Não, Não Olhe: Veja o final explicado do filme

nope movie cast character guide main
nope movie cast character guide main
Continua após a publicidade..

Atenção: Este artigo contém grandes spoilers para Não, Não Olhe.

O novo filme de terror de Jordan Peele provou ser tão intrigante quanto os trailers sugeriram, com o final do Nope ( Não, Não Olhe) revelando vários mistérios em torno do que é o “Objeto” no filme, e por que parecia estar aterrorizando as pessoas enquanto também servia como uma atração turística. Não, Não Olhe estrela Daniel Kaluuya como OJ Haywood, o irmão de Keke Palmer’s Emerald Haywood, que ajuda a administrar um rancho de cavalos no deserto da Califórnia, que fornece cavalos para produções de cinema e TV. Steven Yeun interpreta Ricky ‘Jupe’ Park, um ex-ator infantil que virou dono de parque temático, enquanto Brandon Perea interpreta Angel, um funcionário da loja de tecnologia que se envolve na jornada selvagem de Haywood. Michael Wincott completa o elenco de Não, Não Olhe como um lendário cineasta chamado Antlers Holst, com Keith David fornecendo uma participação especial como o mais velho Haywood.

Não, Não Olhe de Peele está cheio de mistério e suspense, tudo girando em torno da aparência de um estranho “Objeto” que se supõe ser um OVNI desde o início. Após a morte prematura de seu pai, OJ e Emerald começaram a descobrir como manter seu rancho vivo, levando seus caminhos a se cruzarem com esse fenômeno. OJ começa a vender cavalos para Jupe, assim que ele tem seu primeiro encontro com o “Objeto”, desencadeando uma cadeia de eventos que são envoltos em mistério, revelações chocantes e flashbacks metafóricos que fazem Não, Não Olhe uma provocação cerebral cuidadosamente construída, bem como uma emocionante brincadeira de terror de ficção científica.

Continua após a publicidade..

O final de Não, Não Olhe tem The Haywoods, Angel e Antlers se unindo para capturar imagens do “Objeto”, que se torna um jogo emocionante de sobrevivência, bem como uma jornada metafórica que une tudo de maneiras sutis e não tão sutis. Há muito para desempacotar em torno do filme de terror incomum, com alguns deles sendo muito simples, e outros aspectos permanecendo mais ambíguos.

O que era o misterioso “objeto” em Não, Não Olhe e o que ele queria?

O que era o misterioso "objeto" em Não, Não Olhe e o que ele queria?

O OVNI (Objeto Voador Não Identificado) ou UAP (Fenômenos Aéreos Não Identificados) em Não, Não Olhe é na verdade um ser vivo, voador, alienígena, em vez de uma nave espacial real. Ele se parece e se move muito parecido com o OVNI , mas dá um novo significado a isso, pois essencialmente suga itens ligados à Terra, incluindo pessoas, animais e tudo ao seu redor, alimentando-se da carne e descartando o resto. O “objeto” é muito projetado como um ser predatório, que caça sua presa do céu, disfarçando-se entre as nuvens, observando e esperando para fazer seu movimento. O “objeto” em Não, Não Olhe simplesmente parece querer se alimentar, mas tem um interesse especial em OJ, Esmeralda e no rancho Haywood, como se parecesse ter encontrado uma presa mais digna para caçar – levando aos eventos do final do filme.

Por que o “Objeto” jogou coisas metálicas (e muito sangue)?

Não, Não Olhe: Veja o final explicado do filme

O “Objeto” no filme de terror de ficção científica Não, Não Olhe se alimenta de criaturas vivas, mas objetos inanimados (incluindo qualquer coisa metálica) provam ser ruins para sua digestão. Os objetos metálicos incluíam moedas, chaves e qualquer outra coisa que pudesse ser encontrada nos bolsos das vítimas humanas. Objetos que não podem ser digeridos parecem irritar o “objeto”, pois ele é afetado quando uma estátua de cavalo que ele tenta comer fica presa em sua boca. Embora pareça que o “objeto” digeriu a maioria de suas capturas, em um ponto ele derrama sangue na casa dos Haywoods, o que provavelmente é do grupo de pessoas que ele sugou da performance de Jupe. O sangue que derrama pode ser visto como uma maneira do objeto mostrar seu poder, ao mesmo tempo em que aterroriza sua presa (The Haywoods) mostrando que eles não têm chance contra ela,  e também sugere que ele não usa o sangue de suas vítimas para sobreviver.

Por que o objeto matou algumas pessoas e não matou outras em Não, Não Olhe?

Não, Não Olhe: Veja o final explicado do filme

O alienígena em Não, Não Olhe é um predador natural e, portanto, responde com emoção até certo ponto, principalmente se for desafiado. No início do filme, OJ avisa as pessoas em um set de Hollywood para não olhar seu cavalo nos olhos, pois isso o intimida e faz com que ele ataque. O “Objeto” opera de forma semelhante, um ser de força de vontade que responde com raiva quando percebe que está sendo ameaçado. A este respeito, tudo se resume ao contato visual ou ser observado, fazendo com que o “objeto” ataque, e é por isso que sugou Jupe e seu público. Isso poupou OJ em várias ocasiões, pois ele aplicou a mesma técnica que fez com seus cavalos, que é manter os olhos baixos e distantes, mostrando que ele não é uma ameaça. Também serve de metáfora para Não, Não Olhe, provando que quem não consegue tirar os olhos do espetáculo acaba perdendo de vista o perigo em que está, se preocupando mais em se divertir do que em estar vivo.

Qual é o significado de Gordy, o chimpanzé e jupe?

Não, Não Olhe: Veja o final explicado do filme

É revelado em Não, Não Olhe (que não está conectado a Corra ou Nós) que Jupe era um ator infantil que estrelou vários seriados – incluindo Gordy’s House, um programa sobre uma família que vive com um chimpanzé de estimação chamado Gordy. Jupe testemunha um incidente em que Gordy enlouquece depois que um balão estoura no set, matando e mutilando o elenco na cena. Gordy está coberto de sangue e retorna para aterrorizar as co-estrelas abatidas várias vezes, enquanto Jupe se esconde debaixo de uma mesa. Gordy finalmente vê Jupe e se aproxima dele, mas em vez de atacar, ele estende a pata para um soco, algo que ele foi treinado para fazer no programa. Gordy é então baleado e morto pelas autoridades. Jupe cresceria com um senso de arrogância sobre sua sobrevivência, administrando um parque temático de estilo ocidental no deserto, enquanto abrigava secretamente um santuário para sua experiência no programa. Quando Jupe descobre o “objeto”, ele pensa que pode controlá-lo e torná-lo um novo espetáculo para seu show (já que ele sobreviveu ao ataque sangrento de Gordy), comprando cavalos de OJ e “sacrificando-os” ao “objeto” para que ele apareça, essencialmente treinando-o. O pai de OJ diz em um flashback:

“Alguns animais simplesmente não querem ser domados”,

o que se torna um tema central em Não, Não Olhe, seja relacionado a Gordy, cavalos, o “objeto”, ou a própria humanidade.

Qual era o plano no final em Não, Não Olhe e OJ sobreviveu?

O plano original dos protagonistas do Não, Não Olhe terminando uma vez que o desejo do “objeto” (alimentar-se) é descoberto é simplesmente obter um vídeo em alta resolução para vender para as redes e ganhar algum dinheiro. Mesmo quando OJ de Daniel Kaluuya e Palmer’s Emerald descobrem que o “objeto” é uma criatura real, eles ainda têm o objetivo de capturar imagens, chamando um diretor de fotografia de verdade (Wincott) para ajudar. O objetivo é atraí-lo para obter as imagens, o que por sua vez os tornaria ricos e alertaria o mundo sobre o que é, instigando o que acabaria se tornando uma resposta massiva à sua presença e possivelmente afugentando-o. É um plano baseado na ganância, ao invés do objetivo de matar o “objeto”, que eventualmente se transforma em uma luta pela sobrevivência que eventualmente o destrói.

Quando OJ parece se sacrificar para ajudar Emerald a escapar, ela solta um balão cheio de gás que o “objeto” tenta comer, explodindo em vez disso. O tempo todo, Emerald está tirando fotos, ainda na esperança de capturar aquela foto lucrativa. Depois que o “objeto” é derrotado e a poeira começa a baixar, Emerald vê OJ de Kaluuya em cima de seu cavalo, Lucky, mostrando que ele sobreviveu à tentativa de atraí-lo. No entanto, é perfeitamente possível que Emerald esteja alucinando, assim como OJ havia alucinado anteriormente, lembrando momentos com seu pai que foi visto como se estivesse realmente lá. Em última análise, depende do espectador, se ele acredita que o que vê é verdade (OJ vivo e em cima de seu cavalo), ou toma isso como uma visão de algum tipo. De qualquer forma, é a última cena do Não, Não Olhe terminando antes dos créditos, então nenhuma explicação adicional é dada, o que significa que pode facilmente permanecer ambíguo.

Continua após a publicidade..

Qual é o verdadeiro significado do final de Não, Não Olhe?

Qual é o verdadeiro significado do final de Não, Não Olhe

Jupe se refere ao “objeto” em Não, Não Olhe como “The Viewers”, que serve como outra metáfora no filme, pois ele está atraindo “espectadores” para seu espetáculo. O espectador quer se alimentar e continuará voltando para mais, desde que haja algo para manter sua atenção. Ele fala da sede do público de ser alimentado, bem como da obsessão da humanidade em fazer uso de algo que aparentemente pode ser domado, sem nunca considerar que talvez não deva (ou não possa ser). Desde que sirva ao seu propósito – seja um chimpanzé em um programa de TV, um cavalo em um filme ou uma forma de vida alienígena fazendo um show para um público,  Não, Não Olhe destaca a arrogância em usar seres vivos para alimentar nosso entretenimento, , animal ou alienígena, e pergunta se vale a pena o risco e o sacrifício, especialmente no final. No filme, o preço final é a morte, e é um preço que muitos pagam para se divertir com algo que não podem controlar, em vez de se perguntarem se essa é realmente a decisão certa.

 

Não, Não Olhe esta atualmente em exibição nos cinemas nacionais