Notícias

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Nightbooks da Netflix é bastante fiel ao romance de J. A. White, mas o filme faz algumas mudanças significativas para deixar espaço para uma sequência.

Continua após a publicidade..

AVISO: O seguinte artigo contém spoilers de Nightbooks, streaming agora na Netflix.

O recente filme de terror infantil da Netflix, Nightbooks (Noitários De Arrepiar), é adaptado do livro homônimo de J. A. White. O livro e o filme se concentram em Alex, um garoto sequestrado por uma bruxa, Natacha, e forçado a contar suas histórias assustadoras para sobreviver. Ao longo de ambas as versões, Alex deve se juntar a Yasmin, assistente da bruxa, e Lenore, a felina da bruxa.

No geral, Nightbooks é um caso raro onde tanto o livro quanto o filme são na maioria iguais em qualidade. O filme é bastante fiel ao material de origem, e a maioria das mudanças são feitas para encaixar o valor da história de um romance no tempo de execução de um filme. No entanto, muitas das mudanças em relação aos personagens e seus arcos têm um efeito mais significativo no filme como um todo. Essas mudanças tornam alguns personagens, como Yasmin, mais ativos na narrativa, mas outras mudanças são feitas para deixar espaço para uma possível sequência ou spinoff.

Continua após a publicidade..

A História De Alex Torna A Traição Mais Pessoal

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Em Nightbooks, de White, Alexander Mosher realmente não tem nenhum amigo na escola. Ele tem um irmão mais velho, John, que é atleta, e eles têm um relacionamento tenso. No entanto, a decisão de Alex de destruir seus livros não é causada por sua família ou mesmo por qualquer um de seus colegas de classe. Em vez disso, Alex é forçado a se encontrar com o conselheiro da escola, Sr. Calkins, porque seus professores acreditam que suas histórias de terror são sinais de que Alex é um indivíduo perturbado e não apenas uma criança com uma imaginação saudável. O encontro com o Sr. Calkins deixa Alex com medo de que se continuar a escrever suas histórias, ele possa se tornar a pessoa que o Sr. Calkins pensa que é. Felizmente, sua experiência com Natacha, seu apartamento e sua amizade com Yasmin o fazem perceber que suas histórias o tornam especial, e ele até escreve uma de suas melhores histórias, “The Top Bunk”.

Em contraste, na versão cinematográfica de Nightbooks, Alex parece ser filho único. Ao contrário do Alex do livro, o Alex do filme tem um amigo, Josh. A decisão de Alex de desistir de seus livros vem da traição mais pessoal de Josh decidindo ir à festa de aniversário de outra criança, em vez da festa temática de casa mal-assombrada de Alex. No processo, Josh também de forma mais suave, reafirma a mesma mensagem que os valentões de Alex martelaram em sua cabeça: que sua obsessão com o terror é estranha e deve ser abandonada. Ao contrário do encontro com o Sr. Calkins no livro, Alex sente muito mais tristeza pela perda de seu único amigo. Ele não recupera a capacidade de escrever histórias até o clímax do filme. Embora essa mudança signifique que o filme está perdendo uma de suas melhores histórias, a mudança torna a jornada interior de Alex mais próxima da dor de Yasmin e dos sentimentos de abandono de Natacha.

Yasmin Se Torna Mais Ativa No Filme Nightbooks

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Tanto no livro Nightbooks quanto no filme, Yasmin é tentada a entrar no apartamento da bruxa devido à tristeza, mas suas ações uma vez no apartamento são diferentes. A Yasmin de White’s Nightbooks é obcecada por esportes, beisebol em particular, e ela espera abrir seu próprio restaurante um dia. Ela é boa com as plantas, mas sua habilidade está ligada à sua culinária. Em contraste, a principal paixão de Yasmin no filme Nightbooks é a ciência. Mesmo que ela odeie ser prisioneira de Natacha, ela tem um grande interesse em como a magia e as poções que ela cria funcionam.

Yasmin também é menos ativa em ir contra a bruxa do livro. Seu passado com as outras crianças que a bruxa mantinha em cativeiro permanece basicamente o mesmo, mas Yasmin só testemunhou as tentativas de outras crianças de escapar ao invés de tentar ela mesma. No filme, Yasmin fez sua própria tentativa de fuga, e uma das outras crianças, Claire, levou a culpa por ela. Isso levou Natacha a transformar sua amiga em uma estátua e a subsequente culpa de Yasmin alimentou seu distanciamento em relação a Alex. No entanto, ao tentar escapar, o plano de Yasmin destaca sua engenhosidade e raciocínio rápido.

No clímax do livro, Lenore usa magia para ajudar na fuga deles, já que ela também inalou um pouco da névoa. No filme, Yasmin agarra um dos frascos de perfume de Natacha durante a fuga e se borrifa com a névoa para abrir a verdadeira saída do apartamento para o resto do mundo. Isso torna uma conexão ainda mais forte entre Yasmin e Natacha e também permite que Yasmin desempenhe um papel fundamental em sua liberdade. Embora o filme pudesse ter feito ainda mais com Yasmin para dar a ela mais, essas mudanças mostram que os cineastas estavam tentando dar a ela um papel mais ativo na história.

Lenore É Muito Menos Assustadora Na Versão Nightbooks Da Netflix

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Lenore é uma gata laranja fofa no Nightbooks de White. Embora ela pareça despretensiosa, ela é na verdade muito mais perturbadora do que sua contraparte no cinema. Ela trabalha ativamente contra Alex e Yasmin no início e sua amizade é mais difícil de ganhar. A mudança mais importante para Lenore, no entanto, é a mudança em seu corpo físico. No livro, Lenore não tem garras. Em vez disso, ela tem quatro dedos minúsculos e um polegar oposto em seu lugar. Embora essa mudança em particular não afete muito o enredo geral, ela dá ao livro um elemento adicional de terror corporal.

Embora a escolha de fazer de Lenore uma gata esfinge possa ser uma tentativa de torná-la mais assustadora, Lenore é uma figura muito menos assustadora no filme da Netflix. Ela não tem dedos como garras, e Alex tem muito mais facilidade para fazer amizade com ela no filme. Lenore ainda tem um papel essencial na fuga deles quando adiciona a poção do sono à névoa de Natacha, mas Yasmin assume o papel de lançadora de magia. No final das contas, em ambas as versões, Lenore é uma ótima adição ao elenco, mas no filme, ela se tornou um pouco menos assustadora para o meio visual.

Apartamento De Natacha É Mais Mágico No Filme Nightbooks

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Tanto no filme Nightbooks quanto no livro, o apartamento de Natacha é em muitos aspectos, um personagem próprio, especialmente dada a conexão do apartamento com a bruxa original. Na verdade, o apartamento de Natacha no filme é bastante preciso para as descrições do livro, mas o filme faz uma grande mudança que o torna mais mágico. No Nightbooks de White, o apartamento de Natacha parece estar enraizado em um só lugar. Yasmin mora no mesmo prédio de Alex, e as outras crianças uma vez libertadas, ainda parecem estar muito perto de casa. Por outro lado no filme, Natacha muda seu apartamento ao redor do mundo dependendo de seu humor e do local que melhor se adapta a seus objetivos. Yasmin e sua família moram em Washington D.C. e não em Nova York como Alex. Como a bruxa original, chamada Griselda ou Tia Gris no livro, é a bruxa de “João e Maria” tanto no livro quanto no filme, sua aparição na cidade de Nova York faz um pouco mais de sentido se ela estiver viajando pelo mundo em busca de mais filhos . Também aumenta o alcance do reinado de terror dela e de Natacha para uma região muito maior.

Continua após a publicidade..

Final De Nightbooks Da Netflix Deixa Espaço Para Uma Sequência

Como Nightbooks da Netflix se comparam ao livro

Há algumas pequenas mudanças no personagem de Natacha no filme da Netflix para tornar sua idade e sua conexão com a Garota Unicórnio um pouco menos óbvia. No entanto, a mudança mais significativa para Natacha vem com seu final. Primeiro, no livro, Natacha nunca tentou voltar para casa para seus pais porque ela não queria voltar à normalidade. Em vez disso, ela tentou ser uma boa bruxa e libertar as crianças que o apartamento levou. Quando a casa parou de deixar sua magia funcionar em retaliação, Natacha finalmente sucumbiu à sua própria ganância e começou a sequestrar crianças, embora ela não as comesse como sua antecessora. No filme, Natacha tentou voltar para casa para seus pais, mas eles tinham se mudado, e Natacha voltou para o apartamento porque ela não tinha para onde ir. Essa mudança torna Natacha mais simpática e mostra que sua queda foi alimentada pelo abandono, além de sua ganância.

Em segundo lugar, no livro, Natacha é derrotada por tia Gris, e quando Alex e Yasmin derrotam tia Gris, as crianças que Natacha transformou em estátuas e estavam presas voltam ao normal. Todos voltam para casa, para suas famílias, e todos vivem felizes para sempre. No filme, Alex, Yasmin e Lenore escapam, mas o resto das crianças ainda estão presas. Na cena final, a câmera gira para a estátua de Claire, amiga de Yasmin, com a boca ainda aberta em um grito silencioso. Então, a risada de Natacha é ouvida e ela bate o pé na frente da câmera. Portanto, Natacha sobrevive. Ambos os finais são eficazes, mas o filme deixa espaço para Natacha causar mais estragos em sequências potenciais e, no final das contas mostra que o mal não pode ser derrotado tão facilmente.

Para ver como essas mudanças se destacam no filme, assista Nightbooks que está disponível na Netflix.

Acelino Silva

Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo