Embora Besouro Azul seja uma história em grande parte isolada, há esperança de Jaime Reyes (Xolo Maridueña) ser apresentado no novo DCU. Como a Warner Bros e a DC Studios começaram a tomar sol no DCEU anterior, que começou com O Homem de Aço de 2013, restam apenas dois filmes na era antiga. Enquanto o último filme será Aquaman e o Reino Perdido, lançado no final de 2023, o outro é o filme Besouro Azul, que finalmente chegou aos cinemas com a estreia live-action de Jaime Reyes nas telonas. No entanto, o futuro do Besouro Azul no novo DCU está um pouco no ar.
Dirigido por Angel Manuel Soto, Besouro Azul foi originalmente planejado para ser lançado diretamente para a HBO Max. No entanto, mudanças na Warner Bros fizeram com que o filme recebesse um lançamento nos cinemas. Além disso, James Gunn e Peter Safran se tornaram os novos chefes da DC Studios durante a produção de Besouro Azul. Imaginando um novo DCU onde apenas algumas franquias estão continuando, enquanto outras serão reiniciadas, como Superman e Batman, há pedaços de tecido conjuntivo no Besouro Azul que ajudam a estabelecer o personagem no universo conectado maior. Aqui estão as maiores conexões DC em Besouro Azul e o que James Gunn disse sobre Jaime Reyes fazer parte do novo DCU.
Maiores conexões do Universo DC do Besouro Azul explicadas
Embora não sejam muitos, o Besouro Azul está confirmado para existir dentro de uma versão de um Universo DC maior graças a um punhado de referências. Após seu primeiro voo como Besouro Azul depois de ser escolhido pelo Escaravelho chamado Khaji Da (dublado por Becky G), um Jaime Reyes abalado e ainda em processamento faz uma referência ao Superman que também pode voar. Da mesma forma, grande parte do tecido conjuntivo para outros heróis da DC se passa quando Jaime e seu tio Rudy (George Lopez) são mostrados a base secreta de Ted Kord por sua filha Jenny (Bruna Marquezine).
Graças ao Tio Rudy, são feitas referências tanto ao Superman e sua cidade de Metrópolis, quanto a Flash e Central City, comparando-os com o Besouro Azul de Ted Kord, que “não era tão bom” de super-herói para o povo de Palmera City, lar da Kord Industries que também faz sua estreia nas telas em Besouro Azul. Batman’s Gotham City também é referenciado através de um moletom usado por Jaime, confirmando que ele foi para Gotham Law para obter seu diploma universitário. No entanto, o Tio Rudy acredita que Batman é um fascista com o Fusca de Kord e seus gadgets sendo muito mais divertidos graças ao seu maior senso de humor.
O que James Gunn disse sobre a canonicidade DCU do Besouro Azul
Curiosamente, James Gunn confirmou recentemente o status do Besouro Azul no podcast Inside of You, de Michael Rosenbaum. Durante sua participação especial, Gunn confirmou que, embora o filme Superman: Legacy que Gunn está escrevendo e dirigindo a si mesmo será o primeiro filme da DC Studios, o Besouro Azul de Jaime Reyes será oficialmente o primeiro personagem do Universo DC. Isso ajuda a esclarecer a incerteza de se o Besouro Azul faria parte do novo DCU ou simplesmente se tornaria uma história isolada sob a bandeira da Elseworlds, como a trilogia The Batman de Matt Reeves ou os filmes do Coringa de Todd Phillips estrelados por Joaquin Phoenix.
Naturalmente, James Gunn também apoiou o filme antes do lançamento do filme. No entanto, ele também dobrou a aposta no novo status de Reyes na estreia de Besouro Azul, confirmando no Instagram que o Besouro Azul “seria uma parte incrível do DCU daqui para frente!”.
Certamente parece que James Gunn pretende incorporar o Besouro Azul no novo DCU, continuando sua história junto com sua família, bem como o legado do herói em geral.
Besouro Azul vai voltar no Universo DC?
Apesar dos comentários de James Gunn sobre o apoio ao Besouro Azul no novo DCU, vale notar que um possível Besouro Azul 2 ainda não recebeu sinal verde da Warner Bros e da DC Studios. Afinal, é lógico que Besouro Azul ainda precisará se provar nas bilheterias para justificar sequências para a trilogia que Angel Manuel Soto tem em mente para uma possível franquia. Há claramente espaço para a história de Jaime e Khaji Da crescer, embora o tempo diga se o Besouro Azul terá sucesso suficiente para que ela realmente seja contada.
Felizmente, as críticas foram amplamente positivas para Besouro Azul, um ótimo sinal para o filme, considerando as recepções menos estelares para as últimas ofertas da DC. Com alguma sorte, Blue Beetle está lançando no momento certo, chegando no final de uma agenda de lançamento de verão muito ocupada, ao mesmo tempo em que está na esteira do enorme evento cultural que foi o lançamento duplo massivo de Oppenheimer e Barbie em julho. Tendo um elenco envolvente e uma história com coração e humor, Besouro Azul é certamente uma lufada de ar fresco que a DC Studios tem precisado desesperadamente ultimamente, algo que pode se traduzir em sucesso de bilheteria.
Espero que o Besouro Azul de 2023 seja apenas o começo para Jaime Reyes, da Xolo Maridueña. Com Gunn confirmando que um futuro Besouro Azul acontecerá no novo DCU, tudo o que precisa acontecer é um desempenho sólido de bilheteria. Com sorte, as sequências em breve estarão em andamento, juntamente com uma possível aparição do Besouro Azul na série confirmada Booster Gold, considerando a amizade amada do herói viajante no tempo com Ted Kord nos quadrinhos e parcerias passadas com o Besouro Azul de Jaime. Tudo considerado, o futuro da DCU do Besouro Azul parece muito otimista.