Mistério No Mar: Final explicado da série da Prime video

Misterio No Mar Final explicado da serie da Prime video
Misterio No Mar Final explicado da serie da Prime video
Continua após a publicidade..

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS PARA A PRIMEIRA TEMPORADA DE MISTÉRIO NO MAR (THE RIG)

Criado por David Macpherson, Mistério No Mar (The Rig ), metamorfoseia as questões que pairam sobre o mundo contemporâneo e as coloca em uma narrativa para criar um emocionante drama de ficção científica. Mistério No Mar nos faz perceber o poder da natureza e nos diz o que acontecerá se continuarmos fazendo o que temos feito nos últimos anos. Diz-se que a natureza dá o que tira e, ao longo da história, temos evidências suficientes para provar que a natureza tem seus caminhos e meios para compensar nossas incapacidades. A exploração tornou-se uma parte inevitável de nossas vidas, e estamos tão acostumados a testemunhar como os humanos abusam e se aproveitam de algo que paramos de levantar nossas vozes contra isso com a intensidade que deveríamos. Então, vamos descobrir o que estava acontecendo na plataforma e se os tripulantes conseguiram chegar ao fundo do problema.

Resumo da trama de Mistério No Mar: o que estava acontecendo em Kinloch Bravo?

mistério no mar prime video

Continua após a publicidade..

Era um dia normal para a tripulação da plataforma chamada Kinloch Bravo quando de repente começaram a sentir tremores e todo tipo de anomalias. O capitão, Magnus, viu que um incêndio havia começado em outra plataforma chamada Charlie, que era visível do convés. Nessa altura, não levou muito a sério mas quando lhe disseram que o helicóptero que devia chegar e levar algumas pessoas de volta à praia estava a ser desviado por alguma razão desconhecida, percebeu a gravidade. Uma névoa espessa começou a se aproximar da plataforma e eles perderam todos os sinais. Magnus inicialmente pensou que provavelmente era uma explosão devido a um bolsão de gás, mas percebeu que havia algo mais acontecendo que não podia ser explicado. Rose, a especialista em geologia, tinha certeza de que não poderia ter sido um evento sísmico. Quando Magnus propôs que fossem verificar a torre, ela foi contra, pois a visibilidade era baixa devido ao nevoeiro, e era bastante arriscado subir a escada que levava à torre. Foi decidido que Baz e Fulmer subiriam e verificariam os sistemas. Baz começou a alucinar enquanto subia e quase perdeu o controle de si mesmo. Ele caiu enquanto voltava, e Fulmer não tinha ideia de como isso aconteceu. Hutton, como sempre, teve a chance de culpar a liderança e disse que era tudo culpa de Magnus. Para a surpresa de todos, mesmo depois de cair de uma altura tão grande, Baz ficou de pé depois de ficar um tempo na enfermaria. Ninguém poderia explicar como suas feridas cicatrizaram tão rápido e ele não sofreu nenhum tipo de lesão interna. Havia uma substância caindo do céu que os membros da tripulação primeiro perceberam ser neve, mas depois perceberam que eram cinzas, embora não soubessem de onde vinha. Cat, a médica a bordo, e Rose descobriram que a exposição às cinzas causava algum tipo de infecção, embora não tivessem certeza do que ela era capaz de fazer.

Embora Baz parecesse estar bem fisicamente, sua condição estava piorando e ele ficou mais inquieto, sem entender completamente por que tinha essa sensação estranha por dentro. Ele acabou matando seu colega sênior Alwyn, embora afirmasse que não foi obra dele. Baz disse que ouviu uma voz, e ela lhe disse que uma onda estava chegando e iria destruir tudo. Rose sabia que as respostas que procuravam estavam na composição das cinzas que caíam do céu. Então, ela começou sua pesquisa na esperança de poder desvendar o mistério.

O que os anéis simbolizam em Mistério No Mar? O que Baz estava tentando fazer?

anéis mistério no mar

Sempre que uma pessoa era infectada pela antiga forma de vida que estava sendo chamada de Ancestral, havia alguns sintomas comuns experimentados por ela. Primeiramente, havia alucinações, onde a pessoa infectada tinha visões aterrorizantes onde via tudo se afogando dentro da água. Em segundo lugar, eles começaram a fazer esses anéis, que representavam simbolicamente alguns fenômenos e, em terceiro lugar, suas feridas começaram a cicatrizar rapidamente. Baz caiu de tal altura e sobreviveu, e até as queimaduras de Fulmer cicatrizaram mais rápido do que ele esperava. Baz percebeu, provavelmente antes de qualquer outra pessoa, que a forma de vida estava tentando verificar se eles podiam confiar na humanidade ou não. Para a forma de vida, a raça humana era como outra espécie, e estava fazendo algo semelhante ao sensor de quorum para determinar se deveria provocar uma extinção em massa ou trabalhar em conjunto para criar um futuro sustentável. Rose estava tentando descobrir o significado do anel quando percebeu que poderia significar as 5 extinções em massa, ou seja, Ordoviciano, Devoniano, Permiano, Triássico e Cretáceo, que aconteceram na história da Terra. Rose sabia que eles estavam caminhando para outra extinção em massa, mas ela ainda não sabia o que poderia fazer para evitar que isso acontecesse.

De acordo com a teoria do catastrofismo de Cuvier, dizia-se que o mundo, após um intervalo de certo período, sofre uma catástrofe que destrói todas as formas de vida na Terra, e então uma nova forma de vida é criada a partir de matéria inorgânica. Algo semelhante estava acontecendo em Mistério No Mar, embora os humanos fossem os únicos responsáveis por trazer a catástrofe sobre si mesmos. Baz queria mudar isso, e é por isso que ele estava adulterando o sistema de monitoramento do poço para que o Ancestral soubesse que eles não estavam tentando erradicar sua existência. Baz tinha a sensação de que o Ancestral só queria ser ouvido e que não era a ameaça que Rose, Magnus e outros percebiam que era. Baz, junto com Garrow, estava apenas tentando ganhar a confiança da antiga forma de vida e dando-lhe o devido respeito, pois sabia que ela existia há milhões de anos e havia testemunhado todas as extinções em massa, provavelmente causando isso também. Quando Fulmer caiu depois de perceber que também estava infectado, ele soube que Baz estava realmente fazendo sentido e que ele não era o vilão que as pessoas o fizeram ser. Eles tentaram muito estabelecer um vínculo com o Ancestral, mas Coake enganou Hutton e Dunlin e os fez vazar um gás mortal no porão, que quase matou Baz e Fulmer. Dunlin também morreu ao tentar salvar as pessoas infectadas, e Coake, sem nenhuma empatia, chamou isso de dano colateral.

Em seus últimos momentos, Baz disse a Magnus algo que falava muito sobre o tipo de pessoa que ele era. Ele estava pronto para sacrificar sua própria vida para proteger a antiga forma de vida. Ele disse que todas as partes do Ancestral dependiam umas das outras, assim como os ecossistemas intrincadamente tecidos na Terra. Ele disse que ficaria para trás para que uma catástrofe semelhante não fosse trazida sobre a terra novamente. Ele queria mostrar ao Ancestral que os humanos não eram tão egoístas afinal e eram capazes de colocar os outros antes de si mesmos. Baz acreditava que a memória e o sacrifício são as duas facetas da vida humana que nos tornam quem somos. Magnus perguntou novamente se ele tinha certeza, mas mesmo antes de dizer uma palavra, seus olhos resolutos transmitiram a mensagem.

O final explicado de Mistério No Mar: Magnus e Rose foram capazes de parar o “ancestral”? Quem Sobreviveu?

O final explicado de Mistério No Mar: Magnus e Rose foram capazes de parar o "ancestral"? Quem Sobreviveu?

O sexto episódio da série, Mistério No Mar, nos leva de volta alguns dias, e testemunhamos o que aconteceu na plataforma chamada Charlie quando David Coake e os outros sobreviventes estavam chegando. David provavelmente estava liderando a Missão Cirein, onde eles estavam tentando destruir a antiga criatura que eles chamavam de Ancestral. O injetor Cirein foi ativado e o nível de pressão na plataforma começou a subir. Harish, um dos membros da equipe de Charlie, disse a ele que ele estava realmente forçando os limites e clamando por sua própria destruição. Mas David Coake acreditava em pragmatismo implacável e não estava pronto para recuar antes de matar o organismo, mesmo que isso significasse arriscar a vida de toda a tripulação. A pressão deveria se estabilizar depois de um ponto, mas, ao contrário do esperado, começou a subir em uma velocidade enorme. Atingiu o limite de desligamento e, se os procedimentos tivessem sido seguidos, eles não deveriam ter mantido o sistema funcionando. Mas Coake pediu a todos que esperassem mais alguns segundos e deixou o caos reinar. Houve uma grande explosão na plataforma e todo o experimento falhou.

Harish narrou o incidente para Magnus, que começou a ter uma ideia do que estava acontecendo. Harish disse que eles quase escaparam, pois Coake queria ter certeza de que todas as informações presentes sobre o experimento no sistema fossem completamente destruídas. Pictor estava apenas preocupado em drenar cada gota de óleo do fundo do oceano e, como a criatura estava vindo em sua direção, lançou uma missão para se livrar dela. Ninguém estava preocupado com as consequências de longo prazo de suas ações. Coake disse a Magnus que o Ancestral havia se espalhado por todo o canal e, sempre que chegava perto de uma refinaria de petróleo, convertia o óleo em sua forma primitiva. A mensagem que o Ancestral estava tentando transmitir era alta e clara, mas pessoas como Coake não conseguiam vê-la. Não ficamos surpresos com a resposta de Pictor a tudo, pois é exatamente isso que acontece no mundo real também. De alguma forma, a humanidade conseguiu mudar o próprio conceito de crescimento. Nossas atividades industriais, nossos hábitos cotidianos e nossas prioridades destruíram ecossistemas inteiros e tiveram um impacto adverso no meio ambiente. Vemos os resultados, mas não há fim para a exploração. Sabemos que as fontes de energia fóssil não são renováveis por natureza, mas mudar nossos métodos e meios e defender a conservação é a menor de nossas preocupações. O Ancestral estava tentando reverter o dano causado pelos humanos, e Pictor, assim como qualquer outro sistema autocrático ou pseudodemocrático, estava fazendo o possível para continuar causando o dano. Na narrativa de Coake, ele era o herói, que tentava não deixar a infecção se espalhar e, por sua vez, dar aos outros uma chance de sobreviver. Ele tinha orgulho de ser um realista que não tinha medo de fazer escolhas difíceis, mas, na realidade, era o oposto. Ele estava com muito medo de aceitar seus erros; tinha medo de enfrentar as organizações capitalistas, e também lhe faltava coragem e espírito de sacrifício para colocar o outro antes de si mesmo.

mistério no mar prime video final

Magnus disse a Rose que, se ela não conseguisse encontrar outra maneira de parar os micro-organismos, ele teria que fazer o que Coake estava lhe dizendo para fazer. Coake disse com muita confiança que sabia como parar o Ancestral e que destruí-lo era a melhor maneira de garantir que todos permanecessem vivos. Ele havia dado sua garantia de que nada aconteceria à tripulação de Magnus, e isso foi algo que fez com que este pensasse duas vezes. Rose e Fulmer chegaram à conclusão de que deveria haver alguma maneira de se comunicar com o Ancestral, pois ele tinha consciência própria. Rose contou a Fulmer como as bactérias usam a detecção de quorum para decidir se devem cooperar ou lutar, da mesma forma que as partículas azuis no porão da plataforma estavam tentando verificar. A maneira como Coake e outros planejavam retaliar certamente não estava enviando uma boa mensagem ao Antepassado. Rose sabia que tinha que fazer algo para mudar a mensagem e torná-la ciente do fato de que eles estavam no mesmo time. Rose, Fulmer e Heather convenceram Magnus a ir ao porão e tentar ajudar Baz, que vinha tentando fazer a mesma coisa desde o início. Coake chegou ao local e começou a ameaçar Rose sobre as consequências que ela teria de enfrentar quando voltasse para a terra. Mas isso não afetou Rose porque ela sabia que, se não fizesse o que sua intuição lhe dizia para fazer, não sobraria nada no mundo. Magnus, Rose e Fulmer foram ao encontro de Baz, e Coake aproveitou a oportunidade para cumprir sua missão na ausência deles. Coake foi até Harish e fez uma oferta atraente: se ele o ajudasse a ativar o sistema de backup e erradicar o Ancestral, ele poderia acompanhá-lo no helicóptero que estava a caminho para resgatá-lo. Ele nem informou Magnus sobre isso e iniciou o mesmo procedimento que levou à destruição de Charlie. Ele começou a ignorar os dispositivos de segurança, pois as bocas dos poços da plataforma já estavam fechadas. Harish ligou o interfone para que Heather, Cat e Easter pudessem ouvir o que Coake estava dizendo, e eles chegaram bem na hora. Harish e Easter pararam o injetor, enquanto Cat e Heather foram atrás de Coake, que tentava chegar ao heliporto e escapar em seu helicóptero. O que Coake não percebeu foi que Hutton já havia sido colocado lá por Magnus para mantê-lo sob controle. Ele estava prestes a matá-lo quando Cat veio e lhe disse para não fazer isso porque, se o aceitassem de volta, havia a possibilidade de obter justiça para todos que haviam perdido.

Enquanto isso, no porão, Magnus e sua equipe não conseguiram estabelecer nenhum tipo de comunicação ou vínculo, e eles sabiam que talvez estivessem um pouco atrasados para chegar lá. Eles estavam fugindo quando Baz decidiu ficar para trás e dar sua própria vida para fazer o Ancestral perceber que eles tinham toda a intenção de colaborar. Ele queria que outros tivessem uma chance no futuro de reconciliar as coisas e impedir a extinção em massa. Magnus, Rose, Cat, Heather, Coake, Hutton e Fulmer escaparam no helicóptero e viram um tsunami explodindo toda a plataforma de petróleo abaixo deles.

Continua após a publicidade..

O que esperar da segunda temporada de Mistério No Mar – The Rig?

O que esperar da segunda temporada de Mistério No Mar - The Rig?

A primeira temporada de Mistério No Mar deixa-nos num cliffhanger, e ainda há muito por apurar. A tripulação não foi capaz de colaborar ou destruir o Ancestral, e isso significa que a possibilidade de chegar à terra ainda existe. Pictor gostaria de cobrir seus rastros e, como disse Coake, o melhor cenário para eles era que ninguém soubesse que algo do tipo já havia acontecido. Mas o Ancestral também começou a causar estragos na terra, e vimos a casa do parceiro de Cat ser atingida por um tsunami.

Magnus, Rose e outros que estavam no helicóptero acreditavam que agora poderiam voltar para casa, mas Coake revelou a eles que eles só poderiam ter voltado para casa se o tivessem deixado destruir o Ancestral. Embora não seja revelado para onde eles estavam indo, é possível que a Pictor Energy os tenha enviado para outra plataforma de petróleo para tentar cumprir a missão lá. Na segunda temporada (se houver), poderíamos ver todos eles tentando lidar com a situação da melhor maneira possível e mitigar os danos, embora, com toda a probabilidade, eles não deixariam Coake destruí-la. Talvez da próxima vez que Rose entrar em contato com a antiga forma de vida, ela consiga estabelecer comunicação e convencê-la a colaborar. A ameaça de extinção em massa ainda pairava sobre eles, e o destino de todo o planeta estava nos ombros daqueles poucos homens e mulheres que estavam naquele helicóptero enquanto outros em terra ainda estavam alheios à realidade.

VOCÊ PODE ASSISTIR THE RIG – MISTÉRIO NO MAR NA PRIME VIDEO