Kal-El tem uma reputação tão excelente que a maioria das pessoas acha que ele é invulnerável. Embora o chamem de Homem de Aço por uma razão, esse título é definitivamente um exagero.
Veja, o Superman já foi espancado, abatido e morto várias vezes antes. Longe de ser invencível, ele é vulnerável a pessoas, lugares e coisas. Seus amigos têm a capacidade de acabar com ele, sua própria família tem a capacidade de destruí-lo e mesmo a mais leve mudança na atmosfera pode deixá-lo exposto a ataques potencialmente fatais. Nenhum fã deseja o mal pra ele, mas é hora de esclarecer as coisas: Superman tem mais do que algumas rachaduras em sua armadura.
Como Superman aparece em uma nova série de televisão e tem um novo filme a caminho, os fãs continuam a vê-lo como indestrutível e incrivelmente invulnerável. Apesar de todos os seus poderes kryptonianos, Clark Kent ainda é muito humano. Embora existam alguns vilões que podem igualar sua força, também existem muitas vulnerabilidades humanas que podem fazer o herói ficar em maus lençois, e é sempre um bom momento para explorá-las.
10 – Doomsday
A morte do Superman foi um divisor de águas na história dos quadrinhos. Claro, o capitão Marvel original da Marvel Comics foi morto por meios bastante naturais, tendo morrido de câncer em uma cama de hospital cercado por seus companheiros. Isso pode ter doído, mas a derrota do Superman para doomsday chocou o mundo de DC. O Homem de Aço teve sua cota de contratempos ao longo dos anos, tendo levado alguns golpes aqui e ali, mas ele era o campeão do mundo dos super-heróis. Superman perder uma luta é uma coisa, mas ser morto por Doomsday é outra. Superman simplesmente não deveria morrer.
Esse enredo foi tão devastador para os leitores que Zack Snyder o adaptou para as telonas em Batman v Superman: Dawn of Justice. A luta entre Doomsday e Kal-El é tão visceral na página que não é de admirar que tenha sido transferida para o DCEU.
09 – Radiação Do Sol Vermelho
Em muitos aspectos, o Superman é como uma bateria viva que respira. Se algum tempo na praia dá vitamina D a uma pessoa comum, uma hora ao sol dá ao Super-Homem poder ilimitado. O tempo sob nosso sol ardente e amarelo é a fonte do poder do Super-Homem, mas se ele perder o acesso a seus potentes raios, ele rapidamente se tornará vulnerável.
Para o Superman, o tempo sob um sol vermelho é a única coisa pior do que a privação dos raios amarelos. Para um kryptoniano como Kal-El, sóis vermelhos têm a capacidade de reduzir seu potencial de super-herói, esgotando suas reservas solares amarelas e enfraquecendo-o em um grau substancial. Embora a luz do sol vermelha fosse a fonte nativa de energia em torno do planeta Krypton, ela tem um efeito contrário no Superman, que passou toda a sua vida absorvendo raios amarelos na Terra após a destruição de seu planeta natal.
08 – Controle Da Mente
Há uma razão para o Batman ter um estoque reserva de kriptonita. O Cavaleiro das Trevas sabe muito bem que um pouco de controle da mente é muito importante contra o Superman. Afinal, o Homem de Aço é um exército voador, à prova de balas, indestrutivo. Clark Kent pode ser um cara genuinamente simpático, mas se seu cérebro for comandado por um terceiro (veja: Martian Manhunter, Eclipso, Maxwell Lord e outros), é como ter os uma bomba nuclear nas mãos.
Já aconteceu antes e vai acontecer de novo. Na verdade, alguém como o Martian Manhunter (que o próprio Kal-El considerou “o ser mais poderoso da Terra”) poderia simplesmente subverter a mente do Superman e colocá-lo no caminho da autodestruição se ele quisesse.
07 -Batman
Dos quadrinhos aos filmes de animação para as telonas, Batman manteve uma carreira distinta de derrotar seu inimigo, Superman. The Dark Knight Returns, de Frank Miller, é uma história em quadrinhos evidentemente polêmica, mas não há como evitar a verdade: Batman pulverizou seu oponente de capa vermelha. Embora TDKR seja o exemplo mais famoso disso, Batman literalmente matou o Homem de Aço em outra edição, o anual do Superman de 1991. Nesta realidade alternativa, o Cavaleiro das Trevas usava um anel kryptoniano e espancou Kal-El até a morte com ele.
06 – Magia
Harry Potter poderia vencer o Superman? Essa é a questão. Alguns levantaram a hipótese de que, de todos os super-heróis que se prostram diante dos poderes da magia, o Superman é o mais vulnerável.
É por isso que Shazam humilhou o Superman em várias ocasiões. Apesar de ser fisicamente inferior ao Homem de Aço, o homem anteriormente conhecido como Capitão Marvel da DC apenas teve que colocar a mão em seu saco de truques mágicos para deixar o Superman chorando. Embora Shazam o tenha tornado catatônico antes, o efeito maior da guerra mágica irá privar Superman de sua habilidade de acessar seus poderes, deixando-o vulnerável a contra-ataques que ele normalmente sustentaria sem hproblemas.
05 – Kriptonita
A Kriptonita torna o Superman indefeso. No que é provavelmente o fato mais universalmente conhecido na tradição dos super-heróis, o Homem de Aço não consegue lidar com a rocha verde radioativa do espaço. A existência da Kriptonita está tão firmemente estabelecida no mundo dos quadrinhos que novas histórias para o Superman devem ter cuidado para não se esgueirar disso.
Mas não é apenas a Kriptonita verde que faz o Super-Homem se enrolar em posição fetal. Existem muitas variedades do material radioativo: vermelho, azul, dourado e muito mais. Embora alguns o afetem emocionalmente e outros fisicamente, eles são as principais formas de tirar a força do Super-Homem.
04 – Supergirl
Quem é mais velho, mais versado na cultura kryptoniana e possivelmente ainda mais forte do que o Superman? Kara Zor-El, querida prima de Kal. Isso mesmo, Supergirl apresenta um perigo claro e presente para o Superman. Embora ela possa se manter no céu e voar tão rápido quanto seu primo, Kara absorve a radiação solar com mais facilidade do que Kal.
Ao lutar contra o Anti-Monitor, Supergirl lutou contra o vilão de uma forma que Superman não conseguiu. Ela demonstrou um nível de aptidão que fez seu primo se envergonhar e, como resultado, ela deu sua vida para que ele pudesse viver. O que pode matar o Superman? Supergirl, embora ela nunca quisesse.
03 – A Zona Fantasma
Embora nunca tenha sido planejada para o filho de Jor-El, a Zona Fantasma pode ser o local de descanso final para o Superman. Embora a Zona Fantasma não possa matar Superman imediatamente, isso o colocaria em uma prisão galáctica que torna sua existência (e seus poderes) nulos e sem efeito.
02 – Mulher Maravilha
Diana Prince brutalizou o Superman em várias ocasiões, e sua reputação é tão longa que até o Batman admitiu que o Homem de Aço teria dificuldade para vencê-la em uma luta. O quão perto a Mulher Maravilha chegou de derrotar (e talvez exterminar) o Superman? Para começar, existem os momentos de violência menos impactantes, mas ainda significativos, que Diana lançou sobre Clark. Além de quebrar seu braço e fazê-lo sangrar pelos olhos, ela o cortou com sua espada, provando que a lâmina poderia causar muitos estragos nele. Em seguida, há o confronto final em Mulher Maravilha # 219, onde Diana leva Superman para a linha do limite de sua vida. Nesta edição, a mente do Homem de Aço foi sequestrada por Maxwell Lord, uma manobra que convence o Superman de que a Mulher Maravilha é na verdade o Doomsday.
Mas mesmo no auge de seus poderes, a Mulher Maravilha se mantém firme. Ela usa suas pulseiras de submissão para explodir seus tímpanos. Embora ela admita que está se segurando contra ele (sabendo que ele não está em seu juízo perfeito), a Mulher Maravilha começa a chutá-lo no chão, enviando bandos de pássaros para atormentar seu corpo enfraquecido, então usa sua tiara para abrir sua jugular. Só então Superman cede a Diana.
01 – GOG
Gog é o ser que matou Superman não uma ou duas vezes, mas em um ciclo aparentemente infinito de morte. Tudo começou depois de um holocausto nuclear no Kansas que deixou um jovem consternado. William, como era conhecido, decidiu que o evento ocorreu porque Superman assim o desejou, punindo os cidadãos da Terra por virarem as costas a ele. William criou um culto local em homenagem ao Homem de Aço, acreditando que ele era o Messias até que Superman finalmente lhe disse a verdade. Como Kal-El revelou, o incidente nuclear aconteceu apenas porque ele estava ausente, uma verdade simples que deixou William desanimado. Depois de ser imbuído de poderes divinos da Quintessência (Zeus, Shazam e mais), William se transformou em Gog e canalizou sua força recém-descoberta para destruir o Homem de Aço.
Ele matou o Superman e ficou maravilhado com sua realização. Achando isso insuficiente, Gog rebobinou os relógios e voltou ao dia anterior para matar o Superman novamente. E de novo. E de novo, até que ele ficou sem novas maneiras de sugar a vida do Superman.
Menção Honrosa – Ter Uma Mãe Chamada Marta
O que há em um nome? Para o Homem de Aço, é a chave para a sobrevivência. Em Batman v Superman: Dawn of Justice, o tão aguardado confronto de super-heróis quase culmina com um golpe mortal do Cavaleiro das Trevas no Homem de Aço. Um Batman bem blindado está desafiadoramente acima do Superman, preparando-se para enfiar sua lança de Kriptonita em Kal-El. Depois de machuca-lo muito (provando que o Superman de fato sangra), Batman levanta a arma acima de sua cabeça antes que uma única palavra o pare: Martha.
Por mais quebrado que esteja, Superman ainda pensa em sua mãe, sabendo que ela está nas garras do maníaco Lex Luthor. Batman para no meio do caminho, gritando: “Por que você disse esse nome ?!” Se Superman tivesse pronunciado literalmente qualquer outro nome, a arma de Bruce teria ficado firmemente alojada em sua peito. Embora muitos tenham criticado este momento, Martha tem sido o nome das mães de Bruce Wayne e Clark Kent. Superman simplesmente escolheu revelá-lo ao grande público em um momento muito importante e que fez mudar os rumos do filme.
O que achou da matéria? deixe seu comentário, gostaríamos de saber.
Leave a Review