John McAfee, o fundador do antivírus McAfee, foi encontrado morto em uma prisão de Barcelona onde cumpria pena.
O Departamento de Justiça catalã disse em um comunicado que tudo indica que pode ser uma morte por suicídio.
McAfee foi encontrado em sua cela na prisão brians 2, em Sant Esteve de Sesrovires, Catalunha.
O departamento acrescentou que agentes de vigilância prisional e serviços médicos tentaram ressuscitá-lo, mas não conseguiram salvar sua vida.
Isso ocorre depois que a Suprema Corte espanhola autorizou a extradição de McAfee para os Estados Unidos, onde ele enfrenta acusações de evasão fiscal, mostrou um documento judicial divulgado na quarta-feira.
McAfee, 75, que foi preso no aeroporto de Barcelona em outubro de 2020 quando estava prestes a pegar um avião para a Turquia, disse durante uma audiência de extradição no início deste mês que as acusações contra ele foram politicamente motivadas.
Ele vinculou as acusações apresentadas pela Receita Federal à sua tentativa fracassada de concorrer como candidato do Partido Libertário nas eleições presidenciais dos EUA em 2020, uma segunda tentativa desse tipo.
O promotor espanhol, Carlos Bautista, disse que McAfee era apenas um desonesto fiscal e rejeitou a acusação de motivação política, insistindo que o Partido Libertário raramente ganha mais de 1% dos votos nas eleições dos EUA.
Promotores federais dos EUA deslacoram uma acusação em outubro contra McAfee por acusações de que ele evitou impostos e voluntariamente não apresentou devoluções.
Isso veio pouco depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA disse que havia apresentado acusações civis contra a McAfee, alegando que ele fez mais de US$ 23,1 milhões em rendimentos não revelados de recomendações falsas e enganosas de criptomoedas.
O tribunal espanhol autorizou a extradição, mas apenas para enfrentar acusações relacionadas às suas declarações fiscais para 2016, 2017 e 2018, como a promotoria havia pedido.
Durante os últimos anos, McAfee acumulou uma fortuna de mais de US $ 100 milhões após a venda de sua empresa antivírus.
Ele possuía nove casas e vários aviões antes de ser duramente atingido em 2009 pela crise financeira.
O magnata mais tarde liquidou muitos de seus bens e mudou-se para Belize.
fonte: Express