Personagens nerds são muitas vezes o alvo da piada, sejam eles apenas apresentados como ajudantes ou constantemente ridicularizados por sua falta de carisma. No entanto, a presença de personagens nerds no grupo principal inegavelmente enriquece a dinâmica geral do grupo, questionando implicitamente os estereótipos negativos e nerds que há muito definiram esses personagens.
Como resultado, um novo conjunto de características que celebra personagens nerds por suas peculiaridades em vez de ostracizá-los gradualmente tornou-se comum e, sem dúvida, inaugurou uma era inteiramente nova de nerds na tv.
10 – A nerdice e a inteligência de Abby são muitas vezes negligenciadas devido ao seu exterior (NCIS)
Uma vez que Abby de NCIS parece ser mais gótica do que uma nerd estereotipada, muitos espectadores inicialmente ignoram que ela é brilhante. Além de ser altamente respeitada em todas as várias unidades do NCIS com as qual trabalhou, é revelado que Abby se formou com altas honras e obteve seu mestrado em criminologia e ciência forense.
Embora Abby seja frequentemente lembrada por como seu interior carinhoso e borbulhante varia drasticamente de sua estética gótica e toda negra, sua atenção aos detalhes e inteligência resolveram inúmeros casos, e não é de admirar que ela seja uma das poucas personagens a aparecer em todas as três séries do NCIS.
9 – O personagem de Ben pegou estereótipos nerds antiquados e os fez seus próprios (Parks And Recreation)
Um personagem que provavelmente foi conceitualizado com tropos nerds comuns em mente, mas que poderia se destacar é Ben Wyatt de Parks and Recreation. Como alguém que é muito opinativo sobre muitos aspectos da cultura nerd, de Star Trek a Batman e até mesmo o jogo de tabuleiro Settlers of Catan, naturalmente demorou um pouco para os fãs apreciarem Ben como personagem.
No entanto, enquanto as personalidades de muitos personagens nerds estereotipados são definidas por seus interesses na cultura pop, os espectadores descobrem um lado mais suave de Ben através de seu relacionamento cativante com a protagonista do programa, Leslie Knope.
8 – Charlie ficou ainda melhor com o próprio nerdice de sua atriz (Sobrenatural)
Muitas vezes, personagens nerds são trazidos à vida por atores que também são bastante nerds. Um exemplo perfeito é Charlie de Supernatural, interpretado por Felicia Day (que criou e estrelou a série da web centrada em LARP, The Guild). O amor de Felicia por LARPing é referenciado na oitava temporada do programa, pois sua personagem frequentemente aparece em trajes LARP completos.
Além de LARPing, Charlie possui muitos interesses aguçados na cultura pop, desde O Senhor dos Anéis até as obras de autores de ficção científica e fantasia, como Stephen King e Ursula K. LeGuin (que podem ser obtidos de seus vários pseudônimos).
7 – O senso de humor irreverente de Dwight o diferencia de personagens nerds estereotipados (The Office)
Um personagem nerd que se tornou um claro favorito dos fãs através do fandom dedicado da série é Dwight de The Office. Embora Dwight seja adornado com os óculos e a inaptidão social que há muito definiu nerds na tv, sua admirável habilidade de não se levar muito a sério dá vida nova aos tropos antiquados que definiram personagens nerds por muito tempo.
Enquanto The Office muitas vezes faz Dwight o alvo da piada por causa de sua nerdice, como quando Michael zomba dele por seu conhecimento de O Senhor dos Anéis, o senso de humor inexpressivo do programa inverte essa comédia em si mesma e acaba zombando das mesmas pessoas que zombam de indivíduos nerds apenas por seus interesses de nicho.
6 – Alex sempre foi mais inteligente além de sua idade(Modern Family)
Uma vez que o elenco principal de Modern Family consiste em um conjunto de personagens, os espectadores muitas vezes brilham sobre o quão complexo Alex é como um personagem. Enquanto Alex é uma das personagens mais jovens da série, ela é surpreendentemente inteligente e é conhecida por suas piadas humorísticas que parecem surgir do nada.
Como filha do meio de sua família, Alex aprendeu a ser auto-confiante e ambiciosa desde jovem, o que acontece ao longo da série enquanto ela dedica seu tempo livre à leitura e quando é revelado que ela é multilíngue (do francês ao chinês e até mesmo o Élfico, o conjunto de línguas de O Senhor dos Anéis).
5 – A empatia abundante de Chidi muitas vezes triunfa sobre sua natureza estudiosa (The Good Place)
Enquanto Chidi de The Good Place é predominantemente caracterizado como um estudioso de ética e filosofia cujo conhecimento abundante torna impossível para ele tomar até mesmo a menor das decisões espontaneamente, Chidi também possui inúmeros atributos que o diferenciam drasticamente de estereótipos negativos e nerds. Por exemplo, Chidi é altamente empático e muitas vezes considera os pensamentos e sentimentos daqueles que ele ama, mesmo que isso signifique que ele sofre como resultado.
Embora muitos espectadores vejam a imensa indecisão de Chidi como um sinal de que ele não tem autoconsciência, eles não conseguem ver que ele toma seu tempo para chegar a uma decisão precisamente devido à sua empatia abundante.
4 – Willow lembra aos telespectadores nerds que está tudo bem ser eles mesmos (Buffy – A Caça Vampiros)
Um inegável favorito dos fãs, Willow de Buffy , A Caça Vampiro rapidamente deixou uma marca nos fãs devido ao seu constrangimento social e habilidades de computador que são imensamente úteis para a equipe Scooby uma e outra vez. Enquanto Willow é frequentemente celebrada por sua transformação gradual de uma adolescente tímida e insegura para uma jovem bruxa poderosa e segura de si, ela nunca compromete quem ela é ao longo do caminho.
Ao contrário do tropo comum da personagem nerd que só se torna convencionalmente atraente depois de remover seu rabo de cavalo e se fazer de burra com o cara que ela gosta, Willow permanece sem remorso ao longo da série.
3 – Bill abraça seus interesses e enfrenta valentões que tentam fazê-lo se sentir pequeno (Freaks And Geeks)
Embora a série de televisão Freaks and Geeks do final dos anos 90 só tenha recebido a apreciação que merece anos depois de ser prematuramente cancelada; o clássico agora cult ostentava uma infinidade de personagens convincentes e totalmente desenvolvidos. Um desses personagens foi Bill, um jovem socialmente desajeitado, mas cativante, que faz parte do trio “Geek”.
Apesar de incorporar vários estereótipos nerds antiquados, Bill encontrou seu caminho no coração dos fãs devido ao seu senso de humor inexpressivo e capacidade de enfrentar seus algozes. Esteja ele assistindo alegremente ao seu programa de TV favorito ou jogando Dungeons & Dragons com seus amigos, Bill nos faz lembrar de viver o momento e não levar a vida tão a sério.
2 – Lisa sempre foi a voz da razão em sua família (Os Simpsons)
Um dos primeiros personagens nerds com os quais os jovens espectadores certamente se identificariam se crescessem assistindo Os Simpsons foi a amante de jazz e academicamente ambiciosa Lisa Simpson. Enquanto Lisa era frequentemente o alvo da piada, especialmente quando seus professores tentavam fazer com que qualquer pessoa, exceto Lisa, respondesse a uma pergunta em sala de aula, ela possui um certo carisma que torna difícil para os espectadores não torcer por ela.
Além de seu comportamento encantador e risada contagiante, Lisa é consistentemente a voz da razão dentro de sua família, apesar de ser uma das personagens mais jovens da série. Uma vez que muitos estereótipos nerds dependem da personagem ser uma reclusa obcecada pela cultura pop, o ativismo ambiental de Lisa e a capacidade de olhar além de si mesma são imensamente refrescantes.
1 – Abed prova que personagens nerds não precisam ser intimidados (Community)
Outro personagem que incorpora vários traços estereotipados nerds para subvertê-los e ironicamente entrar em sua própria por causa desses traços é Abed, o adorável entusiasta de ficção científica da sitcom Community.
Como é incrivelmente comum que personagens nerds sejam alvo de bullying, Abed é refrescante como um personagem que não apenas raramente é intimidado no programa, mas é o melhor amigo do tipo de personagem atleta que o intimidaria estereotipicamente. Os fãs concordam que a dinâmica da dupla é um dos melhores aspectos de Community.