ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS PARA LUTHER – O CAIR DA NOITE
Idris Elba está de volta quando John Luther retorna no novo filme da Netflix, Luther: O Cair Da Noite – e pode ser o caso mais sombrio de todos.
O novo filme começa com Luther sendo preso por suas ações durante a série final do programa da BBC. No entanto, não demora muito para que ele decida sair para pegar David Robey (Andy Serkis), um terrível assassino em série que aterroriza Londres.
Tudo leva a um final tenso que ocorre fora de Londres (chocante para Luther, sabemos), e um clímax aberto que configura uma sequência em potencial e pode deixar você se perguntando o que tudo isso significa.
Então, vamos nos aprofundar no final de Luther: No Cair Da Noite para explicar tudo. Grandes spoilers à frente se você ainda não viu o filme.
Em uma reviravolta no estilo Blofeld, Luther: No Cair Da Noite revela que Robey foi o grande responsável por Luther ser preso em primeiro lugar. Luther estava perto de rastrear um adolescente que Robey havia sequestrado, então ele vazou um dossiê dos crimes de Luther para a mídia.
Incapaz de deixá-lo lá, Robey provocou Luther enquanto ele estava atrás das grades, o que, em retrospectiva, foi uma decisão terrível. Depois de um quase acidente em Piccadilly Circus, Luther rastreia Robey até sua fortaleza gelada em algum lugar perto da Noruega.
Luther está a reboque com sua substituta, DCI Odette Raine (Cynthia Erivo), que está tentando salvar sua filha sequestrada. Robey pensou que poderia usar a filha dela para fazer Raine matar Luther, mas eles apenas se uniram.
Robey tem a vantagem por um tempo, fazendo-os participar de sua distorcida Sala Vermelha (basicamente, um site online onde as pessoas podem assistir outras pessoas sendo torturadas). Luther se recusa a jogar bola e, eventualmente, persegue Robey no gelo, onde há uma luta fria na água e Robey se afoga.
Enquanto isso está acontecendo, de volta à Sala Vermelha, Raine consegue salvar sua filha, enquanto Luther de alguma forma usa o telefone de Robey sob o gelo para destrancar a sala e os dois escaparem.
Martin Schenk (Dermot Crowley) – que estava ajudando a rastrear Luther – chega bem a tempo de salvar Luther encontrando o mesmo destino de Robey sob o gelo, e tudo parece um final feliz. Claro, Luther foi muito espancado e esfaqueado por Raine (parte do jogo Red Room de Robey), mas ele está bem.
Claro, ainda há a questão incômoda de Luther ter fugido da prisão para capturar/matar Robey. Não importa quantos assassinos em série você pare, até Luther tem que pagar por uma fuga da prisão – ou tem?
Luther – O Cair Da Noite final explicou: Quem é o Chefe?
Depois de ser preso, Luther foi levado de avião de volta a Londres para ser tratado de seus ferimentos. Ele acorda um tempo indeterminado depois em um esconderijo do governo, onde é saudado por Schenk.
O reencontro acontece bem a tempo de um comboio de carros misteriosos chegar e nem Schenk sabe quem eles são. “Acho que você não vai voltar para a prisão”, diz ele a Luther, antes de sugerir que eles podem estar lá para uma “oferta de emprego”.
Luther conhece Tim Cranfield ( Guy Williams ), que elogia Luther pelo trabalho que fez para impedir Robey. Cranfield então diz a Luther que “o chefe gostaria de uma palavra” e gesticula para que Luther entre em um dos carros.
E isso é tudo que temos por enquanto. Luther parece concordar com isso, mas quem ele vai encontrar? É uma suposição justa dizer que, como ele não é mais policial, Luther pode ter arrumado um novo emprego como agente secreto ou espião.
Idris Elba tem falado sobre transformar Luther em uma série de filmes em andamento como James Bond, então que maneira melhor do que dar a ele uma licença para matar? Luther já basicamente faz o que quer ao rastrear assassinos em série (e ele é muito bom nisso), então faria sentido torná-lo oficial.
Pode até ser que, para o público em geral, Luther morreu durante a caçada a Robey. Como ouvimos na TV antes de Luther acordar na casa segura, “acredita-se que ele tenha sofrido ferimentos com risco de vida”, então fingir sua morte é potencialmente um passo fácil.
Provavelmente veremos exatamente qual é o trabalho se conseguirmos uma sequência de Luther ou se ele decidir simplesmente recusá-la. No entanto, a série terá que contornar o fato de que ele não é mais um policial, então seguir a rota do agente secreto/espião faz sentido.
Contanto que ele use seu sobretudo, imaginamos que Luther estará em jogo.
Luther: O Cair Da Noite está disponível para assistir agora na Netflix.