Ragnarok: Final explicado da terceira temporada. Vamos ver como a série da Netflix se encerra.
Você esperaria que a temporada final de Ragnarok, da Netflix, culminasse com um confronto épico entre as forças do bem e do mal contra um cenário apocalíptico. Este show tem o nome do “fim dos dias” nórdico descrito na lenda, afinal. Mas Ragnarok nunca foi realmente esse tipo de série.
A terceira temporada do sucesso adolescente norueguês – que foi concluída e não voltará para a quarta temporada – começa com uma trégua frágil entre a gangue de Magne e os Jutuls depois que Laurits interveio e pediu a seu irmão para não empunhar Mjolnir contra eles. Então, em vez disso, Magne tenta combater as Indústrias Jutul através de meios mais tradicionais.
Mas quando testemunhas-chave desistem por medo de falar, Magne começa a contornar o sistema legal com a força de seu martelo.
Enquanto tudo isso acontecia, Laurits e os Jutuls trabalharam juntos em segredo para fortalecer a serpente de Laurits, o Jörmungandr da lenda, na esperança de um dia derrotar seu irmão, Magne.
Deuses nórdicos. Eles são iguais a nós, né?
Final Explicado da terceira temporada de Ragnarok
O episódio final de Ragnarok começa de uma forma que ninguém poderia esperar: com paz.
No final do episódio anterior, um tratado foi forjado que trouxe a harmonia de volta à não tão sonolenta cidade de Edda. Com sua missão cumprida, Magne deixa seu martelo de lado para se concentrar na vida de adolescente, o que significa principalmente preparação para exames a esta altura. Mas será que um Deus do Trovão pode se acostumar com esse tipo de vida? O que acontece quando a batalha termina?
Saxa pode não estar mais interessada em Magne, mas ela ainda vira uma esquina com a Jutul Industries trabalhando ao lado de investidores e ativistas para poluir o mundo menos do que antes.
Com tudo acalmado, Magne passa com sucesso em seus exames e se forma. Signy também está feliz, pois teve um de seus artigos publicados no jornal, embora ainda ignore Magne quando passa por ele para comemorar com seu professor.
Enquanto isso, Laurits começa o processo de mudança com Jens, e durante essa reviravolta, Magne passa por suas coisas antigas e descobre algo bastante nostálgico. Escondidos estão uma tonelada de quadrinhos antigos de Thor e até mesmo uma versão de brinquedo de Mjolnir, seu martelo. Magne relembra sua infância, mas o que essa descoberta significa para a verdade por trás de Ragnarok?
Primeiro, porém, é hora da formatura. Magne tenta ouvir o discurso de Ran, mas ele é distraído por algumas crianças do lado de fora, uma das quais é Hod. Lembra dele? O cara que levou um tiro no olho com uma flecha durante uma batalha anterior?
Tenha paciência com a gente, porque as coisas ficam estranhas e bastante complicadas daqui para frente.
Enquanto Magne observa Hod com o arco e flecha, ele começa a perceber que foi quase exatamente isso que aconteceu em seus quadrinhos do Young Thor. A questão em questão passa a se chamar ‘A Morte de Baldur’, e é quando Jens, o equivalente moderno de Baldur, é subitamente atingido pelo coração com uma flecha.
A tão temida Profecia está finalmente se desenrolando, e um Laurits enfurecido está liderando a acusação. Sob seu comando, os três gigantes começam a lutar contra os deuses, matando-os um a um… Exceto, todos os outros ainda estão batendo palmas na cerimônia, aparentemente sem saber o que realmente está acontecendo.
Após a briga, Magne fica para trás no auditório da escola, abalado pela visão do que viu. Signy aparece em seguida, e Magne pede perdão, dobrado em ambos os joelhos. Isso também foi profetizado para acontecer depois que o Deus do Trovão estava destinado a ser envenenado pela serpente de Laurits – a ideia era que esse Thor morreria do veneno e renasceria no Novo Mundo, também conhecido como Edda.
Este Magne “renascido” mais tarde decide jogar fora seus antigos quadrinhos de Thor e seguir em frente com tudo o que aconteceu nos últimos meses. Signy e seus amigos o cumprimentam e, juntos, a velha gangue alcança uma visão de Isolda aparecendo brevemente em um dos assentos ao lado deles. Magne ainda está afetada por como ela morreu na primeira temporada, mas à medida que Isolda desaparece, parece que nosso antigo Deus do Trovão está finalmente começando a se curar.
Tudo aconteceu na cabeça de Magne em Ragnarok?
A batalha na formatura claramente aconteceu na cabeça de Magne, pois ele imaginou o que teria acontecido se a paz não tivesse sido vencida e Ragnarok tivesse realmente ocorrido.
Mas e tudo o que aconteceu antes disso? Já na primeira temporada, a mãe de Magne explicou que seu filho havia sofrido de esquizofrenia paranoide quando criança, encontrando refúgio em seus quadrinhos de Thor. Então, Magne continuou a escapar para a mitologia nórdica fictícia em sua adolescência também?
É justo dizer que a série quer que você pense que isso pode ser uma possibilidade. Veja como Eric e Turid ficam orgulhosos quando Magne joga fora aqueles quadrinhos antigos. A morte de Isolda foi certamente o catalisador de tudo o que aconteceu ao longo destas três temporadas, e também pode ter sido responsável pela ruptura de Magne com a realidade. Se assim for, então suas mudanças regulares de humor agora podem ser vistas sob uma luz totalmente nova.
No que diz respeito às reviravoltas, isso está praticamente lá em cima com “era tudo um sonho”, e os fãs online também não estão mais satisfeitos. Ao transformar tudo em delírio de adolescente, isso prejudica todo o tempo que os espectadores investiram nessas últimas três temporadas, tornando tudo inconsequente e um tanto sem sentido.
No entanto, ainda há uma chance de que Ragnarok realmente tenha acontecido da maneira que aconteceu, e isso é por causa de várias cenas que aconteceram sem Magne presente. Devemos supor que ele também imaginou eventos sobrenaturais entre os outros deuses e gigantes? Isso é possível, mas improvável.
Então, sim, Magne imaginou a batalha final, o que foi bastante decepcionante para uma série literalmente chamada Ragnarok, mas gostaríamos de acreditar que essas três temporadas não aconteceram apenas na imaginação de Magne. Havia consequências reais que realmente importavam, mesmo que o próprio Magne também estivesse lutando com problemas de saúde mental durante tudo isso.
A terceira temporada de Ragnarok já está disponível na Netflix.