Como a Netflix poderia competir com o Xbox Game Pass

Como a Netflix poderia competir com o Xbox Game Pass
Como a Netflix poderia competir com o Xbox Game Pass
Continua após a publicidade..

A Netflix não está aderindo apenas a séries de streaming e filmes, e se expandiu para o reino dos jogos. O projeto tem potencial, pois pode capitalizar a grande base de usuários da Netflix. No entanto, ele enfrenta forte concorrência do serviço de assinatura como o Xbox Game Pass, que tem uma biblioteca maior. Ainda é cedo para os Jogos Netflix, e há muito que pode ser feito para transformá-lo em um concorrente digno, incluindo atender desenvolvedores indie, e garantir que ele seja concorrente com ótimos preços.

Parece que os serviços de assinatura de jogos formarão uma grande parte do futuro dos jogos. Além dos grandes conhecidos de sempre, como Xbox Game Pass e PS Plus, os jogadores também podem se inscrever no EA Play para obter acesso ao grande catálogo da EA, ou Ubisoft Plus, que faz a mesma coisa para o estúdio francês. A Netflix está entrando em um mercado lotado, mas ainda há muito espaço para concorrência, principalmente se conseguir trazer algo novo para a mesa.

Netflix entra no mundo dos jogos

netflix games

Continua após a publicidade..

Relatos da expansão da Netflix para jogos estão circulando há anos. Não é um movimento particularmente estranho para a empresa, pois já se envolveu com mídia interativa no passado, como visto no filme experimental Black Mirror: Bandersnatch. A Netflix deu seus primeiros passos definitivos no mundo dos jogos em 2021, quando contratou Mike Verdu como vice-presidente de desenvolvimento de jogos. Verdu foi uma boa escolha, pois possui vasta experiência no setor graças aos anos em que trabalhou na Electronic Arts e no Facebook.

No mesmo ano, a empresa anunciou que oferecerá jogos para celular a seus assinantes, e os jogos são acessíveis por meio do aplicativo móvel Netflix. Para reforçar seu segmento de jogos, alguns estúdios foram adquiridos, incluindo Next Games, Boss Fight Entertainment e Night School Studio, responsável pela Oxenfree. Este ano, a empresa também abriu um novo estúdio de jogos na Finlândia. Atualmente, a biblioteca é bastante pequena e certamente não substitui o Game Pass ou mesmo o PlayStation Plus. No entanto, com crescimento suficiente na direção certa, os serviços de jogos da Netflix podem se tornar um benefício.

Netflix deve manter sua assinatura de jogos bem precificada

netflix-games-preços

Desde que a Netflix lançou seu serviço de streaming em 2007, ela cresceu rapidamente e tem assinantes de quase todas as regiões da Terra. A empresa conseguiu atrair espectadores continuamente por meio de seu grande catálogo de conteúdo, que consiste em originais da Netflix e programas e filmes de outros estúdios. O serviço de assinatura chegou na hora certa, pois as conexões de internet finalmente eram boas o suficiente para facilitar o streaming e os consumidores estavam prontos para deixar para trás a televisão tradicional e seus anúncios inevitáveis.

Atualmente, a Netflix possui mais de 222 milhões de assinantes em todo o mundo e era o maior serviço de streaming global até ser recentemente superado pela Disney. Apesar de sua popularidade, a Netflix viu uma queda no número de assinantes e, embora isso certamente não signifique o fim da empresa, pode ter alguns anos difíceis pela frente. Em resposta, demitiu várias centenas de funcionários e também começou a bloquear o compartilhamento de contas, fazendo com que os assinantes paguem para ter usuários adicionais.

Além dos aumentos de preços que vieram este ano, foi anunciado que há um novo nível de assinatura da Netflix a caminho. Este é mais barato, embora tenha publicidade. Embora as tentativas da empresa de cortar custos e obter lucros possam ser alimentadas pela queda nas taxas de assinatura, ela deve ter cuidado para não tornar as coisas muito caras, pois pode deixar o serviço de streaming em uma posição ruim em comparação com o Game Pass.

Um dos maiores atrativos do Game Pass é que, por um preço baixo, os jogadores obtêm acesso a uma ampla biblioteca de jogos, com alguns deles sendo lançados no primeiro dia. A Netflix terá que ter preços competitivos se quiser ser uma alternativa válida ao serviço de assinatura de jogos da Microsoft. Atualmente, os jogos da Netflix estão disponíveis para assinantes sem custo adicional, o que é uma grande vantagem. No entanto, os preços de assinatura terão que ter cuidado para não subir muito.

Netflix deve atender desenvolvedores indie

netflix-games-desenvolvedores

Continua após a publicidade..

Aventurar-se em jogos é uma boa ideia, pois o hobby está mais popular do que nunca, e a empresa pode atrair os consumidores para obter todo o entretenimento digital em um só lugar. No entanto, enfrentar um gigante como o Xbox provavelmente não terminará bem para a Netflix, especialmente quando o Game Pass provou ser um negócio atraente para os jogadores. Com os lançamentos do primeiro dia no Game Pass, os assinantes desfrutam dos melhores e mais recentes jogos. Embora isso seja algo que seria difícil para a Netflix oferecer, ela poderia forjar sua própria identidade atendendo ao mercado de jogos indie e dando uma plataforma para as muitas joias que surgem lá.

Tudo o que a Netflix precisa é de um jogo indie popular para transformar sua plataforma em um jogo imperdível. Sucessos descontrolados como Wordle e Flappy Bird acumularam milhões de jogadores apesar de sua simplicidade, e há muito mais criatividade para ser descoberta na cena indie. Felizmente, parece que a empresa está seguindo esse caminho a julgar por suas aquisições. Embora os indies tenham um potencial inexplorado, isso não significa que a Netflix não possa capitalizar seus populares Originais criando jogos vinculados.

Embora a biblioteca ainda seja pequena, já existem alguns jogos que valem a pena conferir. Os jogos de Stranger Things serão de interesse dos fãs da série, e até mesmo os amadores de jogos não terão problemas em títulos como Shooting Hoops. Os jogadores também podem esperar que futuros jogos sejam adicionados ao serviço, incluindo o thriller Twelve Minutes e o divertido jogo de gerenciamento Spiritfarer. Se o projeto for bem-sucedido, a Netflix poderá se tornar um grande player no mundo dos jogos, embora certamente não seja um caminho fácil, como demonstraram projetos fracassados como o Google Stadia.