Nota do editor: O texto a seguir contém spoilers da 4ª temporada Parte 2 de Manifest.
Cinco anos e meio depois que seu avião fora de época pousou em Nova York, os passageiros – liderados por Ben Stone (Josh Dallas), Michaela Stone (Melissa Roxburgh) e Saanvi Bahl (Parveen Kaur) – são finalmente forçados a enfrentar sua inevitável data de morte no final da 4ª temporada de Manifest, parte 2 da Netflix. Eles perderam aqueles mais próximos a eles, incluindo os cônjuges dos Stones, Grace (Athena Karkanis) e Zeke (Matt Long), foram vilanizados e aprisionados, e seguiram seus chamados divinos sempre que possível.
Como eles aprenderam ao longo da série, os passageiros serão julgados juntos pela Consciência Divina, e eles estão incrivelmente inseguros sobre se fizeram o suficiente para sobreviver a esse longo e infernal teste. Ter Cal (Ty Doran) e sua safira ao seu lado certamente mudou as coisas, mas com Angelina (Holly Taylor) e vários dos outros passageiros ainda cometendo ativamente atos horríveis, eles fizeram o suficiente para inclinar a balança a seu favor? Vamos quebrar esse final de série inacreditável e de cair o queixo.
A data da morte finalmente chega na 4ª temporada de ‘Manifest’ Parte 2
Na manhã seguinte ao sacrifício de Cal, Michaela, Ben, Saanvi e TJ (Garrett Wareing) acordam sem conseguir respirar, segurando seus peitos. Enquanto Eden, Olive e TJ vagam pela floresta, eles se deparam com um petrógrafo. A inscrição embaixo, que é obviamente destinada aos passageiros, foi obscurecida por uma “Classe de 1999” esculpida sobre o original. Sabendo que eles estavam aqui antes enquanto sua mãe tirava fotos, o grupo espera que essas fotos possam conter a resposta. Assim, após as despedidas finais, Olive, Eden, Jared e Drea voltam para casa – anteriormente assumidos por Angelina – para encontrar as fotos guardadas no sótão. Quando Jared (J.R. Ramirez) e Drea (Ellen Tamaki) chegam para limpar a casa, Angelina e seus seguidores se foram.
Onde eles estão? Eles se arrumaram em uma van e estão a caminho de algum lugar, embora Adrian (Jared Grimes) e Eagan (Ali Lopez-Sohaili) parem para mexer em sua van e paralisar sua viagem. Para enfatizar a desgraça iminente, Drea e Saanvi (separadamente) ouvem uma reportagem sobre vulcões aparecendo em todo o mundo, ativos e prontos para entrar em erupção com pouca antecedência. As peças estão todas juntas. Portanto, não é surpresa que o restante dos passageiros, sem a tripulação de Angelina, se reúna na montanha depois de testemunhar o farol de safira de Cal.
É hora de julgar os passageiros
Os passageiros passam o dia juntos, mostrando como se tornaram uma família depois de passar pelas circunstâncias mais terríveis e inesperadas. Quando a noite cai, eles se preparam para o fim de sua “jornada torturada e transformadora de vidas”. O discurso esperançoso de Ben é interrompido por um tremor que faz com que a fissura onde Saanvi depositou o fragmento da arca reabra. Eles observam como, sob a rocha derretida, o infame avião do voo 828 sobe. Instantaneamente, eles sabem que Cal é responsável, enviando-lhes uma mensagem sobre como proceder. Finalmente, para enfrentar seu julgamento, em sua versão da balança, os passageiros começam a embarcar no avião mais uma vez.
Enquanto isso, de volta à casa, Drea, Olive e Jared vasculham fotos de pássaros tentando encontrar a inscrição na rocha. Felizmente, a avó de Olive era bastante adepta da organização, separando e nomeando suas fotos com base na espécie de pássaro. Quando eles listam as coleções restantes, uma chama a atenção de Olive: o drake prateado. Drake é outro termo para um dragão, e Al-Zuras descreveu o avião como o dragão de prata em seus escritos. Realmente está tudo conectado. Rapidamente, eles encontram a inscrição, que diz: “O perdão ilumina o coração PIXLAZ”. Isso traz uma lição de mitologia de Olive, que explica que alguns acreditam que os corações estão sendo pesados contra uma pena, não o bem contra o mal. Iluminar seus corações é tão importante quanto as boas ações que fizeram ao longo dos últimos cinco anos e meio.
Mas, o que significa a parte final da inscrição? “AZ” significa Al-Zuras, mas o resto do quebra-cabeça envia Olive olhando através das imagens que eles coletaram em suas pesquisas nos últimos anos. Quando ela pega o diário de Al-Zura, eles descobrem que o “P” significa página, enquanto “IXL” é o número da página. Quando Olive encontra a página, é a foto de Ben carregando Olive para fora do fogo na segunda temporada. Só que se nunca fosse Olive no desenho? De repente, Olive sabe a resposta – isso é sobre Angelina. O desenho é de Ben carregando Angelina. Para sobreviver, ele tem que perdoar Angelina por matar Grace. Sem ouvir o apelo de Olive, ele fará a escolha certa e perdoará Angelina? Ou ele vai afundar o bote salva-vidas de uma vez por todas? Infelizmente, Olive não pode se preocupar muito quando Drea entra em trabalho de parto e Eden precisa de seu conforto enquanto o mundo balança ao seu redor.
Angeline vai estragar tudo mais uma vez?
De volta à montanha, Ben, Mick e Saanvi ainda estão ajudando os passageiros a embarcar. No entanto, Angeline não está tão interessada nisso quando chega. Seu capanga Paul (Kerry Malloy) dispara um tiro de advertência no ar, fazendo com que todos parem. Angelina exige que todos desembarquem de sua arca, que ela acredita ter sido enviada apenas para ela e seus seguidores sobreviverem ao dia do julgamento, assim como Noé uma vez fez. Angeline não fica satisfeita quando eles não a ouvem e continuam embarcando. Ela orienta seu rebanho a embarcar, enquanto Paul e sua arma ficam ao seu lado enquanto ela tenta exigir que os outros desembarquem imediatamente.
Com todos a bordo, Angeline ameaça usar seus poderes de safira para forçar todos a sair, mas a luz mística da safira pisca e queima, deixando Angelina impotente. Mick aproveita a oportunidade para convencer Paul a embarcar. Em seguida, Angeline pega a arma e aponta para eles, impedindo que os três embarquem. Quando um tremor acontece, ela tropeça e é derrubada. No entanto, enquanto descia, ela acidentalmente dispara a arma, atirando em Saanvi no antebraço. Com Angelina temporariamente fora da comissão, Saanvi embarca no avião, enquanto Bethany (Mugga) diz a Mick que Amuta (Leajata Amara Robinson) precisa dela na cabine. Agora, é só Ben e Angelina.
Ben pega a arma e aponta para Angeline, gritando sobre como ela tirou tudo dele. Angelina responde com mais bobagens de “Chosen One”, explicando como ela conhece a perda melhor do que ninguém. Mais uma vez, Ben tenta convencê-la de que ela não é diferente de nenhum dos outros passageiros, mas ela se recusa a acreditar, explicando que Deus lhe concedeu a safira. Ben percebe que é sobre como alguém usa seu poder, abaixando a arma e, finalmente, permitindo que Angeline lide matando Grace. Ela explica que nunca teve a intenção de fazê-lo e não há um dia em que ela não se arrependa, mas a conversa deles é interrompida. O tempo está se esgotando, e há uma explosão de lava nas proximidades, que derruba os dois de volta. Ben está completamente bem, mas Angeline tem um ferimento na cabeça e seu rosto está coberto de sangue. Ela diz a Ben para deixá-la antes que ele a levante, inconsciente, e a leve para o avião.
As Escalas de Julgamento
Com todos a bordo, Mick toma seu lugar no cockpit enquanto a lava endurece para criar uma pista. É hora de colocar o avião no céu. Quando eles estão no ar, Mick deixa o cockpit quando a emergência começa. Alguns são incapazes de respirar, tremendo incontrolavelmente e enfrentando as mortes que teriam experimentado se o avião não tivesse sido submetido ao brilho. Nada pode prepará-los para o que está por vir. Obviamente experimentando algo pior do que os outros, rachaduras ardentes surgem na pele de Paulo, e ele grita antes de entrar em combustão, deixando apenas cinzas para trás em seu assento. Agora, o pânico segue. Randall (Christopher Piccione) é o próximo, então as rachaduras começam a aparecer no braço de Saanvi. Mais seis passageiros morrem quando Angelina acorda e Autumn (Shirley Rumierk) explica que eles estão morrendo. Sabendo que Paul se foi, Autumn começa a se voltar contra Angelina, enquanto Angelina deve encarar que talvez ela estivesse errada sobre tudo. Então, as rachaduras começam no outono e ela entra em combustão na frente de Angelina.
Em seguida, é a vez de Adrian. No entanto, Eagan implora para que a Consciência Divina poupe Adriano, pois ele é um homem bom, oferecendo-se em seu lugar. As rachaduras em Adrian desaparecem e começam a se formar em Eagan. Enquanto assume suas más ações e egoísmo, Eagan é poupado. Enquanto isso, o mesmo está acontecendo com Saanvi. Ela acha que merece porque matou a Major (Elizabeth Marvel), mas Ben implora para que ela se lembre que foi um acidente, e ela salvou tantos outros, e Saanvi é poupada também. Finalmente, é a vez de Angelina enfrentar o julgamento sobre seus muitos atos terríveis. Ela implora para que o Senhor a poupe, que ela não entendeu, mas Ben assiste enquanto Angelina entra em combustão – de uma maneira que parece pior e mais poderosa do que as outras experimentadas, em boa medida.
Mas não acabou. A escuridão dos maus passageiros sai de Angelina antes de se combinar com as outras, criando uma espécie de ceifador sombrio para replicar o que aconteceu com os Meth Heads. No entanto, os passageiros não vão tranquilamente. Eles se unem, lutando enquanto Mick e Ben contam um pouco do bem que fizeram e os horrores que viveram nos últimos cinco anos e meio. A cada comentário, os passageiros ficam mais fortes, reunindo-se atrás dos co-capitães do bote salva-vidas até que os espíritos malignos desapareçam completamente. Quando olham pela janela, o apocalipse terminou. Os passageiros salvaram o mundo. E agora?