PS Plus confirma que não adicionará o principal recurso do Xbox Game Pass

Continua após a publicidade..

PlayStation Plus e Xbox Game Pass são, em geral, dois serviços muito semelhantes em termos do que oferecem e da qualidade dos jogos que possuem. A maior diferença entre os dois é como cada serviço de assinatura aborda os jogos do primeiro dia. Todas as versões do Xbox Game Studios estão disponíveis no Xbox Game Pass no momento em que são lançadas. Isso significa que os próximos jogos como StarfieldAvowedFable e Hellblade 2 estarão disponíveis via Xbox Game Pass no lançamento. Pelo contrário, o PlayStation Plus não é reforçado com lançamentos do PlayStation no dia em que eles são lançados. Os próximos jogos do PlayStation, como Marvel’s Spider-Man 2Marathon e Helldivers, poderiam, e provavelmente serão, adicionados ao PlayStation Plus em algum momento, no futuro, mas não no lançamento ou mesmo perto do lançamento.

Muitos se perguntam se essa é uma estratégia permanente. Bem, nada é permanente neste negócio, mas parece que a PlayStation não tem planos de mudar essa abordagem. Na verdade, de acordo com o chefe do PlayStation, Jim Ryan, essa abordagem está funcionando e a Sony está feliz com isso.

“Estamos felizes com nossa estratégia”, disse Ryan em entrevista à Games Industry. “Colocar os jogos um pouco mais tarde no ciclo de vida significa que podemos alcançar mais clientes 12, 18, 24 meses após o lançamento. Estamos vendo os clientes ainda se empolgarem com esses jogos e entrarem. Para nós, isso está funcionando. Ocasionalmente, haverá uma oportunidade de investir em um dia-e-data como Stray e vamos pular naqueles quando eles entrarem. Mas para nós, deixar esses jogos [first-party] irem para a plataforma fora do serviço primeiro… Isso está funcionando e essa continuará sendo a nossa estratégia daqui para frente.”

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Claro, se um jogo custa US $ 70 e você perde até dois milhões de vendas de lançamento porque o jogo está disponível por meio de um serviço de assinatura, isso significa US $ 140 milhões em vendas. E isso só se vender dois milhões. Então, tem muito dinheiro em jogo. A questão é qual é o equilíbrio entre ganhar dinheiro com vendas de jogos e aumentar os números de assinaturas. No momento, não está claro qual abordagem está ganhando mais dinheiro. E, mais importante, não está claro qual abordagem vai acabar sendo melhor no longo prazo.