A série Resident Evil, da Netflix, tem uma das menores pontuações de audiência do Rotten Tomatoes de todas as séries originais do serviço de streaming. A série é a mais recente adaptação da série de videogames da Capcom, após os seis filmes de Paul W. S. Anderson e o filme de reboot de Johannes Roberts em 2021, Resident Evil: Welcome to Raccoon City. A série, no entanto, é ambientada em um universo diferente dos filmes e dos jogos, embora algumas das tramas dos jogos sirvam como pano de fundo para a nova história. Ella Balinska e Adeline Rudolph lideram Resident Evil da Netflix como Jade e Billie Wesker, filhas adotivas de Albert Wesker, de Lance Reddick.
Depois de uma campanha de marketing criativo que incluiu monstros de Resident Evil saltando de outdoors 3D, o novo programa estreou na Netflix em 14 de julho de 2022. As reações dos críticos à série foram misturadas. Embora houvesse alguns elogios para a fidelidade do show aos videogames, as inconsistências narrativas, a falta de inventividade, a escrita sem inspiração, o ritmo lento e os clichês de YA foram contestadas. Parece que os espectadores casuais também não são grandes fãs de Resident Evil, da Netflix.
A pontuação de audiência para o programa de TV Resident Evil está no Rotten Tomatoes e é uma das mais baixas para qualquer original netflix. A pontuação de audiência atualmente é de 23%, ainda menor do que a avaliação crítica da série de 53%. É difícil encontrar um show que tenha alcançado menor na métrica particular. Um show comparável é a minissérie animada Resident Evil: Infinite Darkness, mas mesmo que conseguiu atingir 39% na audiência.
Embora a pontuação de audiência da RT não seja a medida mais confiável, considerando que qualquer pessoa pode atribuir uma classificação, independentemente de ter assistido ou não ao programa, parece que os espectadores não ficaram impressionados com a série Resident Evil da Netflix. A média ponderada do programa no IMDb também é bastante baixa em apenas 3,5/10. Algumas críticas do público são mais positivas, embora também não poupem alguns dos pontos mais questionáveis da trama do programa.
As críticas do público estão aparentemente mais ou menos em harmonia com as reações dos críticos à série Resident Evil, embora algumas pareçam mais cruéis do que o necessário. O novo programa de Resident Evil tentou sinceramente ytazer de volta as raízes de terror de sobrevivência da franquia, mas ao fazê-lo ele não conseguiu reconhecer o desafio que vem com a obtenção de adaptações de videogames direito. Colocar um giro YA na franquia RE foi uma ideia única, mas não agradou aqueles acostumados com os personagens mais maduros do universo. Desviar-se dos elementos principais do RE foi obviamente um grande balanço para a série da Netflix, mas com uma escrita mais meticulosa e menos momentos de simplistas, a recepção poderia ter sido melhor. No momento, a Netflix não confirmou se a 2ª temporada de Resident Evil pode acontecer.