Aviso: Este post contém grandes spoilers de Pantera Negra: Wakanda Forever
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre final explicado.
Dirigido por Ryan Coogler a partir de um roteiro que ele escreveu com Joe Robert Cole, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre presta homenagem ao falecido Chadwick Boseman, que interpretou o super-herói do título, enquanto cria um novo desafio que Wakanda deve enfrentar no ano seguinte à morte de T’Challa .
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre amarra a maioria de suas histórias, mas deixa várias portas abertas enquanto provoca o que está por vir, incluindo os novos planos de Namor após sua derrota inicial por Shuri. Além dos esquemas de Namor, Shuri e o resto de Wakanda tiveram que lidar com a ausência do rei T’Challa, cuja morte foi sentida visceralmente ao longo do filme. Na esteira de tanta turbulência emocional, incluindo a morte da rainha Ramonda, Shuri escolheu mostrar misericórdia a Namor em vez de seguir em frente com vingança em seus corações. Com o filho de T’Challa e Nakia introduzido na cena de créditos intermediários de Wakanda Forever, a sequência estabelece o legado de Pantera Negra para outra geração. Em última análise, o filme revelou muitas histórias para pensar após seu final.
História de Namor e planos para o mundo da superfície explicados
Wakanda não era o único lugar que abrigava Vibranium. Com a maior parte da superfície da Terra composta de água, grande parte dela desembarcou nos oceanos. A erva infundida com Vibranium transformou a mãe de Namor e os maias, mas afetou mais drasticamente Namor, que se tornou um ser poderoso e líder do Talokan, uma civilização submarina que prosperou por causa do Vibranium. Nos quadrinhos, a história de fundo de Namor é um pouco diferente. Ele é filho de um capitão do mar humano e da princesa Fen da Atlântida. Introduzido pela primeira vez em 1939, Namor é considerado o primeiro mutante da Marvel. Sua principal conexão com a iteração do personagem de Wakanda Forever são seus superpoderes, tornozelos alados e ódio pelos habitantes da superfície.
Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, a força motriz de Namor está querendo vingança contra a população da superfície por sua escravização de negros e pardos ao longo da história, e a destruição causada por civilizações antigas por recursos e poder. Namor sabia que os habitantes da superfície não parariam até que colocassem as mãos no Vibranium e o usassem para criar armas que eles poderiam usar para destruir sua civilização subaquática e outras nações, incluindo Wakanda. Para ter certeza, já havia planos para roubar o poderoso recurso que é o Vibranium por membros das Nações Unidas, então a paranóia de Namor não era infundada. O seu era um plano ativo que garantiria a segurança de Talokan, um ataque ao invés de uma defesa.
Por que Namor não tem pele azul como os outros de Talokan
Namor foi o primeiro filho a nascer com a erva infundida com Vibranium que transformou sua mãe e o resto de seu povo. Enquanto a pele deles ficou azul e eles não conseguiam mais respirar na superfície, Namor nasceu sem pele azul, mas com orelhas pontudas e asas nos pés. Além disso, ele podia respirar na água e na terra sem problemas, embora extraísse seus poderes da água. Ele é mais forte que os outros do Talokan e não tem o mesmo tom de pele porque Namor é um mutante, seus genes um híbrido de traços humanos e o poder transformador do Vibranium, tirando o melhor dos dois mundos.
Por que o Talokan chama Namor de Deus serpente emplumada
Enquanto ele é conhecido como Namor, os Talokan o chamam de K’uk’ulkan – o Deus Serpente Emplumado. Nas religiões e comunidades mesoamericanas, incluindo os Yucatec Maya, K’uk’ulkan é uma divindade, uma cobra com penas como o nome sugere, que foi adorada e apareceu na arquitetura e nos contos. Em uma história folclórica, K’uk’ulkan é um menino que nasceu serpente e, quando não pode mais viver em terra, voa para o oceano para viver seus dias. Além disso, o nome Talokan aparentemente vem do asteca Tlālōcān, que era considerado um lugar paradisíaco que levava pessoas que morriam por afogamento ou doença.
M’Baku finalmente será rei de Wakanda?
O final de Pantera Negra: Wakanda Para Semprer viu M’Baku chegando a Warrior Falls para desafiar alguém pelo título de rei. Não é a primeira vez que ele faz isso; no primeiro Pantera Negra, M’Baku desafiou T’Challa pelo título de rei – um desafio que ele perdeu. No entanto, Wakanda Para Semprer revela que Shuri não está interessada em ser rainha, e sua ausência na cerimônia mostra seu apoio a M’Baku como rei, algo que ele queria há muito tempo. M’Baku desempenhou um papel crucial em ajudar Wakanda, residindo no conselho e lutando ao lado de T’Challa e Shuri quando mais precisavam dele. Como rei de Wakanda, ele seria um bom governante, considerando que não quer que Wakanda esteja em uma guerra perpétua.
Por que Shuri viu Killmonger no plano ancestral e não sua mãe
Um dos aspectos mais surpreendentes de Pantera Negra: Wakanda Para Semprer foi o retorno de Killmonger, que apareceu para Shuri no plano ancestral depois de consumir a erva em forma de coração. Shuri estava esperando ver sua mãe, mas ela viu Killmonger porque, na época, a princesa de Wakanda não tinha nada além de ódio, raiva e vingança em seu coração. Isso alimentou suas ações e a alinhou com Killmonger, cujas mesmas emoções o levaram a agir contra Wakanda em Pantera Negra. Shuri não estava em um estado de espírito positivo, e é por isso que ela não viu a Rainha Ramonda até o momento em que quase matou Namor. O verdadeiro eu de Shuri foi ofuscado pela vingança, mas mostrar misericórdia a Namor permitiu que ela honrasse totalmente o manto de Pantera Negra e sua mãe.
Como a origem de Riri Williams em Wakanda Para Sempre configura seu futuro no MCU
Riri Williams ajuda Shuri e os Wakandanos em sua batalha contra Namor, usando o traje Ironheart que Shuri constrói para ela. Pantera Negra: Wakanda Para Semprer deu a Riri uma história de origem, mas apenas sugeriu seu passado. Com Riri involuntariamente ajudando os EUA na tentativa de encontrar o Vibranium, o final da sequência do MCU pode fazê-la reconsiderar suas ações e a quem ela dá suas invenções. Além disso, é possível que Riri comece a fazer sua própria versão do traje Ironheart e use-o para ser uma super-heroína por direito próprio. Se alguma coisa, os Wakandanos mostraram a ela que suas invenções podem ser usadas para o bem, e Riri provavelmente levará essa lição a sério.
O que o papel de Valentina Allegra de Fontaine revela sobre seus planos para o MCU
Enquanto Pantera Negra: Wakanda Para Semprer coloca Namor como o principal antagonista, a presença de Valentina Allegra de Fontaine sugere que ela está jogando a longo prazo. Em uma cena, ela diz a Everett que sonhou com os EUA tendo Vibranium e tudo o que eles poderiam fazer com ele. É possível que Valentina estivesse ouvindo as ligações de Everett Ross para obter informações sobre Namor, seu reino subaquático e o status de Wakanda. Ao longo do filme, Wakanda é culpado por frustrar os esforços para obter Vibranium, ataques em solo americano e sequestro de Riri Williams. É provável que o plano de Valentina seja desestabilizar Wakanda e tirá-los de seu poder no cenário mundial. Ao fazer isso, Valentina pode adquirir todo o Vibranium que deseja para garantir que ela, sua agência de sombras e os EUA permaneçam no poder em uma potencial guerra com Wakanda.
Por que Namor realmente cedeu a Shuri (e o que isso significa para sua aliança)
Namor não é nada se não for paciente. Embora ele percebesse que o Pantera Negra de Shuri poderia tê-lo matado durante a batalha final, Namor não teve que ceder. No entanto, optar por perder faz com que Namor ganhe um verdadeiro aliado em Wakanda. Namor estava vendo o quadro maior. Sua morte teria devastado Talokan e os deixado sem um líder, mas uma aliança com Wakanda, um país que está atualmente sob pressão internacional para compartilhar seu Vibranium, sem saber, os tornaria soldados em sua guerra contra a superfície. Shuri prometeu proteger os oceanos de Namor se ele cedesse, e essa promessa era exatamente o que Namor queria o tempo todo – uma garantia de que Wakanda ficaria ao seu lado.
O final de Pantera Negra: Wakanda Para Semprer sugere que Wakanda e Namor serão aliados em uma guerra potencial, que é travada por outros contra Wakanda. É apenas uma questão de tempo até que os EUA e outros países tentem encontrar e roubar Vibranium para seus próprios usos. E haverá muito que Wakanda pode fazer antes que as coisas cheguem a um ponto de ruptura, especialmente se outros países continuarem tentando alegar que os wakandanos estão errados por não compartilhar certos recursos. Com as tensões aumentando na superfície, um filme do MCU pode ver o novo Pantera Negra e o resto de Wakanda lutando ao lado de Namor em vez de contra ele – quer gostem ou não.