Não houve muitas notícias sobre Jumanji 4, mas há razões compreensíveis para isso. A série de filmes de aventura Jumanji se tornou um dos retornos de franquia mais inesperadamente bem-sucedidos de todos os tempos com o lançamento de Jumanji: Bem-vindo à Selva em 2017. Apesar de ter sido lançado 22 anos após o Jumanji original liderado por Robin Williams, Bem-vindo à Selva foi um sucesso de bilheteria no final de 2017, seguido em 2019 por Jumanji: Próxima Fase.
As sequências de Jumanji reformularam a premissa de um jogo de tabuleiro soltando animais da selva em uma cidade da Nova Inglaterra para um quarteto de adolescentes sendo puxados para Jumanji depois que o jogo se transforma em um videogame. Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black e Karen Gillan interpretam os avatares do jogo que os quatro heróis Spencer (Alex Wolf), Fridge (Ser’Darius Blain), Bethany (Madison Iseman) e Martha (Morgan Turner) assumem em Bem vindo a Selva e Próxima Fase, ambos sabiamente desconsideraram o livro Jumanji e o primeiro filme. Apesar do final cliffhanger de próxima Fase, não houve notícias muito claras sobre quando Jumanji 4 será lançado.
Embora Jumanji 4 tenha sido confirmado após o lançamento de Próxima Fase, as razões por trás do atraso da sequência em começar não são nada fora do comum para grandes franquias de sustentação. O envolvimento de Dwayne Johnson como Smolder Bravestone (além de atuar como produtor nas sequências de Jumanji), em particular, ajuda a colocar o longo período de desenvolvimento de Jumanji 4 em um contexto melhor. Aqui estão as razões por trás dos atrasos de Jumanji 4 e como eles podem ser contornados caso surja a necessidade de fazê-lo.
Atrasos na produção de Jumanji 4 explicados
Os atrasos de Jumanji 4 podem ser atribuídos aos horários tanto do diretor Jake Kasdan quanto do elenco, particularmente da estrela da franquia de Jumanji, Dwayne Johnson. Depois de Jumanji: Próxima Fase, o próximo filme de Kasdan como diretor é Red One, que deve ser lançado durante a temporada de férias de 2023 e ao qual Johnson também está ligado. Como diretor das sequências de Red One e Jumanji, Kasdan continua comprometido com a popular série Jumanji, mas Red One precisará ser concluído para que Kasdan comece em Jumanji 4.
Enquanto isso, Dwayne Johnson é notoriamente uma das pessoas mais ocupadas da indústria cinematográfica, e seu trabalho no DCEU se tornou seu grande foco nos últimos anos. O projeto de estimação de Johnson, Adão Negro, não apenas apresenta a Sociedade da Justiça da América, mas seu objetivo também é, eventualmente, estabelecer um confronto com o Superman de Henry Cavill. Com Red One, Adão Negro e seus potenciais spin-offs (a Seven Bucks Productions de Johnson também é uma empresa de co-produção em Adão Negro), e a crescente série de aventuras de Johnson em Jungle Cruise 2, o agendamento para Jumanji 4 é o outro grande desafio para a sequência.
Como Jumanji 4 poderia trabalhar em torno da agenda ocupada de The Rock
Embora a propensão acima mencionada de Johnson para lidar com vários projetos ao mesmo tempo seja bem conhecida, seus planos relacionados ao Adão Negro podem se tornar seu foco principal, mas há uma maneira de acomodar isso caso Johnson não consiga retornar totalmente para Jumanji 4. O final de Jumanji: Próxima Fase vê o jogo involuntariamente aberto por um reparador, fazendo com que os animais de Jumanji sejam libertados no mundo. Isso configura Jumanji 4 como um retrocesso para a história do Jumanji original e também cria uma situação em que os personagens do jogo podem ser mais compartimentados em seus papéis dentro da narrativa.
Com os quatro jovens protagonistas das sequências de Jumanji aparentemente tendo que completar o jogo no mundo real servindo como a história esperada de Jumanji 4, eles provavelmente não assumirão seus avatares de videogame como fizeram anteriormente, ou pelo menos não da mesma forma e extensão. Os personagens de videogame que Spencer, Fridge, Bethany e Martha habitavam anteriormente poderiam ser usados mais como opções de backup em como eles retornam os personagens de Jumanji e a vida selvagem de volta ao jogo. Seja mostrando-os como parceiros ou por meio de algum mecanismo do mundo real, permitindo que os quatro se tornem seus eus de videogame novamente, isso também pode ser usado como uma maneira de manter o papel de Smolder Bravestone como mais uma recompensa climática caso o cronograma geral de Johnson e os compromissos de Adão Negro o impeçam de aparecer em Jumanji 4 com o mesmo destaque que ele fez anteriormente na série. Com as possibilidades de Bravestone estar totalmente presente, chegando como um aliado heroico no ato final, ou mesmo o papel de Bravestone ser semelhante à narrativa de dobra de cinema de Last Action Hero poderia dar à sequência algumas boas opções para que Bravestone de Johnson estivesse presente, mas em um papel menor para Jumanji 4.