ATENÇ]AO: CONTÉM SPOILERS PARA O FINAL DE SOMBRA E OSSOS, SEGUNDA TEMPORADA
Sombra e Ossos (Shadow and Bone) realmente levou seu nome a sério no episódio final da segunda temporada. Havia sombras e ossos em abundância, mas também havia muito mais acontecendo. Na verdade, a segunda temporada como um todo é bastante ocupada com várias histórias tecidas a partir de vários livros de uma só vez.
Como tal, tudo pode ser um pouco confuso para acompanhar. O Grishaverse é vasto, afinal. Vamos falar sobre o final da segunda temporada de Sombra e Ossos para descobrir o que está por vir na inevitável terceira temporada.
Final explicado da segunda temporada de Sombra e Ossos
Quando se trata de Alina, o principal objetivo da segunda temporada foi sua busca pelo segundo e terceiro amplificadores que ela precisava para ampliar seus dons de invocador do sol e destruir a Dobra para sempre.
O chicote do mar apareceu bem cedo, então seu foco mudou para o Firebird, que se revelou ser ninguém menos que Mal, o amigo de infância de Alina e namorado romântico. Prático, não? Bem, não, na verdade, porque isso significa que Mal tem que morrer se Alina vai cumprir seu destino e salvar Ravka. Savage, nós sabemos, mas é um show YA. O que você espera?
Assim que todos descobrem o que está acontecendo, a gangue apresenta um novo plano para parar o coração de Mal brevemente, usando o dom de partir o coração de Tamar. Isso daria a Alina tempo suficiente para derrubar a Dobra e cumprir a profecia sem matar Mal para sempre. Tudo o que David precisa é apenas um pedaço de um dos ossos de Mal para fazer isso acontecer.
Infelizmente, Kirigan expande a Dobra e embosca todos antes que o plano possa ser posto em prática. Alina tenta se conectar ao poder do Firebird de qualquer maneira, mas o irritante Kirigan interrompe e fere brutalmente Mal.
Nina não pode curar Mal a tempo, então ele pede a Alina para matá-lo e salvar a todos, pois ele está morrendo de qualquer maneira. A Sun Summoner declara seu amor por Mal uma última vez e então o esfaqueia, o que cria uma enorme onda de energia que destrói toda a Dobra e todos os Volcras dentro dela também.
Ainda há o irritante velho Kirigan para lidar. Tanto ele quanto seus monstros das sombras sobrevivem à explosão, o que dá a ele algum tempo para se gabar da morte de Mal. Ele então pede a Alina para se juntar a ele uma última vez, o que é meio idiota, considerando o quão brutal ele acabou de ser sobre Mal, então é claro que ela se recusa.
Os monstros das sombras saltam então, mas enquanto Inej e Zoya a ajudam a combatê-los, Alina percebe que Kirigan está distraído, então ela rapidamente o esfaqueia com a espada Neshyenyer.
Com o belo Ben Barnes fora do campo de jogo para sempre, Alina volta seu foco para Mal. Nina não consegue trazê-lo de volta, mas então o Sun Summoner consegue usando merzost, o que significa que ela agora está explorando a magia das sombras negras, assim como Kirigan costumava fazer. É o oposto de tudo o que ela representa, então não é o ideal.
Mas ei, pelo menos Mal está vivo e eles podem partir juntos agora para seu final feliz. Certo? Certo?
No rescaldo dessa grande batalha, Mal luta para encontrar seu propósito agora que ele não é mais o Firebird. Então, com isso, ele e Alina decidem que é melhor se separarem para que Mal possa seguir um novo caminho como corsário. Se eles acabarem juntos um dia, isso significa que o amor deles era real e não apenas uma manifestação da profecia do Firebird.
Nikolai dá a Mal sua bússola especial antes de partir, e até o chama de novo Sturmhond, o que é bastante gentil da parte dele, se assim o dizemos. A última vez que vemos Mal é ele a bordo do Volkvolny/Hummingbird com Tamar, Tolya e Inej em uma nova missão para encontrar a família de Inej.
Genya não tem tanta sorte porque seu amante não está por perto. Incapaz de sentir os batimentos cardíacos de David, ela chega à conclusão de que ele está morto, o que dói ainda mais quando ela encontra planos para um anel de noivado nas roupas de David.
No lado positivo, Kirigan ainda está morto, então pelo menos é isso. Zoya e Genya iniciam a pira funerária e então Alina alimenta as chamas ainda mais para queimar seu corpo completamente, apenas para garantir que a gata quase imortal se foi para sempre.
Isso não vai ser muito reconfortante para seguir em frente porque as coisas não estão bem com Nikolai também. Depois que o Apparat insulta o futuro rei antes de sua coroação, ele de repente sente uma dor no ombro. É o mesmo lugar onde ele foi ferido durante a batalha, mas não é um ferimento comum. Quando Nikolai se olha no espelho, um monstro sombrio o encara de volta, o que sugere que o Rei de Ravka pode estar se transformando em um.
Durante a coroação subsequente de Nikola e Alina, Kaz atualiza os Crows com uma oportunidade “lucrativa” que gira em torno de uma droga chamada “jurda parem” que detém o poder de amplificar os dons de Grisha a alturas incalculáveis. O químico que o criou fugiu assim que percebeu o que tinha em mãos, mas os fjerdanos rapidamente o capturaram com a intenção de transformar a droga em uma arma para eles.
Cabe aos Crows impedir que isso aconteça, mas eles não vão muito longe porque uma mulher fjerda toma jurda parem durante a coroação, usando seus dons amplificados para fazer todos convulsionarem e tossir sangue. Bruto e eficaz.
Embora Alina consiga detê-la usando o Corte, ainda não é um final feliz porque a magia está saindo escura, ao invés de clara, o que significa que o poder de Alina foi realmente corrompido pelo merzost que ela usou para salvar Mal. E o pior de tudo é que está sorrindo enquanto ela o usa, bem como o Darkling costumava fazer…
O showrunner Eric Heisserer disse anteriormente ao Collider que ele sempre teve um “plano de três temporadas” para Shadow and Bone, então esperemos que a Netflix ouça e renove o programa pelo menos mais uma vez. Nós realmente precisamos saber o que acontece a seguir e, devido a desvios na forma como esta temporada foi adaptada, os livros de Leigh Bardugo não serão particularmente úteis à frente, infelizmente.