Aviso! Este artigo contém spoilers para o episódio 1 de The Last of Us da HBO e do jogo original.
O episódio 1 de The Last of Us da HBO apresentou uma grande provocação à história de Ellie através da menção de um personagem chamado Riley. The Last of Us episódio 1 apresenta Ellie como uma cativa dos Vagalumes, um grupo de milícias revolucionárias que busca acabar com a opressão militar nos Estados Unidos pós-apocalípticos. Depois de uma cena em que Ellie é aparentemente testada por uma razão desconhecida, mais tarde revelada ser devido à sua imunidade ao vírus Cordyceps, ela é apresentada a Marlene.
Marlene, interpretada por Merle Dandridge, revela-se como a líder dos Vagalumes na zona de quarentena de Boston e liberta Ellie (Bella Ramsey). Durante esta conversa, Marlene – uma personagem tirada do jogo Last of Us – revela que conhece a verdadeira identidade de Ellie depois que esta usa o pseudônimo Veronica. Ellie então acusa os Vagalumes de serem terroristas, ao que Marlene responde: “Riley era um terrorista?” Esta menção de Riley é uma grande provocação para o desenvolvimento da personagem de Ellie, que está visivelmente emocionada com a menção do nome.
Quem é Riley? Provocação de Last Of Us da HBO explicada
Riley é um personagem do conteúdo DLC do jogo original The Last of Us. O DLC, intitulado The Last of Us: Left Behind, se concentra no tempo de Ellie no QZ de Boston e explora como ela foi mordida por um infectado. Ellie, vivendo em uma escola militar FEDRA que também foi mencionada no episódio 1 de The Last of Us da HBO, se reúne com Riley, uma ex-aluna da escola. Riley entra sorrateiramente e convence Ellie a visitar um shopping abandonado em Boston. Lá, o vínculo de Riley e Ellie é mostrado, com o DLC apresentando um beijo entre os dois. No entanto, Riley e Ellie são tragicamente mordidas e ambas concordam em passar suas últimas horas juntas.
Eventualmente, depois que Riley aparentemente se vira, Ellie percebe a verdade de sua imunidade, que eventualmente é revelada a Marlene e aos Vagalumes, dando início aos eventos de The Last of Us. A menção de Riley de Marlene no episódio 1 de The Last of Us sugere essa história, que ocorreu apenas algumas semanas antes da cena em questão. Cenas icônicas da história de Left Behind podem ser vistas no trailer de The Last of Us, da HBO, com Riley interpretada por Storm Reid. Isso significa que os futuros episódios de The Last of Us, sem dúvida, mergulharão no enredo de Left Behind para detalhar ainda mais o tempo de Ellie antes dos eventos da série.
Riley é um vagalume? Como Marlene sabe sobre o passado de Ellie
A menção de Marlene a Riley aparentemente confirma que o último era um Firefly depois que o primeiro perguntou a Ellie sobre se Riley é um terrorista, considerando que Ellie considera o grupo como tal. Isso levanta a questão de como Marlene sabe sobre o passado de Ellie e sua conexão com Riley. The Last of Us: Left Behind responde a isso, com a reunião de Ellie e Riley vindo depois que Riley volta para o complexo da FEDRA depois de deixar a instituição para os Fireflies. No DLC, Riley explica que seu grupo de vagalumes está sendo transferido para fora de Boston e que ela veio ver Ellie uma última vez.
Se The Last of Us, da HBO, segue esse enredo com precisão e inclui cenas importantes do jogo The Last of Us, que tanto as cenas de The Last of Us episódio 1 quanto os trailers parecem confirmar, Riley era de fato um Firefly sob o comando de Marlene. Isso, combinado com o conhecimento do jogo de que Marlene era amiga íntima da mãe de Ellie, Anna, confirma como o chefe dos Vagalumes sabe quem é Ellie. Marlene confirma no episódio 1 de The Last of Us que ela foi quem colocou Ellie na escola FEDRA para mantê-la segura, o que sugere sua conexão com Anna também sendo explorada na série.
A provocação de Riley de The Last Of Us exemplifica as mudanças da HBO
Uma coisa que essa provocação de Riley no episódio 1 de The Last of Us confirma é como a HBO mudará elementos do jogo. O jogo inicialmente contava a história de Joel – interpretado por Pedro Pascal na série da HBO – e Ellie, com apenas algumas dicas de Riley espalhadas por toda parte. A história de Riley e Ellie foi contada em DLC depois que os jogadores terminaram os eventos do jogo base. No entanto, a menção de Riley no episódio 1 de The Last of Us prova como o formato de TV do programa permitirá que ele explore seus personagens de maneiras que o jogo não poderia.
A partir de flashbacks espalhados ao longo dos episódios e narrativas de formato mais longo, permitindo explorações mais profundas dos personagens do jogo, fica claro que The Last of Us alterará a linha do tempo do jogo. Isso é evidente pela sequência de abertura do episódio 1, que se passa em 2003 em vez de 2013 e coloca um foco maior em Sarah, mudando um pouco a linha do tempo de The Last of Us. No entanto, a menção de Riley no início da história prova que a principal mudança que a HBO fará no jogo é incorporando elementos de adições de DLC na história principal, em oposição a um spin-off ou série prequela de The Last of Us.
Novos episódios de The Last of Us são lançados todos os domingos na HBO.