ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers do filme The Flash.
The Flash da Warner Bros. Discovery e da DC Studios, tem uma cena pós-créditos que prepara um futuro filme no Universo Estendido da DC. Desde que o co-CEO da DC Studios, James Gunn, disse que o filme Flash irá redefinir o universo antes do relançamento suave da franquia como o Universo DC, espera-se que o filme abra o caminho para o novo capítulo. Certas mudanças que refletem o novo plano do Universo DC foram feitas para o Flash bem antes do lançamento, sendo relatado que uma participação especial de Henry Cavill Superman foi cortada, provavelmente devido ao plano de Gunn de reformular Clark Kent para seu filme Superman: Legacy.
Embora o Superman de Cavill apareça em The Flash, ele não está em uma capacidade significativa. Em vez disso, o final do filme The Flash está focado em preparar o terreno para o relançamento suave da franquia pela DC Studios e provocar um próximo filme. Agora, detalhamos a cena pós-créditos de The Flash e o que ela significa para o futuro do Universo DC.
O filme The Flash tem uma cena pós-créditos (e quantas)?
O filme do Flash tem uma cena pós-créditos no final do filme da DC. Embora tenha se tornado uma tendência para os filmes de super-heróis incluir duas cenas de créditos, uma no meio e outra no final, The Flash tem apenas uma cena de créditos. O público que quiser acompanhar a cena pós-créditos precisará ficar por perto durante todo o tempo dos créditos e esperar o final do botão final de The Flash.
Vale a pena esperar pela cena pós-créditos de The Flash?
Vale a pena esperar pela cena pós-créditos de Flash se o público estiver curioso sobre para onde o Universo DC está indo, ou se o público não tiver certeza sobre quais filmes da DC estão chegando. Embora os créditos de um filme sempre valham a pena assistir para ter uma ideia de todos os envolvidos na produção de um filme, a cena pós-créditos de The Flash também funciona para configurar um futuro filme da DC, e confirma que a história do filme se passa na mesma continuidade de The Flash. Sendo assim, vale a pena ficar por aqui para ter uma ideia sobre o futuro da franquia.
Dito isso, aqueles que esperam pela revelação surpreendente de um novo ator da DC – seja o novo Superman de Gunn ou o novo Bruce Wayne de The Brave and the Bold – devem moderar suas expectativas. A cena pós-créditos de Flash se concentra em apenas um próximo filme da DC, um que fazia parte da lista original do DCEU antes do lançamento da DC Studios. Como resultado, ele prepara o terreno para um dos próximos filmes já planejados do DCEU, em vez de qualquer um dos filmes programados para lançar como parte do relançado Universo DC. Assim, enquanto a cena pós-créditos de The Flash configura um filme futuro, o público deve manter suas expectativas temperadas.
Cena pós-créditos de The Flash: Jason Momoa ainda é Aquaman
A cena pós-créditos de Flash mostra Barry Allen (Ezra Miller) e Arthur Curry, também conhecido como Aquaman (Jason Momoa), saindo de um bar, embora Barry não pareça bêbado como resultado de seus poderes. O Aquaman de Momoa, por outro lado, está devidamente bêbado, e sua conversa é sobre as aventuras de Barry com linhas do tempo alternativas. Ele explica para Arthur que existem vários Batmen, e Arthur pergunta se há outras versões dele. Barry diz a ele que é o mesmo “cara peludo e amigável” em todos os universos – uma referência a como Arthur Curry era um cachorro na linha do tempo alternativa.
Aquaman acaba caindo na calçada e caindo em uma poça, onde respira brevemente debaixo d’água. Ele está tão bêbado que se recusa a se levantar, apesar de Barry protestar que eles estão bem em frente ao seu apartamento. Em vez disso, Arthur dá a Barry um de seus anéis, que Barry presume ser um artefato atlante, e diz a The Flash para ir comprar mais cerveja. Com toda a conversa sobre o multiverso feita, é aí que a cena termina.
Como a cena pós-créditos de The Flash configura Aquaman 2
A cena pós-créditos do Flash estabelece dois elementos importantes para a montagem de Aquaman 2. Primeiro, ter Momoa aparecendo como Arthur Curry confirma que o ator ainda está definido para interpretar Aquaman antes do lançamento de Aquaman e o Reino Perdido, em dezembro. Isso garante que haja pouca confusão sobre onde essa sequência se encaixa na franquia, já que foi confirmado que faz parte da nova linha do tempo que Barry criou quando voltou no tempo e ajudou seu pai a ganhar seu apelo. Claro, ainda existem rumores e especulações de que Momoa pode assumir um novo papel no Universo DC, mas por enquanto, sabe-se com certeza que ele será Aquaman pelo menos até o lançamento da sequência.
O segundo elemento-chave que a cena pós-créditos de The Flash estabelece é que Momoa ainda é Aquaman e ainda tem todos os poderes e bugigangas atlantes que vêm junto com esse título. Como o público vê Arthur respirar debaixo d’água brevemente, é confirmado que o personagem ainda é a versão conhecida de suas aparições passadas, em vez de uma versão alternativa sem poderes. Dado que Arthur Curry na linha do tempo alternativa era um cachorro, é possível que Barry pudesse ter mudado aspectos de Aquaman mesmo depois de definir a linha do tempo principalmente de volta ao que era. Afinal, ele conseguiu mudar o Batman, não seria exagero pensar que ele havia mudado outros membros da Liga da Justiça também. A cena pós-créditos do Flash confirma não apenas que Momoa ainda é Arthur Curry, mas também é Aquaman. Isso prepara o terreno para Aquaman 2, que chega aos cinemas em dezembro.
Aquaman de Jason Momoa estará no Universo DC de James Gunn?
A cena pós-créditos do Flash estabelece que o Aquaman de Jason Momoa poderia estar no Universo DC de James Gunn, já que ele não foi escrito fora da existência como o Batman de Ben Affleck. No início deste ano, Momoa brincou com o futuro de Aquaman no Universo DC, dizendo: “Eu absolutamente acho que Aquaman estará envolvido no DCU”. O ator também falou sobre como trabalhou com Safran como produtor e os dois são amigos. Dada sua relação com o co-CEO da DC Studios e sua atualização positiva sobre o possível futuro de Aquaman, parece provável que o super-herói de Momoa possa continuar como parte do Universo DC.
Dito isso, não está claro como, se é que isso acontece, Aquaman se encaixaria no plano do Universo DC para o Capítulo 1, “Deuses e Monstros”. Em termos do que foi anunciado, não há filmes ou séries óbvias em que o Aquaman de Momoa possa aparecer. Além disso, Aquaman 3 ainda não foi anunciado, e não está claro se um terceiro filme da franquia está sobre a mesa. Portanto, embora possa haver potencial para o Aquaman de Momoa continuar no Universo DC, como isso pode acontecer ainda não está claro.
Para complicar as coisas, especula-se que Momoa poderia assumir o papel de Lobo no Universo DC de Gunn, personagem que o ator expressou seu desejo de interpretar por muitos anos. Embora um argumento possa ser feito para Momoa interpretar os dois papéis no DCU, é provável que o ator se tornando Lobo sinalize um fim para seu Aquaman. Ou, claro, ele poderia continuar interpretando Aquaman em vez de Lobo. Mais ficará claro após os lançamentos de Aquaman e o Reino Perdido no final deste ano. Até lá, está confirmado que Momoa ainda é Aquaman e tem potencial para continuar interpretando Arthur Curry no Universo DC de Gunn após sua aparição na cena pós-créditos de The Flash.