Aviso! Este artigo contém spoilers de The Last of Us episódio 9 e The Last of Us Part II.
O episódio 9 de The Last of Us encerra a primeira temporada da adaptação da HBO com um final cheio de reviravoltas espetaculares. Com o enredo central de The Last of Us desde o episódio 1 em torno da imunidade de Ellie e a missão de Joel de entregá-la aos Vaga-lumes, o final de The Last of Us fecha o círculo. Depois de lidar com várias ameaças em sua jornada pelos Estados Unidos pós-apocalípticos, Ellie e Joel finalmente chegam a Salt Lake City e à base dos Vagalumes.
No início do episódio 9 de The Last of Us, Joel e Ellie se aventuram no coração de Salt Lake City para encontrar a milícia que luta pela liberdade. Enquanto Ellie ainda está claramente abalada por seus eventos traumáticos com David no final do episódio 8 de The Last of Us, Joel mostra o quanto ele está mais aberto com Ellie agora que os dois superaram a necessidade de esconder o vínculo que se formou entre eles. Dito isto, o final dá sua primeira volta quando os Vaga-lumes capturam Joel e Ellie, antes que o final do episódio 9 de The Last of Us culmine com muito mais reviravoltas.
Poderia Ellie realmente ter sido usada para uma cura Cordyceps?

Uma das maiores questões que surgem do final do episódio 9 de The Last of Us é se uma cura para o Cordyceps poderia realmente ter sido feita. Depois que Joel acorda no hospital, Marlene conta a ele as esperanças do cirurgião-chefe dos Fireflies. Marlene afirma que o cirurgião acredita que a imunidade de Ellie vem do Cordyceps que está em seu sistema desde o nascimento, já que a mãe de Ellie, Anna, foi mordida durante o parto. Essa cepa de Cordyceps atua como uma espécie de barreira, um “mensageiro químico” que faz com que qualquer novo Cordyceps que entre em seu sistema – como as mordidas nos episódios 2 e 7 de The Last of Us – pense que ela já está infectada.
Marlene então afirma que o cirurgião planeja remover os Cordyceps que estavam no sistema de Ellie, multiplicar as células que atuam como mensageiros químicos e criar uma vacina para dar essas células à população em geral. A realidade, no entanto, é que tanto o episódio 9 quanto o jogo original de The Last of Us permanecem ambíguos sobre se uma cura é realmente possível. Em termos de por que isso poderia ser possível, Ellie é aparentemente a primeira pessoa na história imune à infecção, o que significa que sua imunidade fornece o impulso extra necessário para as esperanças de criar uma cura.
Por outro lado, fica claro pelas palavras de Marlene que os Vaga-lumes estão se agarrando a qualquer coisa. Marlene afirma que o cirurgião “pensa” que pode curar, o que significa que nem ele tem certeza se vai funcionar. Independentemente disso, está claro pelo estado sombrio do mundo que alguém imune como Ellie, fornecendo até mesmo um pouco de esperança, significa que qualquer cirurgião tentaria pelo menos formular uma cura. Embora permaneça o caso de que o final do episódio 9 de The Last of Us não é intencionalmente claro sobre o estado da cura do Cordyceps, vinculando-se à incerteza que os espectadores devem sentir sobre a controversa decisão de Joel de salvar Ellie.
Por que Joel mata tantas pessoas e como isso configura a segunda temporada de The Last Of Us

Outra questão decorrente do final do episódio 9 de The Last of Us é por que Joel mata todos os vaga-lumes, com a resposta sendo relativamente simples, considerando todo o arco de seu personagem até agora: Joel ama Ellie como amava sua própria filha Sarah. Após a perda de Sarah, a dor de Joel por isso e o salto de 20 anos em que ele se transformou em um homem frio e quebrado, Ellie foi a pessoa que o trouxe de volta. As experiências de Joel com Ellie resultaram em ela se tornar sua filha substituta, o que significa que ele faria qualquer coisa para mantê-la viva e superar seus “fracassos” para salvar Sarah e Tess.
É por isso que Joel mata todos os Vaga-lumes no final do episódio 9 de The Last of Us. Como pretendem matar Ellie para sintetizar uma cura, ele jura salvá-la, matando todos para que não venham atrás dela. A decisão é controversa, estabelecendo assim as bases para a segunda temporada. A segunda temporada de The Last of Us verá Joel morto cinco anos depois desse ponto por Abby, a filha do cirurgião no episódio 9 de The Last of Us. busque vingança em uma história angustiante de amor, perda e como o ciclo de vingança pode obscurecer a mente de alguém com pura escuridão.
Por que Joel mente para Ellie (duas vezes) em The Last Of Us Episódio 9

No final do The Last of Us, Joel mente para Ellie em duas ocasiões diferentes. Em primeiro lugar, ele diz a ela que existem muitas outras pessoas imunes como ela e que, como resultado, os Vaga-lumes pararam de procurar uma cura para o Cordyceps de The Last of Us. Então, na cena final da primeira temporada de The Last of Us, Ellie chama seu blefe e pede que ele jure a ela que tudo o que disse era verdade, o que Joel faz com o mínimo de hesitação. Joel mente para Ellie, pois está totalmente ciente da natureza egoísta de sua decisão.
A culpa de sobrevivente de Ellie – da qual Joel está ciente – significa que ela teria, sem dúvida, escolhido fazer o que fosse necessário para curar o Cordyceps. Joel sabe disso, mas tomou a decisão por ela e salvou sua vida, eliminando qualquer possibilidade de cura por causa de seu próprio trauma e hesitação incrivelmente compreensível em perder mais uma filha. Joel também sabe que se ele contasse a verdade a Ellie, ela poderia nunca perdoá-lo, algo que será um ponto importante da segunda temporada de The Last of Us.
Como The Last Of Us Episódio 1 prenunciou a morte de Marlene

Pouco antes de Joel levar Ellie para longe do hospital, ele mata Marlene, que o encurrala no estacionamento. Isso – junto com o massacre de todos os outros Vaga-lumes – foi na verdade prenunciado pela própria Marlene no episódio 1 de The Last of Us. Ao pedir a Joel e Tess para levar Ellie, Marlene diz “O que eu tenho é você. E eu sei o que você ‘ você é capaz. Para o bem ou para o mal.” Isso configura a natureza implacável de Joel, pois ele prova que Marlene está certa no episódio 9 de The Last of Us por meio de sua fúria contra os Vaga-lumes no hospital.
O que acontece ao lado de Joel & Ellie – SPOILERS do jogo

Com a segunda temporada de The Last of Us já confirmada – sem dúvida baseada em The Last of Us Part II – a resposta para o que acontece ao lado de Joel e Ellie pode ser obtida na sequência do jogo original. Conforme sugerido no final do episódio 9 de The Last of Us, Joel e Ellie voltam a Jackson para viver como parte da comunidade de Tommy. A segunda temporada de The Last of Us, se de fato seguir os eventos do segundo jogo de perto, começará quase imediatamente depois disso, com Joel contando a Tommy a verdade sobre o que aconteceu no hospital.
Joel então se aproximará continuamente de Ellie, que só começa a se distanciar dele à medida que sua crescente desconfiança de suas mentiras é mostrada. The Last of Us Part II – portanto, provavelmente a segunda temporada da adaptação do videogame para TV da HBO – salta cinco anos no futuro. Joel e Ellie estão estabelecidos em Jackson, embora seu relacionamento tenha se deteriorado por causa da decisão de Joel no final do primeiro jogo. Joel então enfrentará uma retribuição cruel por essa decisão, enquanto os Vaga-lumes sobreviventes o rastreiam e o matam, dando início à busca de vingança de Ellie, que será o foco da segunda temporada de The Last of Us.
O que sabemos sobre a segunda temporada de The Last Of Us na HBO

Quanto ao que se sabe sobre a segunda temporada de The Last of Us, as informações são um tanto escassas. Embora a segunda temporada tenha sido confirmada pela HBO, uma data de lançamento ainda não foi anunciada. No entanto, os comentários dos co-criadores Neil Druckmann e Craig Mazin deixam claro que a segunda temporada de The Last of Us – provavelmente seguindo Abby – seguirá os eventos do segundo jogo. Da mesma forma, Mazin revelou em uma entrevista que The Last of Us Part II provavelmente será maior do que uma temporada de TV, o que significa que a história do segundo jogo pode entrar na terceira temporada de The Last of Us, embora isso não esteja confirmado no momento em que escrevo.
Em termos de quando a segunda temporada de The Last of Us poderia começar a ser filmada, o ator de Joel, Pedro Pascal, divulgou algumas informações em uma entrevista. Pascal afirmou que há uma chance de a 2ª temporada começar a produção até o final de 2023, com Mazin e Druckmann atualmente trabalhando duro na pré-produção para o segundo lançamento de The Last of Us. Com o episódio 9 de The Last of Us encerrando a 1ª temporada, é provável que mais informações cheguem sobre a 2ª temporada de Last of Us da HBO ao longo de 2023.
O verdadeiro significado do final da primeira temporada de The Last Of Us
Em uma entrevista com a Eurogamer pouco antes do lançamento de The Last of Us Part II, o criador de ambos os jogos originais, Neil Druckmann, descreveu exatamente qual era o verdadeiro significado de The Last of Us e, portanto, o final da primeira temporada de The Last of Us. Druckmann afirmou que a história de The Last of Us é toda centrada em até onde as pessoas estão dispostas a ir por alguém que amam incondicionalmente. Nesse caso, o final de The Last of Us é sobre até onde Joel está disposto a ir para proteger Ellie, e as duras áreas moralmente cinzentas que o amor pode levá-lo.