Atenção: O artigo pode conter alguns spoilers para Titãs, terceira temporada
Por que o Espantalho e o Capuz Vermelho estão trabalhando juntos na terceira temporada dos Titãs, e ambos compartilham o mesmo objetivo final? Com Jason Todd morrendo e voltando como o vilão Capuz Vermelho, é apenas mais um dia no mundo louco dos Titãs. Confirmando as suspeitas de Dick Grayson, o episódio 4 revelou que Todd está conspirando secretamente com Jonathan Crane, o Espantalho de Gotham. Capuz Vermelho causou estragos no exterior enquanto o Espantalho permaneceu atrás das grades em Arkham, e a dupla então conseguiu uma fuga ambiciosa da prisão, evitando interferências do Asa Noturna. A coalizão de supervilão entusiasta e propensas a ataques de raiva de Jason Todd é certamente estranha, mas o quinto episódio da 3ª temporada de Titãs conta a história completa de sua parceria.
Todd se aproximou do Espantalho depois que Bruce Wayne notou o rápido declínio do estado mental de seu companheiro e o “retirou” dos deveres de Robin. Não querendo permanecer longe dos passos do morcego, Todd ofereceu informações sobre Batman (que colocou Crane em Arkham algum tempo antes) em troca de um antídoto para o medo – precisamente por que ele escolheu Crane de toda a Galeria de vilões em vez de, digamos, Condiment King . Mas agora Jason tem sua droga milagrosa e o Espantalho está tão livre quanto os pássaros que ele mantém longe. Então, por que Todd e Crane continuam como uma parceria na terceira temporada de Titãs?
Quer seja a cannabis de alto nível ou o Espantalho amando o som de sua própria voz, Crane expõe suas intenções abertamente. O vilão quer instilar terror nos cidadãos de Gotham e levar embora seus heróis fantasiados. Enquanto a cidade fica consumida pelo medo, o Espantalho “se lançará” como o salvador dos problemas de todos. Presumivelmente, isso significa oferecer a eles o antídoto do medo projetado por Crane e Jason, deixando a cidade assustada dependente de sua droga apenas para uma boa noite de sono. Jason Todd é o “executor” nesta trama – o soldado que cria aquela onda inicial de medo e remove os heróis restantes de Gotham do tabuleiro. Mas o Espantalho também descreve Capuz Vermelho como um “espelho” para a cidade, e isso explica sua tática anterior de forçar inocentes a vestir capuzes vermelhos enquanto realizavam ataques. O Espantalho transformará o “Capuz Vermelho” em um símbolo de medo e ansiedade entre as pessoas comuns.
Mas por que Jason Todd especificamente? O conceito do Capuz Vermelho é claramente o cérebro do Espantalho, mas ninguém poderia estar debaixo daquele capuz vermelho? Tecnicamente falando, sim, mas Jason Todd representa a mistura perfeita de raiva mortal e vulnerabilidade psicológica que Espantalho pode explorar. Por um lado, Todd foi treinado pelo próprio Batman, então conhece e sabe enfrentar uma luta. Como Robin, ele também conhece as principais fraquezas dos heróis de Gotham, tornando o plano de Espantalho muito mais fácil. A psique de Jason é um coquetel de angústia adolescente, medo desencadeado pelo Exterminador e problemas com o pai de Bruce Wayne; alguém com a visão humana de Jonathan Crane pode manipular esses traços para tornar o Capuz Vermelho perfeitamente maleável.
Por que Jason Todd, de Titãs, permanece ao lado de Espantalho é mais difícil de decifrar, especialmente porque o personagem de Curran Walters sabe preparar o antídoto do medo de Crane por conta própria. As razões para sua lealdade são duplas: vício e idolatria. Embora Jason conheça a fórmula, o Espantalho é claramente o “Walter White” dessa operação e prepara para Jason um lote “extra especial” de sua droga. É claro que Crane está transformando a dependência de Jason em uma arma, e ele pode até estar colocando algo em seus lotes para tornar Capuz Vermelho mais complacente. Por outro lado, o Espantalho também substituiu Bruce Wayne como a figura paterna de Jason Todd. Vindo de uma família já complicada, o trauma de Jason, sem dúvida, não foi ajudado por ter Batman como pai substituto. Desiludido por Bruce e, em menor grau, por Dick Grayson, o Espantalho começou a interpretar o ídolo paterno que Jason Todd sempre desejava.
Não é preciso o nous dedutivo de Bruce Wayne para perceber que a parceria Capuz Vermelho/Espantalho está condenada a implodir. Ou Crane largará Jason quando seus serviços não forem mais necessários, ou Jason perceberá que ele detém o poder e não é obrigado a sofrer a dança estranha do Espantalho por mais tempo. Os sinais estão apontando para este último. Se Jason Todd puder se livrar dessa dependência do espantalho, Capuz Vermelho pode finalmente se tornar o verdadeiro inimigo dos Titãs na 3ª temporada.
2 Comentários
Pingback: Capuz Vermelho: Filme de Jason Todd supostamente em desenvolvimento na HBO Max | Geeklando
Pingback: Por que a terceira temporada de Titãs está adiando a aparição da Raven | Geeklando