A seguir, spoilers de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder 1ª Temporada, Episódios 1 e 2, “Uma Sombra do Passado” e “À Deriva”, agora em streaming no Prime Video.
O escopo e a escala de Os Anéis do Poder são enormes, mas são os pequenos e íntimos detalhes que fazem a série da Prime Video funcionar. Embora haja visuais maciços e impressionantes ao longo da série, o que é mais notável é como os primeiros episódios desenvolveram personagens e lembraram aspectos importantes da história de J.R.R. Tolkien. A série já mostrou ou fez referência a uma série de outros lugares e rostos.
Um aspecto que Os Anéis do Poder acertaram especialmente foi como a maioria da Terra-Média via os Elfos, liderados pelo rei Gil-Galad. Alerta de spoiler: ninguém gostou deles. Mas por que eles eram tão detestados por homens e anões?
Uma das melhores palavras para descrever os Elfos em O Senhor dos Anéis é “real”. Eles eram seres imortais de outro mundo e sua sabedoria e poderes fizeram deles os semideuses da Terra-Média. Mas os elfos sabiam o quão importantes eram. A razão pela qual muitos elfos permaneceram na Terra Média após a Guerra da Ira foi por causa de seu orgulho. Eles queriam ser superiores aos homens, em vez de inferiores ao Valar em Valinor. Com algumas exceções notáveis, a maioria dos elfos na Terra Média eram a personificação de “mais sagrado que tu”.
A trilogia original do Senhor dos Anéis fez um ótimo trabalho ao retratar os Elfos como régios, mas por causa da história, não mostrava os Elfos dominando seu status sobre todos os outros. Os Anéis Do Poder, no entanto, fez questão de incluir alguns elfos esnobes e as reações negativas ao seu status élfico.
Compre O Senhor dos Anéis – Edição de Colecionador com Ilustrações de Alan Lee
Na 1ª Temporada, Episódio 2, “À Deriva”. Galadriel viu uma jangada e a primeira coisa que fez foi tapar intencionalmente os ouvidos. Ela pensou que os Homens não a deixariam a bordo se pudessem ver que ela era uma Elfa, e ela teria razão. Quando um deles moveu o cabelo para o lado, mostrou como os Homens não queriam nada com nenhum Elfo. Os anões de Khazad-dûm também não gostavam dos elfos. Elrond pensou que seria calorosamente recebido, mas não foi. Durin IV tinha outros motivos para ficar bravo, mas Durin III não. O rei anão simplesmente queria manter seu mithril escondido e longe dos elfos a todo custo.
Elfos que não se dão bem com os outros também podem ser vistos na história. Os Elfos na companhia de Arondir foram encarregados de vigiar os Homens das Terras do Sul. Os Homens serviram Morgoth, então os Elfos precisavam mantê-los sob controle. Isso gerou sangue ruim entre as duas raças. Enquanto isso, os Homens que serviram aos Valar na Guerra da Ira foram recompensados com a ilha de Númenor.
Entre os Elfos dominando seu status sobre eles e sendo punidos pelos Valar, eles não tinham nada de bom a dizer sobre os Elfos em geral. Até o amigo de Theo brincou com ele sobre sua mãe ser vista com Arondir. Todas essas situações são exemplos de por que ninguém gostava dos Elfos: eles acreditavam que eram melhores do que todos os outros.