Os filmes mais esperados de 2023

Você sabe quais são os filmes mais esperados de 2023?

2022 foi um grande ano para os filmes, mas 2023 vai absolutamente dar-lhe uma corrida pelo seu dinheiro. De comédias como Bottoms a dramas como Killers of the Flower Moon, filmes de terror como A Freira 2 a filmes de ação como The Marvels, há grandes coisas para esperar em todos os gêneros. E isso sem falar em sequências como Duna: Parte 2 e prequels como Jogos Vorazes: A Balada dos Pássaros e das Serpentes. Até o final de 2023, com essa programação e tudo mais saindo ao longo do ano, podemos estar olhando para 2023 como um dos grandes anos do cinema. Aqui estão os filmes que sairão em 2023 para se empolgar.

Red, White & Royal Blue (11 de Agosto)

Duração: 1 h 58 min | Gênero: Comédia, Romance | Diretor: Matthew López

Elenco: Uma Thurman, Nicholas Galitzine, Taylor Zakhar Perez

Baseado no Casey McQuiston de mesmo nome, Red, White e Royal Blue é um romance queer sobre dois amantes cruzados de estrelas de lados opostos da lagoa. O filme é estrelado por Taylor Zakhar Perez (A Barraca do Beijo 2) como o filho do presidente dos EUA e Nicholas Galitzine (Handsome Devil) como um príncipe britânico, enquanto os dois causam um rebuliço em um casamento real e secretamente se apaixonam ao longo de sua turnê de desculpas. Perez e Galitzine são um contraste maravilhoso um com o outro e fazem deste conto de inimigos para amantes um delicioso passeio através de um tropo rom-com clássico. Honestamente, os espectadores terão dificuldade em não enviá-los desde o início.

Gran Turismo (11 de agosto)

Gran Turismo 11 de agosto 1024x512

Diretor: Neill Blomkamp

Elenco: David Harbour, Archie Madekwe, Darren Barnet, Thomas Kretschmann, Djimon Hounsou e Orlando Bloom

Em um ano repleto de adaptações de videogames, Gran Turismo pode ser o jogo mais surpreendente a receber uma adaptação para o cinema em 2023. Esta popular série de corridas chega às telonas como uma história de um piloto adolescente (Archie Madekwe, de See) tentando se tornar um piloto de carros de corrida, com a ajuda de seu treinador, interpretado por David Harbour. Provavelmente podemos supor, com base no jogo, que Gran Turismo mostrará a extensão da carreira deste piloto, desde corridas de baixo nível até grandes competições. Isso parece estranho para os fãs dos jogos, mas este pode ser apenas um bom filme de corrida.

Besouro Azul (18 de agosto)

Besouro Azul 18 de agosto 1024x512

Diretor: Anjo Manuel Soto

Lançar: Xolo Maridueña, Bruna Marquezine, Belissa Escobedo, George Lopez, Adriana Barraza, Raoul Trujillo e Susan Sarandon

Um dos poucos projetos da DC aparentemente recuperados da recente reestruturação é o primeiro longa de super-heróis liderado pela Latinx, Besouro Azul. Os fãs do Jovem Titã podem exalar porque a decisão de mover o filme – originalmente planejado como um lançamento exclusivo da HBO Max – para as telonas pode ter salvado Jaime Reyes, também conhecido como Besouro Azul, de Xolo Maridueña. Embora muitos detalhes da trama estejam sendo mantidos em segredo, sabemos que Susan Sarandon está interpretando a antagonista, Victoria Kord (com possíveis laços com o antecessor de Jaime, Ted Kord?), o filme é filmado em espanhol com legendas em inglês, e que o único, Harvey Guillén está desempenhando um papel misterioso e não revelado. Também sabemos que mal podemos esperar pela grande revelação do traje superpoderoso completo do Besouro Azul.

Ruim Pra Cachorro (18 de agosto)

Ruim Pra Cachorro 1024x512

Diretor: Josh Greenbaum

Lançar: Will Ferrell, Jamie Foxx, Will Forte, Isla Fisher, Parque Randall

O diretor de Barb & Star Go to Vista Del Mar, co-criador de American Vandal, e Phil Lord e Chris Miller se uniram para nos agraciar com uma comédia live-action com classificação R centrada em cães falantes. Em outras palavras, Hollywood leu minha mente e fez um filme que parece feito especificamente para mim. Ruim Pra Cachorro (Strays) acompanha Reggie (Will Ferrell), um cachorro que foi abandonado por seu dono sem coração (Will Forte) que se une a um grupo de vira-latas, liderados por um cachorro dublado por Jamie Foxx, para se vingar.

Comédias com classificação R construídas em torno de um truque podem ser muito acertadas ou perdidas, eu amei os dois filmes de Seth Macfarlane Ted e Good Boys, mas não posso dizer o mesmo para Sausage Party The Happytime Murders. Dito isso, com a quantidade de talento por trás de Strays, e um conjunto de personagens que presumo serem principalmente cães adoráveis, não posso deixar de ficar animado com isso.

Bottoms (25 de agosto)

Duração: 1 h 32 min | Gênero: Comédia | Diretor: Emma Seligman

Elenco: Rachel Sennott, Ayo Edebiri, Havana Rose Liu, Kaia Gerber

Bottoms parece a melhor comédia adolescente desde Superbad, e estamos aqui para isso. Estrelado por Ayo Edebiri (O Urso) e Rachel Sennott (Shiva Baby), que também co-escreveram o roteiro, o filme acompanha alunos do ensino médio cansados de sofrer bullying – então eles começam um clube de luta para revidar e marcar mulheres quentes. É raro que tenhamos um filme sobre personagens queer que os deixe ser bagunçados e selvagens e não se concentre em uma história ou romance cheio de vergonha – muito menos em um conto sangrento, cheio de tesão e cheio de punhos onde os azarões aprendem que têm mais mordida do que pensavam.

A Freira 2 (8 de setembro)

A Freira 2 8 de setembro 1024x512

Diretor: Miguel Chaves

Lançar: Tempestade Reid, Taissa Farmiga e Anna Popplewell

Com oito filmes ambientados dentro dessa franquia de terror, Invocação do Mal é uma das franquias de maior sucesso da história do cinema. E com pelo menos mais dois filmes a caminho, deve ficar ainda maior. Taissa Farmiga deve retornar como a irmã Irene enquanto enfrenta demônios e monstros ao lado da novata Storm Reid. Embora pouco se saiba atualmente sobre a trama da próxima sequência, o primeiro filme serviu como uma história de origem para Valak, o principal vilão de Invocação do Mal 2. Os filmes da Freira se passam cerca de duas décadas antes dos filmes principais de Invocação do Mal, mas com Farmiga e sua irmã mais velha Vera Farmiga liderando os dois braços da franquia, muitos fãs esperam que a próxima sequência explore ainda mais uma conexão mais profunda entre as duas histórias.

Dumb Money (22 de setembro)

Diretor: Craig Gillespie

Lançar: Paul Dano, Sebastian Stan, Seth Rogen e Pete Davidson

Dumb Money é apresentado para ser um dos filmes mais estranhos e selvagens de 2023 se eles forem capazes de capturar o caos que entrou na história rasgada das manchetes da tentativa alimentada pelo Reddit de apertar a GameStop em 20221. Sim, o r/WallStreetBets mudou o jogo há apenas um ano. Baseado no best-seller de Ben MezrichA Rede Antissocial, com roteiro adaptado por Rebecca Angelo e Lauren Schuker BlumDumb Money, de Craig Gillespie, tem um elenco insano que combina com a insanidade do short squeeze. Sebastian StanPeter DavidsonSeth Rogen e Paul Dano foram os primeiros quartetos temíveis a se juntar ao elenco, antes de se juntarem a Shailene WoodleyAmerica FerreraAnthony RamosNick Offerman e Vincent D’Onofrio para realmente provar que Dumb Money tem uma das melhores listas de elenco do ano. Embora o filme possa não se tornar a próxima rede social, ele definitivamente tem potencial para ser um dos filmes mais comentados no próximo ano. Entre o elenco e a curiosidade mórbida que joga para qualquer coisa ser puxada da estranha teia selvagem – é uma receita para algum tipo de sucesso.

The Creator (29 de setembro)

The Creator 29 de setembro 1024x512

Diretor: Gareth Edwards

Lançar: John David Washington, Gemma Chan, Ralph Ineson, Allison Janney e Ken Watanabe

Já se passaram sete anos desde o último filme de Gareth Edwards, o spin-off de Star WarsRogue One, mas o roteirista e diretor finalmente retornou com o filme de ficção científica O Criador. Não se sabe muito mais sobre o mais recente de Edwards, exceto seu elenco inclui John David WashingtonAllison JanneyGemma ChanKen WatanabeRalph Ineson e a estrela da música country Sturgill Simpson. Depois de jogar nos mundos de Godzilla e Star Wars em seus últimos filmes, será emocionante ver o que Edwards faz neste conceito supostamente original.

Assassinos da Lua das Flores (6 de outubro)

Diretor: Martín Scorsese

Lançar: Leonard DiCaprio, Robert De Niro, Jesse Plemons, Lily Gladstone e Brendan Fraser

Neste ponto, quase parece que Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon) pode nunca sair, mas talvez isso seja mais um sinal de nossa empolgação com este. O último filme de Martin Scorsese segue o livro homônimo de David Grann sobre uma série de assassinatos em Oklahoma dos anos 1920. Enquanto Scorsese trabalhou com Leonardo DiCaprio trabalhou com Scorsese seis vezes, e Robert De Niro trabalhou com Scorsese dez vezes, esta é a primeira vez que Scorsese está trabalhando com ambos os atores no mesmo filme. Um mistério de assassinato de Scorsese estrelado por dois atores que não fizeram nada além de um ótimo trabalho com o diretor, Killers of the Flower Moon, se finalmente for lançado, parece que estará na disputa pelo melhor filme de 2023

O Exorcista: O Devoto (13 de outubro)

O Exorcista O Devoto 13 de outubro 1024x512

Diretor: David Gordon Verde

Lançar: Leslie Odom Jr. e Ellen Burstyn

Realmente não há melhor filme de terror do que O Exorcista. (Se você discorda e sente a necessidade de lutar comigo, venha me encontrar nos infames passos filmados no campus da George University agora.) Mas quando foi anunciado, durante o verão de 2020, que o icônico filme de terror de 1973 ganharia uma sequência que pegaria os eventos do primeiro filme, era possível ouvir as exclamações entre os fãs – alguns animados, outros apreensivos, já que as sequências raramente vão bem. Mas com este sendo dirigido pelo diretor David Gordon Green, dos novos filmes de Halloween e produzido pela Blumhouse, você pode ter um pouco de fé em ver como esses dois trabalham mais do que Pazuzu para irritar a nostalgia. Com o novo filme lançado no verão de 2023, o filme Exorcista sem título estrela um dos melhores atores da nossa geração em Leslie Odom Jr., como um pai desesperado para encontrar respostas para ajudar sua filha possuída. Através de sua jornada em livrar a entidade demoníaca que toma conta de seu filho, ele vai em busca de alguém que teve uma experiência semelhante com Ellen Burstyn reprisando seu papel como Chris MacNeil. Embora não seja certo se Linda Blair voltará como Regan, podemos contar com Ellen Burstyn para trazer uma dose desse charme assustador de outrora. Com o filme programado para ser lançado por volta do Halloween 2023, você pode apostar que estaremos com tudo no retorno da franquia. Exploda aquela fonte grande e gótica e aqueles sinos tubulares!

Jogos Mortais 10 – Jogos Mortais X (27 de outubro)

Jogos Mortais 10 Jogos Mortais X 27 de outubro 1024x578

Diretor: Kevin Greutert

Lançar: Tobin Bell, Synnøve Macody Lund, Steven Brand e Michael Beach

Para a comunidade do terror, outubro não pode chegar rápido o suficiente. Enquanto 2022 nos deu um novo Hellraiser e o fim de uma era com Halloween Ends de David Gordon Green, 2023 está retornando ao universo Jigsaw da Lionsgate e da Twisted Pictures em Jogos Mortais X. Para os fãs de longa data da franquia, este próximo filme será divertido com Tobin Bell retornando como o próprio mestre do jogo, John Kramer, e Shawnee Smith supostamente reprisando seu papel como a protegida fracassada de Kramer, Amanda Young (de alguma forma). Desde a primeira introdução de James Wan a Jigsaw há quase duas décadas, a franquia deu uma série de saltos criativos, de Jogos Mortais 3D (whomp whomp) a Spiral de 2021, estrelado por Chris Rock Samuel L. Jackson, e a Lionsgate nos garante que Saw X está retornando às armadilhas familiares com um mistério divertido em seu sangrento coração batendo

Five Nights at Freddie’s (27 de outubro)

Five Nights at Freddies 27 de outubro 1024x488

Diretor: Emma Tammi

Elenco: Josh Hutcherson, Matthew Lillard, Elizabeth Lail

Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) estrela a adaptação para o cinema da franquia de videogames de terror de sucesso trazida à vida pelos mestres do terror: Blumhouse. Five Nights at Freddie’s se passa em uma antiga pizzaria tipo Chuck-E-Cheese que foi fechada depois que várias crianças desapareceram. Hutcherson assume o papel do novo segurança encarregado de manter um olhar atento sobre o prédio vazio. Infelizmente, o extinto restaurante está realmente cheio de animatrônicos sanguinários que ganham vida à noite. A franquia sempre foi recheada de lore secreta e easter eggs que os detetives online poderiam vasculhar por pelo menos cinco noites, então estamos ansiosos para ver como eles a adaptam a esse novo meio.

Duna: Parte Dois (3 de novembro)

Duna Parte Dois 3 de novembro 1024x512

Diretor: Denis Villeneuve

Lançar: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Stephen McKinley Henderson, Zendaya, Charlotte Rampling, Javier Bardem, Florence Pugh, Austin Butler, Léa Seydoux e Christopher Walken

A segunda parte de Duna, apropriadamente chamada Duna: Parte Dois, não apenas promete uma conclusão para a adaptação do primeiro livro de Duna de Frank Herbert, mas também introduz uma nova série de personagens do enorme universo de Duna de Herbert. Juntando-se a Timothée ChalametZendaya e Rebecca Ferguson está Florence Pugh como Princesa Irulan e Austin Butler como Feyd-Rautha. Embora o material de origem de Herbert possa ser denso, o diretor Denis Villeneuve conseguiu enfiar a agulha com essa adaptação, criando um filme visualmente impressionante que nos deixa ansiosos para explorar a conclusão deste primeiro livro.

Rustin (3 de novembro)

Rustin 3 de novembro 1024x512

Diretor: George C. Wolfe

Lançar: Colman Domingo, Chris Rock, Glynn Turman, Audra McDonald, Aml Ameen, CCH Pounder, Michael Potts, Bill Irwin e Da’Vine Joy Randolph

Após seu excelente filme de 2020, Ma Rainey’s Black Bottom, o diretor/co-roteirista George C. Wolfe retorna com Rustin, que mostrará a vida de Bayard Rustin, o ativista dos direitos civis gays que organizou a Marcha sobre Washington. Rustin também é co-escrito pelo criador de Under the Banner of HeavenDustin Lance Black, e com Colman Domingo interpretando Rustin, será ótimo finalmente ver Domingo em um papel principal que lhe dá os holofotes.

As Marvels (10 de novembro)

Diretor: Nia DaCosta

Lançar: Brie Larson, Iman Vellani, Teyonah Parris e Samuel L. Jackson

Não é surpresa que um filme da Marvel acabe em uma lista de filmes mais esperados de 2023, e isso é duplamente verdade quando se trata de The Marvels. Uma sequência de Capitã Marvel de 2019 estrelada por Brie Larson, e uma continuação dos eventos que vimos em WandaVision sobre Monica Rambeau (Teyonna Parris) e Ms. Marvel (Iman Vellani), The Marvels deve ser suficiente para deixar qualquer fã de filmes de quadrinhos animado para o Ano Novo.

Quando deixamos a Capitã Marvel pela última vez, também conhecida como Carol Danvers, ela havia acabado de ajudar a salvar o universo de Thanos em Vingadores: Ultimato. No entanto, quem assistiu à série Ms. Marvel do Disney+ sabe que na cena final dos créditos do episódio final, Carol de alguma forma trocou de lugar com Kamala Khan (também conhecida como Ms. Marvel). É provável que The Marvels se aprofunde mais nessa história e traga Monica Rambeau e, possivelmente, seu interesse em viagens espaciais também. Um filme em equipe é sempre uma boa aposta para a Marvel, e como The Marvels contará com três super-heroínas, é empolgante com certeza. Além disso, Samuel L. Jackson deve reprisar seu papel como Nick Fury, trazendo também os fãs da velha guarda dos Vingadores.

Jogos Vorazes: A Balada dos Pássaros e das Serpentes (17 de novembro)

Diretor: Francisco Lourenço

Lançar: Tom Blyth, Rachel Zegler, Hunter Schafer, Jason Schwartzman, Burn Gorman, Peter Dinklage e Viola Davis

Quando a roteirista de Jogos VorazesSuzanne Collins, lançou um romance prequel, sabíamos que era apenas uma questão de tempo até voltarmos ao mundo de Panem. Francis Lawrence, que dirigiu todos os filmes de Jogos Vorazes, exceto o primeiro filme, voltou a comandar o filme prequel e nos disse que o novo filme provavelmente será o filme mais longo da franquia. A Balada dos Pássaros e das Serpentes seguirá o futuro presidente da Panem, Coriolanus Snow (Tom Blyth), quando ele for encarregado de se tornar um mentor para a homenagem ao Distrito 12 Lucy Gray Baird (Rachel Zegler) nos 10º Jogos Vorazes. Além de Blyth e Zegler, o filme prequel contará com Hunter SchaferPeter DinklageJason Schwartzman e Laurel Marsden. A incomparável Viola Davis vai interpretar a principal antagonista do filme como a principal criadora de jogos Dr. Volumnia Gail. Que as probabilidades estejam sempre a seu favor quando A Balada dos Pássaros Canoros e Cobras chegar aos cinemas em 17 de novembro de 2023.

May/December (17 de Novembro)

May December 17 de Novembro 1024x512

Diretor: Todd Haynes

Lançar: Natalie Portman, Julianne Moore e Charles Melton

O diretor Todd Haynes nos deu histórias inesquecíveis e ricas com personagens complexos – Carol, Eu Não Estou Lá e Longe do Céu, para citar alguns. Ele é uma das vozes mais interessantes do cinema queer e, portanto, qualquer coisa com seu nome é recebida com altas expectativas. Maio de dezembro acompanhará Julianne Moore interpretando Gracie, uma mulher cujo relacionamento com um homem muito mais jovem os torna o centro de um escândalo nos tabloides. Mais de duas décadas depois, uma atriz (presumivelmente interpretada por Natalie Portman) vem morar com o agora casal para estudar Gracie, já que ela a interpretará em um filme e eles devem então contar com seu passado e a verdade de suas decisões. O IndieWire informou que uma fonte disse sobre o filme: “Think Persona meets Three Women“. Este é o sexto projeto de Moore e Hayne juntos. O projeto só encerrou as filmagens há dois meses, então uma data de lançamento ainda não foi divulgada.

Napoleão (22 de novembro)

Napoleao 22 de novembro 1024x512

Diretor: Ridley Scott

Lançar: Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby e Tahar Rahim

Ridley Scott vai se reunir com seu astro de Gladiador Joaquin Phoenix para Napoleão, que acompanha a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder. Scott geralmente prospera com esses tipos de épicos históricos ambiciosos (O Último Duelo de 2021 é muito subestimado, e Scott ganhou Melhor Filme com Gladiador) e este parece ser mais um projeto empolgante de 2022 para Phoenix afundar os dentes. Aos 85 anos, Scott não desacelerou em termos de suas aspirações, e é emocionante ver Scott continuar inovando e experimentando novas ideias. Com um projeto enorme como Napoleão, vai ser ótimo ver Scott neste elemento mais uma vez.

Wish (22 de novembro)

Wish 22 de novembro 1024x555

Diretores: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn

Lançar: Ariana DeBose e Alan Tudyk

Sabe aquela estrela que voa acima do castelo no logo da Disney antes de todos os seus filmes, como toca uma versão instrumental de “When You Wish Upon a Star”? Bem, essa estrela é a peça central para o 62º longa de animação da Disney, um filme que também faz parte da comemoração dos 100 anos da Disney. Embora isso possa acabar sendo uma tentativa incômoda da Disney de se celebrar, também é possível que este seja um olhar maravilhoso sobre a história desta empresa icônica e os filmes que levaram a um século de trabalho notável. Há rumores de que isso pode ser altamente referencial, considerando quantos personagens desejaram uma estrela nos filmes da Disney, e o elenco já é um sinal positivo, já que Ariana DeBose estrelará como Asha, a mais recente personagem da Disney a fazer esse desejo fundamental, ao lado do principal da animação da Disney, Alan TudykDesejo é uma ideia estranha com certeza, mas será interessante ver como a Disney decide se comemorar com este.

Wonka (15 de dezembro)

Wonka 15 de dezembro 1024x512

Diretor: Paulo Rei

Lançar: Timothée Chalamet, Keegan-Michael Key, Sally Hawkins, Matt Lucas, Natasha Rothwell, Olivia Colman e Rowan Atkinson

Se isso não tivesse um elenco tão excelente e roteirista e diretor por trás disso, a ideia de um filme sobre um jovem Willy Wonka estrelado por Timotheé Chalamet poderia parecer uma piada. Mas, considerando que Wonka vem de Paul King, que dirigiu os dois primeiros filmes de Paddington, e o elenco é basicamente um who’s who de grandes atores britânicos, incluindo Sally HawkinsOlivia ColmanJim Carter e Rowan Atkinson, é difícil não ficar meio animado com a terceira vez de Wonka nas telonas. Wonka tem grandes sapatos para preencher após a versão de Gene Wilder sobre o personagem (e podemos esquecer essa outra versão), mas parece que essa narrativa pode ter um bilhete dourado.

Aquaman e o Reino Perdido (25 de dezembro)

Aquaman e o Reino Perdido 25 de dezembro 1024x512

Diretor: Tiago Wan

Lançar: Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II, Temuera Morrison e Nicole Kidman

Embora o futuro do Universo DC ainda esteja muito no ar após o cancelamento de Mulher-Maravilha 3 e o tempo de Henry Cavill como Superman final, a DC ainda tem vários filmes programados para chegar aos cinemas em 2023. Após vários adiamentos, a aguardada sequência de AquamanAquaman e o Reino Perdido, deve chegar aos cinemas no próximo Natal. Embora pouco se saiba sobre a trama da sequência, o filme terá o retorno de Jason Momoa como Aquaman, Patrick Wilson como seu meio-irmão Orm e Amber Heard retorna como Mera. Yahya Abdul-Mateen II também está de volta junto com Dolph LundgrenTemuera Morrison e Nicole Kidman. Embora este filme provavelmente seja o fim do Aquaman de Momoa no DCU, o diretor James Wan prometeu aos fãs um filme épico de super-heróis que temos certeza que valerá a pena esperar.