ao longo dos anos, com uma série de sequências diretas para DVD que somavam uma franquia incoerente e desleixada.
Mas enquanto muitos dos filmes de hellraiser tendem a ser caluniados por sua lore complicada e valor de produção de má qualidade, algo que mesmo os críticos mais duros não podem negar é que a franquia produziu um dos mais distintos e carismáticos vilões de terror com Pinhead, interpretado por Doug Bradley em quase todos os filmes anteriores. Conhecida por sua voz estrondosa, estas são as linhas mais icônicas de Pinhead que capturam perfeitamente o que tornou o personagem tão cativante.
-
Hellraiser: Inferno (2000) “Sua carne está matando seu espírito.”
Na primeira sequência direta para DVD, Pinhead e os Cenobitas atormentam um detetive corrupto que fica preso em sua teia. Pinhead diz esta linha para o detetive, lembrando o público mais uma vez de seu fascínio pela “carne”, um dos muitos motivos recorrentes para o personagem.
É uma linha de pinhead perfeita porque mostra sua rejeição absoluta da mortalidade. Para Pinhead, a verdadeira transcendência é dor e sofrimento.
-
Hellraiser: Bloodline (1994) “O que você pensa como dor é apenas uma sombra. A dor tem um rosto. Permita-me mostrá-lo a você. Senhores, eu… Sou… a Dor.”
Pinhead entrega esta linha de arrepiar para um par de seguranças que estão prestes a ser transformados em uma dupla de Cenobitas para o serviço de Pinhead. É uma linha que exemplifica perfeitamente o que fez Pinhead se destacar entre seus colegas slasher.
Embora houvesse piadistas (Freddy e Chucky) e mudos estóicos (Michael e Jason), há quase uma natureza poética no diálogo de Pinhead. E a entrega de Doug Bradley leva a algumas alturas verdadeiramente teatrais.
-
Hellraiser III: Inferno Na Terra (1993) “Sonhos humanos… um terreno tão fértil para as sementes do tormento.”
Uma de suas falas mais sinistras, Pinhead era quase o Willy Wonka dos filmes de terror satânicos, pegando o poder dos sonhos e da imaginação e transformando-os em pesadelos absolutos. E ele diz essa linha no filme em que cimenta seu status como um verdadeiro vilão slasher, executando com alegria o maior número de vítimas que puder das maneiras mais grotescas que puder.
Pinhead não é apenas um sádico, mas um tipo criativo que vê verdadeiro mérito artístico no sadismo. Embora os métodos medonhos de Pinhead tenham repelido o público, eles não podem deixar de ficar intrigados com sua visão distorcida.
-
Hellraiser: Inferno (2000) “Ah, o eterno refrão da humanidade. Alegando ignorância, implorando por misericórdia.”
Pinhead zombeteiramente dirige esta linha para o detetive corrupto, que neste momento está implorando por alguma forma de misericórdia. Enquanto ele reverencia o sofrimento e a dor, ele claramente pensa muito pouco na humanidade. Isso é possivelmente porque ele teve uma vida passada como mortal, algo que ele se ressente profundamente.
Linhas como essas expõem o complexo de deus de Pinhead e fazem com que todos os personagens morais ao seu redor pareçam ainda mais fracos e insignificantes. No universo Hellraiser, a dor é Deus, e Pinhead é o santo padroeiro.
-
Hellraiser III: Hell on Earth (1993) “Este é o meu corpo. Este é o meu sangue. Felizes são aqueles que vêm para a minha ceia.
Falando em moralidades perversas, essa linha de Pinhead era tão ofensiva aos grupos religiosos que resultou em uma pequena controvérsia. Mas isso só aumentou o fascínio e a intriga do personagem de Pinhead, que ele era uma figura herética que ousou perturbar a ordem natural da humanidade.
Esta citação vem quando ele persegue a heroína até uma igreja, onde ele realiza algo semelhante a uma paródia doentia da Comunhão. Bradley o entrega com tanto prazer que fica claro que nenhum outro vilão slasher tem tanto desprezo pela religião.
-
Hellraiser (1987) “Demônios para alguns, anjos para outros.”
Pinhead diz essa frase infame para Kirsty quando ela pergunta “quem é você”. E Pinhead dá uma resposta que resume perfeitamente a missão dos Cenobitas. Eles são anjos para caçadores de emoções e niilistas que procuram ultrapassar os limites da dor e do prazer, como Frank Cotton, o homem que originalmente abriu a caixa do quebra-cabeça e desencadeou todo esse caos.
Infelizmente, eles são demônios para Kirsty e outros mortais inocentes que estão apenas tentando sobreviver à ira dos Cenobitas. Mas como os melhores vilões, Pinhead opera por sua própria moralidade perversa.
-
Hellraiser II (1989) “Seu sofrimento será lendário, mesmo no inferno!”
Uma das maiores ameaças já filmadas, Pinhead mais uma vez enfrenta Kirsty nesta sequência enquanto ela tenta lembrá-lo de seu passado humano como Elliot Spencer.
Dado que Pinhead realmente diz essa linha enquanto eles estão “no” Inferno, certamente não deve ser esquecido. É uma linha que realmente captura o que torna Pinhead tão aterrorizante e que lembra os espectadores de seu poder único. Ele é quase uma figura Lovecraftiana em quão ilimitado seu terror realmente é, e isso é provavelmente porque Clive Barker se inspirou muito em Lovecraft.
-
Hellraiser (1987) “Nós temos esses pontos turísticos para mostrar a você!”
Nenhuma linha fez mais para estabelecer sua mística como personagem. Mais uma vez, ele está perseguindo sua final girl Kirsty e quase parece estar prometendo libertação em vez de morte. Linhas como essas implicam que Pinhead realmente se vê como um profeta e não como um mal. Ou talvez ele veja o mal e a libertação como entrelaçados.
Claro, essas “vistas” acabam sendo um fetiche sadomasoquista por correntes e couro. Isso certamente não é do gosto de todos, mas isso não tira o fato de que Pinhead inegavelmente tem jeito com as palavras.
-
Hellraiser (1987) “Nós vamos rasgar sua alma em pedaços!”
Em outra citação da primeira parte, essa linha é tão sinônimo de Pinhead que foi usada como slogan no pôster original do filme. Nenhum outro vilão de filme faria esse tipo de ameaça, porque nem faria sentido se não viesse de Pinhead.
No momento em que Pinhead grita essa linha imortal, ele já levou Frank Cotton para ele e o desmembrou tanto física quanto espiritualmente. Então, novamente, não é uma ameaça vazia. Claro, Michael e Jason podem esfaquear alguém ou enfiar o rosto na parede. Mas apenas Pinhead tem o poder de alcançar uma alma, uma essência humana, e rasgá-la em pedaços.