Netflix planeja lançar planos com custo reduzido e anúncios

Netflix podera lancar planos com custo reduzido e anuncios
Netflix podera lancar planos com custo reduzido e anuncios
Continua após a publicidade..

A Netflix planeja lançar um serviço de assinatura suportado por anúncios e com valor mais barato em algum momento nos próximos dois anos, diz o co-chefe da empresa, Reed Hastings. O anúncio foi feito na entrevista de ganhos do primeiro trimestre da Netflix e segue as notícias de que a gigante do streaming perdeu 200.000 assinantes globalmente no primeiro trimestre de 2022.

Historicamente, a Netflix sempre favoreceu um serviço sem anúncios, totalmente suportado pelas assinaturas dos usuários. No entanto, embora fosse fácil sustentar essa posição quando a Netflix dominava o cenário de streaming, tornou-se difícil não considerar outras maneiras de atrair novos clientes em um mercado saturado de opções. Por isso, Hastings declarou que a empresa está revisando sua política de preços, o que pode aumentar a assinatura de clientes que optaram por compartilhar suas contas e a oferta de um serviço de suporte a anúncios mais barato. De acordo com Hastings, essas mudanças permitirão que os clientes decidam como desejam usar a Netflix, o que, por sua vez, pode ajudar a empresa a se manter em relação a outros serviços de streaming. Nas palavras de Hastings:

“Quem acompanha a Netflix sabe que sou contra a complexidade da publicidade e um grande fã da simplicidade da assinatura. Mas por mais que eu seja fã disso, sou um grande fã da escolha do consumidor. E permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade consigam o que querem, faz muito sentido.”

Netflix planeja lançar planos com custo reduzido e anúncios

Continua após a publicidade..

Embora a Netflix planeje oferecer um nível de assinatura suportado por anúncios, a empresa não quer lidar com as escolhas de anúncios. Em vez disso, como diz Hastings, a ideia é expandir o serviço da Netflix para um novo modelo de monetização, oferecendo espaço publicitário que empresas terceirizadas possam preencher. Nesse cenário, a Netflix serviria apenas como tela para empresas de marketing e não coletaria dados de usuários para adequar os anúncios ao gosto do cliente. Como Hastings explica:

Continua após a publicidade..

“Em termos de potencial de lucro, definitivamente, o mercado de anúncios online avançou e agora você não precisa incorporar todas as informações sobre as pessoas que costumava. Para que possamos ser um ótimo editor e fazer com que outras pessoas façam toda a correspondência de anúncios sofisticada e integrem todos os dados sobre as pessoas… para que possamos ficar de fora disso.”

Oferecer um nível de assinatura suportado por anúncios é apenas a última mudança que a Netflix introduziu para melhorar seus serviços. No ano passado, a empresa começou a fornecer videogames para seus assinantes sem custo extra para expandir seu serviço e reutilizar suas maiores franquias como uma nova ferramenta de marketing. A Netflix também atualizou sua interface de usuário criando um botão duplo que ajuda para os clientes a personalizar melhor sua experiência de visualização e até adicionando um botão de reprodução aleatória para ajudar o público a superar a monotonia de escolhas. Considerando como a Netflix também vem expandindo seu catálogo de filmes e programas originais, parece que a empresa está mais do que pronta para enfrentar a acirrada concorrência que surgiu nos últimos dois anos.

Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.