Atenção: A seguir contém spoilers de Um de Nós está Mentindo temporada 1 e 2, agora em streaming no Peacock.
Um de Nós está mentindo é um fascinante mistério adolescente baseado no romance de 2017 de Karen M. McManus com o mesmo nome. Esta nova série se junta a uma lista de muitos programas para adolescentes com premissas interessantes para chegar aos serviços de streaming. A série segue um grupo de cinco adolescentes no estilo Breakfast Club que entram em detenção, mas apenas quatro deles saem vivos.
Simon Kelleher (Mark McKenna) encontra uma morte rápida e prematura durante o primeiro episódio, o que levanta a questão de como alguém morre na detenção. Enquanto a morte por tédio pode ser facilmente descartada, na série, a morte de Simon ainda é muito mais complicada. Na verdade, o show tem uma adaptação ainda mais sombria da morte de Simon do que o livro. Um detalhamento de como Simon morreu, quem foi o responsável, se isso segue o final do livro, e se a história de Simon continua na segunda temporada.
O que aconteceu com Simon Kelleher que levou à sua morte
Simon Kelleher entra em detenção com braniac Bronwyn (Marianly Tejada), a princesa popular Addy (Annalisa Cochrane), o atleta Cooper (Chibuikem Uche) e o delinquente incompreendido Nate (Cooper van Grootel). Ele parece completamente saudável quando chega à detenção, e tudo está bem normal até que ele se serve de um copo de água de um bebedouro. Logo depois, a professora responsável pela detenção, Sra. Avery, sai correndo da biblioteca para repreender alguns alunos que estão riscando e jogando ovos na janela da sala de aula. Enquanto a Sra. Avery está fora, Simon toma um gole da água e entra em choque anafilático; havia vestígios de óleo de amendoim na água e Simon é mortalmente alérgico. Os outros quatro alunos correm para pegar um EpiPen para ele, apenas para não encontrar nenhum em sua mochila ou na enfermaria. Os quatro alunos não têm escolha a não ser assistir impotentes enquanto Simon luta para respirar. Uma ambulância é chamada e Simon morre mais tarde no hospital.
Possíveis suspeitos responsáveis por matar Simon
Bronwyn, Addy, Cooper e Nate se tornam os principais suspeitos do assassinato de Simon. Os outros alunos da escola até os apelidaram com os nomes sinistros de “The Bayview Four” e “Murder Club”. Nate é preso injustamente quando um saco de EpiPens é encontrado no banco de sua motocicleta. Mas o Bayview Four não tem nada a ver com o assassinato de Simon. Se os Quatro Bayview são inocentes, então o assassino de Simon permanece um mistério. A resposta real, no entanto, tem duas partes.
Simon foi quem misturou sua própria água com óleo de amendoim. Tudo era para ser uma brincadeira inofensiva, mas implacável, orquestrada por Simon para assustar seus colegas de classe. Ele pretendia se reanimar usando um dos muitos EpiPens que ele trouxe pessoalmente para a enfermaria. Mas como exatamente uma brincadeira doentia se tornou mortal para Simon? Ele tinha um cúmplice da brincadeira. Seu velho amigo de infância, Jake (Barrett Carnahan), o ajudou a elaborar o plano através de seus bate-papos de jogos do Xbox, e ele deveria estar esperando do lado de fora da biblioteca com um EpiPen na mão para entrar e salvar a vida de Simon. Jake, no entanto, estava paranóico que Simon estava gravando suas conversas. Para não ser ligado à brincadeira, ele removeu todos os EpiPen da enfermaria. Jake então aproveita a oportunidade para enquadrar sua namorada Addy por assassinato como vingança por ela o ter traído com seu melhor amigo TJ. Addy está longe de ser uma donzela em perigo, no entanto.
Addy descobre o plano secreto de Jake quando vê o antigo nome de Simon no histórico de bate-papo de Jake no Xbox. Os Quatro Bayview tentam roubar o Xbox como prova em uma festa que Jake dá, mas Jake os pega e ele mantém Addy sob a mira de uma arma na floresta atrás de sua casa. A melhor amiga de Cooper e Simon, Janae (Jessica McLeod), segue-os para salvar Addy. Começa uma briga e a arma dispara acidentalmente. Jake morre de um ferimento de bala, e eles têm que se desfazer de seu corpo. Depois, todos concordam em seguir caminhos separados e não contar a ninguém o que aconteceu na floresta.
A história de Simon tem um final diferente no livro de McManus
No show, Jake é o cérebro do mal por trás da morte de Simon. No livro, as coisas não são tão distorcidas. Janae revela que Simon estava muito deprimido e obcecado com a morte. No livro, Simon pretendia cometer suicídio sob o pretexto da brincadeira mal concebida. Simon queria usar Jake para incriminar The Bayview Four por seu assassinato, então o envolvimento de Jake não foi tão sinistro quanto a versão dos eventos do programa. Curiosamente, Jake ainda paga por seu envolvimento na morte de Simon quando ele é preso. Os Bayview Four têm um final mais positivo, tornando-se livres para viver suas vidas sem mais segredos. Esta é uma direção que o show não tomou para preparar um gancho convincente para a segunda temporada.
Como a história de Simon continua nas últimas temporadas de Um De Nós Está mentindo
Nos momentos finais da primeira temporada, The Bayview Four e Janae recebem mensagens de texto sinistras sob o antigo apelido do blog de fofocas de Simon, “Simon Says”, anunciando que eles sabem o que aconteceu na floresta na noite em que Jake morreu. A segunda temporada começa com eles tentando descobrir a identidade de seu novo algoz. Enquanto isso, o corpo discente da Bayview High especula sobre o desaparecimento de Jake e seu envolvimento na morte de Simon. Um fio importante para a história de Simon é deixado em aberto para uma potencial terceira temporada. O verdadeiro motivo de Jake para matar Simon pode ter sido pior do que querer incriminar Addy por assassinato. Simon poderia ter descoberto o segredo mais sombrio de Jake: a razão pela qual Jake secretamente passou o verão anterior na reabilitação. Assim como na segunda temporada, uma potencial terceira temporada continuaria a explorar o passado de Jake. Isso poderia até trazer Simon de volta para encerrar a história do verdadeiro motivo de Jake para matá-lo.
Um De Nós Está Mentindo temporadas 1 e 2 estão disponíveis para transmissão agora no Peacock e na Netflix.