A introdução de lançamentos de streaming no mesmo dia dos cinemas levou a um grande aumento na pirataria de filmes, o que era de se imaginar né, de acordo com a Motion Picture Association. Após o fechamento dos cinemas durante a pandemia da COVID-19, a nova estratégia de lançamento permitiu aos estúdios lançar suas produções com facilidade durante a incerteza em torno de novos fechamentos e hesitação do público em ir aos cinemas, permitindo aos estúdios manter as datas de lançamento e manter o lucro.
Vários estúdios adotaram lançamentos de streaming no mesmo dia para muitas de suas grandes produções de alto orçamento. Isso pode ser visto com a Disney Company, que lançou filmes selecionados no serviço de streaming Disney + por meio de sua opção Premier Access, permitindo que o público tenha acesso a esses lançamentos mais recentes por uma taxa adicional antes de serem adicionados ao serviço padrão. Um exemplo recente é Cruella, que estará disponível para todos os assinantes Disney + logo mais. Embora isso tenha permitido que os estúdios mantenham as datas de lançamento, muitos em Hollywood temem o impacto potencial que isso pode ter sobre a pirataria.
Durante o CinemaCon 2021 (via The Wrap), o CEO da Motion Picture Association, Charles Rivkin referiu-se às ações tomadas contra o grupo de pirataria NTG Release Group pela Alliance for Creativity and Entertainment, Rivkin afirmou que o grupo conseguiu fazer upload de cópias piratas de filmes minutos após seu lançamento digital, com o grupo sendo responsável por enviar 4.600 lançamentos no ano passado.
“Em maio, lançamos uma declaração da ACE contra um grupo chamado NTG Release Group. Quando o retiramos, a NTG estava copiando filmes desde 2018, com 4.600 lançamentos apenas no ano passado. Eles carregaram filmes poucos minutos depois de serem disponibilizados em versão digital. ”
Acredita-se que a queda de 67% nas bilheterias no segundo fim de semana de Viúva Negra foi afetada por essas novas táticas de pirataria, de acordo com a National Association of Theatre Owners. Após vários atrasos, Viúva Negra foi lançada nos cinemas e na Disney + através do Premier Access. Como o filme estava facilmente disponível em casa no mesmo dia em que chegava aos cinemas, grupos de pirataria conseguiram fazer upload de cópias ilegais de alta qualidade em vários sites. A associação acredita que este foi um fator na queda acentuada vista nas bilheterias após o fim de semana de abertura, resultando em se tornar a maior queda na segunda semana dentro do MCU.
Essas crescentes preocupações surgem numa época em que o futuro dos cinemas é um ponto de discussão entre as vozes-chave da indústria cinematográfica. A National Association of Theatre Owners teme que a ameaça da pirataria possa causar mais danos aos cinemas que já lutam para se recuperar dos fechamentos durante a pandemia COVID-19, especialmente quando emparelhados com o público hesitante em retornar aos cinemas em meio a relatos de casos crescentes. A estratégia de lançamento também foi abordada por figuras criativas como Denis Villeneuve, com a recusa do diretor em oferecer projetores digitais para Dune, insistindo que assistir o filme sob demanda seria comparável a “dirigir uma lancha em uma banheira”, após reclamações semelhantes de Christopher Nolan sobre o lançamento de Tenet no ano passado. Com os estúdios e os cinemas olhando para frente com cautela em relação a cada lançamento, é evidente que os lançamentos de streaming no mesmo dia dos cinemas continuarão sendo uma estratégia potencial para a maioria dos estúdios daqui para frente.
Leave a Review