Duna Parte 2 foi adiado oficialmente pela Warner em meio à greve de roteiristas e atores. A mudança ocorre em meio a uma confusão de cronograma para outro blockbuster da Warner Bros.
Em 1º de maio, o Writers Guild of America votou pela greve depois que as negociações com os estúdios sobre um novo acordo fracassaram. O sindicato dos atores, SAG-AFTRA, juntou-se aos roteiristas em greve em 14 de julho, quando suas negociações com os estúdios terminaram sem um acordo. Com essas greves, não é possível escrever para projetos e filmar com atores, o que fez com que quase todos os projetos fossem encerrados. Nem mesmo filmes que já foram concluídos, como Duna: Parte Dois, estão seguros, já que os atores não podem promover nenhum projeto enquanto estiverem em greve.
A Warner Bros anunciou oficialmente que está empurrando a data de lançamento de Duna: Parte Dois para 15 de março de 2024. Isso é cerca de cinco meses e meio após sua data de lançamento original em 3 de novembro de 2023. Além disso, eles adiaram Godzilla x Kong: The New Empire, que seria lançado em 14 de março, para 12 de abril de 2024. No mês passado, foi revelado que a Warner Bros considerou adiar Duna 2 e Aquaman 2 se a greve dos atores continuasse.
A greve dos atores impactaria significativamente Duna 2, já que o filme conta com um elenco de estrelas como Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh, Josh Brolin e muito mais. Ter esses grandes atores promovendo Duna 2 é crucial para o sucesso do filme, então faz sentido que a Warner Bros adie a data de lançamento para que as estrelas possam estar disponíveis. Além disso, quando Duna foi lançado no início de 2021, durante o fim da pandemia, faturou mais de US$ 400 milhões. Ainda é uma ótima bilheteria, mas poderia ter faturado mais se a pandemia não tivesse acontecido.
Esse atraso também significaria que Duna 2 não será indicado ao Oscar 2024 e, em vez disso, se qualificará para o Oscar 2025. Duna foi indicado a 10 Oscars e ganhou 6, e muita gente espera que sua sequência tenha outra grande presença no Oscar. No entanto, sem Duna: Parte Dois, Oppenheimer terá ainda menos concorrência no Oscar 2024 do que se pensava.
Duna: Parte Dois é provavelmente o maior lançamento de filme deste ano a ser afetado pelas greves. Mesmo um punhado de atores está começando a ficar frustrado com a greve. Como os roteiristas e os estúdios começaram a negociar novamente recentemente, há esperança de que as greves terminem relativamente em breve.
Duna: Parte Dois está programado para ser lançado nos cinemas em 15 de março de 2024.