Mencionado pela primeira vez em Os Vingadores de 2012, os detalhes da misteriosa Operação Budapeste são finalmente revelados em Viúva Negra.
AVISO: O seguinte contém spoilers de Marvel’s Viúva Negra, em cartaz nos cinemas e no Disney+ Premier Access.
Mencionada pela primeira vez em Os Vingadores, de 2012, a chamada Operação Budapeste alcançou status lendário dentro do Universo Cinematográfico Marvel, conectando Natasha Romanoff e Clinton Barton através de uma experiência compartilhada. Aludidos a três filmes, pelos dois heróis, e por Loki e Alexander Pierce, os detalhes da missão permaneceram um mistério, até a Viúva Negra.
Situado no rescaldo imediato de Capitão América: Guerra Civil, o thriller de espionagem força Natasha Romanoff, de Scarlett Johansson, a confrontar as partes mais sombrias de seu passado, incluindo o que realmente aconteceu em Budapeste. Embora Viúva Negra e Gavião Arqueiro possam se lembrar do incidente de forma muito diferente, ela tem uma grande lembrança dos acontecimentos, que continuam a assombrá-la.
Após um ataque de Taskmaster,Natasha abandona seu esconderijo na Noruega e dirige-se para seu antigo apartamento em Budapeste, onde encontra sua “irmã”, Yelena Belova (Florence Pugh), e danos persistentes do ataque de flecha do Gavião Arqueiro anos antes. (“Agente Barton foi enviado para me matar”, disse Viúva Negra a Loki em Os Vingadores. “Ele fez uma chamada diferente.”
Embora seja um pouco complicado acertar a tarefa original do Hawkeye de matar Natasha com o que ela caracteriza como o passo final em sua deserção para S.H.I.E.L.D., o resultado permanece o mesmo: Como transmitido através de flashbacks, e através dos comentários de Natasha para Yelena, ela e Clint Barton foram incumbidos pela S.H.I.E.L.D. de assassinar o General Dreykov (Ray Winstone), o chefe do Programa Viúva Negra da Rússia.
Quando localizaram seu alvo, no entanto, ele não estava sozinho. Natasha usou a filha de Dreykov, primeiramente referenciada por Loki em Os Vingadores, para levá-la à localização do general. Natasha então ordenou a detonação dos explosivos dentro do prédio, plenamente ciente de que a criança estava dentro. “A filha de Dreykov foi um dano colateral”, ela explica a Yelena. “Eu precisava dela para ter certeza.”
No entanto, esse não foi o fim da Operação Budapeste. Natasha e Clint então tiveram que lutar contra as Forças Especiais Húngaras enquanto procuravam desesperadamente uma fuga. “Levou 10 dias para nos escondermos até que pudéssemos sair de Budapeste”, lembrou ela. Enquanto ela e Yelena fogem do Taskmaster, eles são forçados a se esconder no duto de uma estação de metrô de Budapeste, no mesmo lugar onde Natasha e Clint se esconderam por dois dias.
Mas enquanto a missão foi considerada um sucesso na época, garantiu a posição da Viúva Negra dentro da S.H.I.E.L.D. e consolidou seu vínculo com Hawkeye, é finalmente revelado ter sido um fracasso. Embora Natasha estivesse confiante de que Dreykov morreu no ataque, ela descobre com Yelena que ele sobreviveu e, como o mentor da Sala Vermelha, continua a ser uma ameaça para eles e para o mundo.
Além disso, as consequências da decisão de Natasha de realizar a missão com pouca consideração pelo destino da filha inocente de Dreykov, Antonia, para adicionar mais vermelho ao seu livro, ecoa ao longo dos anos, pelo menos ao tempo da Viúva Negra.
Dirigido por Cate Shortland, Viúva Negra estrela Scarlett Johansson como Natasha Romanoff/Viúva Negra, Florence Pugh como Yelena Belova, David Harbour como Alexei Shostakov/Red Guardian, O-T Fagbenle como Mason e Rachel Weisz como Melina Vostokoff, com William Hurt como Secretário de Estado Thaddeus Ross e Ray Winstone como General Dreykov. O filme está em cartaz nos cinemas e no Disney+ Premier Access.
Leave a Review