Vamos conferir o final explicado chocante do filme de terror Ninguém Vai Te Salvar, da Star+ e Hulu.
O diretor de Ninguém Vai Te Salvar (No One Will Save You), Brian Duffield, explica o significado do final inesperado do filme. O filme de terror de ficção científica de orçamento modesto estreou no Hulu em 22 de setembro e recebeu uma recepção amplamente positiva, apesar de seu formato bastante incomum, que inclui o filme tendo apenas uma única linha de diálogo. Ninguém Vai Te Salvar acompanha Brynn (Kaitlyn Dever), uma jovem que sofre a perda de sua mãe e se vê presa em uma invasão alienígena. Embora tenha se destacado pela falta de diálogo, também chamou a atenção por seu final obscuro.
Em entrevista à Inverse, Duffield explicou o que significa o final chocante de No One Will Save You. É um final um pouco incomum porque é sombrio e sombrio, mas que estranhamente vê Brynn feliz. Como resultado, alguns questionam se o fim é real ou se Brynn está sonhando. Embora Duffield tenha explicado que o final poderia ser interpretado de qualquer maneira, sua opinião pessoal é que é real, e explora uma ideia importante da capacidade da humanidade de curar e reconstruir após eventos trágicos. Confira abaixo sua declaração:
Para Brynn, não é um delírio nem nada. Eu amo Brynn. Eu a amo como personagem e o que ela passa, e eu não tenho o coração para ser uma douchebag, e ela é chutada com tanta força no filme que eu queria que nossa garota estivesse bem. Acho que é tematicamente sobre isso que o filme é para mim, é sobre como essas coisas que alteram a vida acontecem, e então você tem que reconstruir e descobrir isso. Eu sei que algumas pessoas ficaram tipo, ‘Oh, ela está morta ou sonhando?’, ou o que quer que seja. Acho que há material lá para sugerir tudo, mas acho que para Brynn como personagem, é uma experiência genuína que ela está tendo. Você pode interpretar isso [como um sonho], especialmente por causa de onde ela está antes, mas eu não sei o quanto eu acredito que você pode curar em um sonho. Gosto de finais de terror sombrios, mas gosto mais de Brynn do que desses. Acho que a cada versão do final, não há um elemento definido de desolação nele, mas acho que, para mim, a parte importante do final é que Brynn está em um bom lugar.
O que acontece no final do filme Ninguém vai te salvar?
Como mencionado acima, o final ambíguo de Ninguém Vai Te Salvar deixa muito espaço para interpretação. Durante grande parte de sua vida antes do início do filme, Brynn lutou com sua solidão e tristeza decorrente de ter acidentalmente matado sua melhor amiga quando eles eram crianças, e posteriormente ser evitada por sua pequena cidade. Quando alienígenas invadem a cidade e tentam repetidamente capturá-la, eles inicialmente parecem bem-sucedidos, até uma estranha reviravolta no final de Ninguém Vai Te Salvar .
Depois que os invasores alienígenas capturam Brynn e sondam sua mente, eles finalmente a deixam ir, aparentemente tendo empatia com ela e percebendo que são iguais. Ambos são considerados estranhos e tratados como monstros por aqueles que não os entendem, portanto, Brynn não é mais uma ameaça para eles porque eles a veem como um deles. Apesar de deixar Brynn ir, os alienígenas invadem todo o seu bairro e infectam os habitantes restantes da cidade com um parasita alienígena. Alguém poderia pensar que, mesmo que ela fosse livre, Brynn ainda seria sacudida por viver neste mundo apocalíptico.
Em vez disso, Brynn parece feliz, pois mesmo que os vizinhos estejam infectados com parasitas alienígenas, isso os torna mais polidos e gentis com ela. É genuinamente o tipo de mundo em que ela desejava viver, mesmo que ela tenha seguido um caminho incomum para chegar lá. Pode-se achar chocante e se preocupar com os alienígenas invadindo o resto do mundo, mas é preciso lembrar que esta é a história de Brynn, não a história do mundo. O final de No One Will Save You significa que há muitas maneiras significativas de interpretá-lo, pois traz a história de uma mulher à tona e se concentra no que é melhor para ela em vez do que é melhor para o mundo.