Nostalgia Star Wars: Trilogia Sequel Ressurge

Horácio T

Nostalgia da Trilogia Sequel de Star Wars: O Retorno de uma Era

Prepare-se, fã de “Star Wars”, pois a era de nostalgia pela trilogia sequel está chegando com força total. Embora a Lucasfilm e a Disney não tenham anunciado oficialmente uma campanha para aproveitar o carinho por “O Despertar da Força”, “Os Últimos Jedi” e “A Ascensão Skywalker”, o novo trailer de “The Mandalorian e Grogu” traz uma cena que sinaliza uma virada dentro desta icônica franquia. Estamos prestes a entrar num período de nostalgia por alguns dos blockbusters mais controversos dos últimos tempos.

Rey and BB-8 staring at the twin suns of Tattooine at the end of Star Wars: The Rise of Skywalker

Referências Visuais: Uma Conexão Com “O Despertar da Força”

Muitos já notaram online que o plano de abertura do novo trailer apresenta algumas X-wings sobrevoando um céu alaranjado. Esta cena é muito semelhante a um momento de “O Despertar da Força”, onde caças TIE voam contra um céu laranja a caminho do palácio de Maz Kanata. Esta cena foi uma homenagem de J.J. Abrams ao “Apocalypse Now”. Se o diretor Jon Favreau está referenciando o Episódio VII ou o filme clássico de guerra é, de certa forma, irrelevante. O que importa é que isso evoca uma conexão com “O Despertar da Força”, que já tem uma década de idade. Para muitos, pode parecer que foi ontem, mas em termos de ciclos de nostalgia, uma década não está longe de como estas coisas costumam acontecer.

X-Wing ships against the sunlight

A Nostalgia dos Ciclos de “Star Wars”

Voltemos um pouco no tempo. George Lucas ignorou avisos sobre os prequels de “Star Wars” destruir a franquia. “A Ameaça Fantasma” foi um enorme sucesso em 1999, mas o mesmo não se pode dizer de “O Ataque dos Clones” em 2002, que continua sendo um dos filmes mais criticados da série até hoje. Porém, algo começou a mudar com a estreia da série animada “Star Wars: The Clone Wars” em 2008. Apesar de Lucas ter enfrentado dificuldades para vender a série ao Cartoon Network, ela se tornou um pilar do fandom.

Quando a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, “The Clone Wars” já era um verdadeiro tesouro que agregava muito valor à franquia. Para uma geração de fãs, esta série se tornou o verdadeiro “Star Wars”. Para eles, ver esses filmes como entradas “menores” no cânone da galáxia distante é quase uma blasfêmia. Esta é uma grande razão pela qual “A Vingança dos Sith” voltou a ser um sucesso de bilheteria no ano passado com o relançamento do 20º aniversário.

TIE fighters flying through the sky with the sun in the background in Star Wars: The Force Awakens

A Trilogia Sequel: Pertencente a uma Nova Geração

A redenção da trilogia prequel já está completa, impulsionada por fãs que cresceram com esses filmes. Agora adultos, sentem nostalgia pelos personagens e histórias que marcaram suas infâncias. De maneira semelhante, agora temos pessoas que estão na casa dos 20 anos que eram muito jovens quando a trilogia sequel foi lançada. Afinal, já se passaram quase sete anos desde que “A Ascensão Skywalker” se tornou um dos hits mais complicados de um bilhão de dólares da história.

A complicação vem do fato de que, apesar de ser um sucesso, teve que servir como resposta à natureza divisiva de “Os Últimos Jedi”. Deixando isso de lado, esses jovens adultos agora olham para qualquer novo filme de “Star Wars” através de uma lente nostálgica. Assim como não devemos julgar o fandom da era prequel, não parece certo julgar qualquer fandom legítimo que surja da inevitável nostalgia da era sequel.

A Disney chegou a cancelar um filme de “Star Wars” centrado em Kylo Ren chamado “The Hunt for Ben Solo”. Os fãs depois fizeram campanha para que fosse produzido, chegando a colocar outdoors para isso. Existem fãs muito reais e devotos das sequels e dos personagens centrais dessas histórias. Pessoas amam Rey, Kylo Ren e Finn. Para cineastas como Jon Favreau, fazer referências a eles agora faz todo o sentido. Certos fãs podem reclamar, mas não podemos fingir que é cedo demais ou completamente fora de questão. É inevitável. É destino.

“The Mandalorian e Grogu” estreia nos cinemas em 22 de maio de 2026.

Adam Driver as Kylo Ren killing Harrison Ford as Han Solo in Star Wars: The Force Awakens

Do listening am eagerness oh objection collected solicitude so decisively unpleasing conviction is partiality he.

Share This Article
Redator e apaixonado por cultura pop em geral.