The Sims 4 está se tornando free-to-play oito anos após seu lançamento em setembro de 2014. Ao longo de sua vida, este icônico simulador de vida desfrutou de uma infinidade de pacotes de conteúdo em diferentes tamanhos. Além disso, a Electronic Arts não tem planos de cessar o suporte pós-lançamento, já que a Maxis lançou o High School Years, o mais recente pacote de expansão de Sims 4, há apenas alguns meses com a promessa de lançar mais conteúdo antes do final do ano.
Apreciado por mais de 31 milhões de jogadores em todo o mundo, é difícil argumentar que a quarta parcela da franquia Sims foi notavelmente popular, apesar dos soluços iniciais. Esse número deve se expandir em um futuro próximo, já que a Maxis e a Electronic Arts fizeram um anúncio que deixou a comunidade de Sims cheia de especulações.
The Sims 4 será gratuito para todos em 18 de outubro de 2022. Além de um stream de vídeo de edição especial que mostrará o conteúdo futuro do The Sims 4, os jogadores poderão baixar o jogo base gratuitamente em todas as plataformas. Além disso, os proprietários existentes do Sims 4 receberão o próximo pacote Desert Luxe gratuitamente em uma promoção que dura de 14 de setembro a 17 de outubro.

Embora o jogo base ainda ofereça muita diversão para os recém-chegados, muitos jogadores veteranos foram rápidos em apontar que essa foi uma jogada da Electronic Arts para atrair mais pessoas para o jogo e potencialmente aumentar as vendas dos vários pacotes de expansão do Sims 4. Em última análise, The Sims 4 tornando-se free-to-play beneficia tanto a editora quanto os jogadores, já que o jogo base agora pode servir como uma demonstração perfeita para a experiência completa.
Não se pode deixar de se perguntar se esse desenvolvimento recente está abrindo caminho para um anúncio do The Sims 5 em um futuro próximo. O formato de live service é algo com o qual The Sims 4 já flertou ao longo da última década, e faria muito sentido para a Electronic Arts construir um jogo de Sims capaz de aproveitar ao máximo deste tipo de serviço desde o início.
Do jeito que está, para um jogador possuir todos os pacotes de conteúdo do The Sims 4, seria necessário ter quase mil dólares (uns R$6 mil reais em média), e a introdução de um fluxo de receita mais atraente, mas igualmente lucrativo, pode valer a pena. Embora ainda não se saiba qual conteúdo futuro a Maxis mostrará no fluxo de 18 de outubro, as recentes contratações da empresa mostram que a Electronic Arts tem grandes planos para a franquia Sims nos próximos anos.
The Sims 4 já está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.