Para a 4ª temporada, Manifest está realmente se vendendo como um show religioso, mas ainda não se sabe se essa é uma descrição precisa da série. Desde o início, o imaginário cristão sempre teve presença em Manifest. Ao longo da série, vários passageiros do voo 828 receberam a ideia de que Deus está por trás dos Chamados.
A teoria de que Deus é parte integrante do enredo geral da série persistiu ao longo das três temporadas. Na verdade, definiu certos arcos de personagens, particularmente os pertencentes a Adrian e Angelina. Na 1ª temporada, Adrian criou uma igreja dedicada à ideia de que os passageiros eram milagres divinos enviados por Deus, enquanto Angelina ficou obcecada com a ideia de que Deus escolheu o Éden para ser seu anjo da guarda. Com ambos os personagens sendo retratados como vilões na época, era fácil pensar que essas ideias religiosas eram apenas ilusões perpetradas por fanáticos. Mas desde então, Manifest entregou evidências reais de que talvez um poder superior realmente tenha algo a ver com o que está acontecendo com os passageiros.
Agora, Manifest está dobrando os tons espirituais da série a um ponto que vale a pena se perguntar se é realmente uma série religiosa. Ou pelo menos, essa é a ideia de que o trailer da 4ª temporada de Manifest parece estar endossando. Na filmagem, fala-se sobre uma “consciência divina” e os passageiros tendo uma “ligação direta” com ela, o que provavelmente seria um aceno aos Chamados. Aparentemente, o voo 828 não foi um acidente, foi planejado por Deus, que “escolheu” cada um dos passageiros do Manifesto para cumprir um propósito específico. Deus estar por trás dos Chamados e do Desaparecimento do Voo 828 já foi discutido por Michaela, Ben e Saanvi antes, mas agora parece que o papel da consciência divina é mais do que apenas uma teoria; em vez disso, há uma sensação de que os passageiros são feitos para fazer o trabalho de Deus.
Os temas religiosos de Manifest podem ser um truque
Se Deus realmente está usando os passageiros para ajudar as pessoas e talvez até mesmo parar um desastre apocalíptico, então a crescente reputação de Manifest como um show religioso poderia ser merecida. No entanto, todas as imagens cristãs do show, referências bíblicas, “a assinatura divina” deixada em tudo o que desapareceu, e os links para a Arca de Noé poderiam ser todas pistas falsas destinadas a enganar os personagens (e os espectadores). Manifest pode realmente ser um show religioso, mas se esse é realmente o caso pode não ser conhecido até que a série termine e todas as respostas sejam finalmente descobertas. Afinal, uma reviravolta sempre pode revelar que tudo o que eles acreditam sobre os Chamados está errado. Adrian, por exemplo, acha que os Chamados estão enganando propositalmente os passageiros.
Do jeito que as coisas estão, há certamente mais razões para pensar que os Chamados são divinos na natureza do que havia nas temporadas anteriores da série. Mas mesmo assim, ainda é muito cedo para pegar qualquer evidência que o programa tenha oferecido para atribuir uma identidade religiosa à série. Manifest confirmando que um poder superior projetou os Vocais e os desaparecimentos faria exatamente isso para o show, mas Manifest tem tantos mistérios jogando fora ao mesmo tempo que é impossível dizer com certeza se é um show sobre religião, viagem no tempo, universos paralelos, ou uma combinação de todos os três.