Amor e Morte: Veja o final explicado

Continua após a publicidade..

O texto a seguir contém spoilers de Amor e Morte (Love & Death) 1ª temporada, episódio 7, “Ssssshh”, agora em streaming no Max.

O episódio 6 Amor e Morte , “The Big Top”, termina com a incerteza de que Candy Montgomery estava estável o suficiente para testemunhar no julgamento depois de tomar medicação anti-ansiedade. Mas aqueles que assistiram a Candy do Hulu ou tinham conhecimento do infame julgamento de Candy Montgomery na vida real sabiam que Candy estava escapando sem escoceses – pelo menos não completamente. Como seu advogado Don Crowder disse ao júri em seu argumento final, Candy ficará trancada na despensa dos Gores pelo resto de sua vida, seja ela considerada culpada ou não.

A série de sete episódios sobre Max começou com uma estreia de três episódios retratando um caso entre Candy Montgomery e Allan Gore, marido de Betty Gore. Em comparação com as ações de Candy de cortar Betty 41 vezes com um machado, foi um começo inocente para uma série bastante agitada. O final, porém, termina da forma mais anticlimática e previsível possível, encapsulando o slogan de Love and Death: “Nem todo sonho tem um final perfeito”.

Continua após a publicidade..

Veja o final explicado de Amor e Morte, da HBO Max

Candy Montgomery é considerada culpada de matar Betty Gore?

love-death-candy-montgomery

Com um advogado inexperiente, uma cidade contra ela e uma mente dissociativa, havia pouca confiança de que Candy seria considerada inocente. Mas, na verdade, o júri decidiu que ela não estava. Don brincando com as emoções dos jurados valeu a pena, fazendo Candy aparecer como uma dona de casa inocente que estava se defendendo e deixou sua raiva sair do controle. O veredicto de Candy pode apontar para dois catalisadores: a escolha de testemunhas de Don e o Dr. Fred Fason. Algumas das testemunhas incluíam mulheres que estavam dentro do círculo social de Candy e Betty e o pastor local Ron Adams, que admitiu que Betty poderia ser alta e conflituosa às vezes.

Tudo isso alimentou a narrativa de que Betty Gore foi a primeira pessoa a balançar, e que Candy teve que agir em legítima defesa para evitar ser morta. Dr. Fason também serviu como uma presença pungente no tribunal, compartilhando sua experiência com a observação de Candy durante sua hipnose. Ele determinou que Betty Candy desencadeou uma parte enfurecida do réu que foi suprimida por anos, devido à sua mãe a censurar insensivelmente quando ela tinha apenas quatro anos de idade. Em outras palavras, o Candy que continuou batendo em Betty 41 vezes não era o Candy gentil que todos conheciam e amavam.

Apesar do possível preconceito do juiz contra pessoas com doenças mentais e de uma prova surpreendente, Candy conseguiu sair sem algemas. A lente dos óculos escuros de Candy encontrados na garagem poderia tê-la colocado atrás das grades, mas o júri viu que uma vez a vilã parecia Betty.

Como Candy Montgomery se recupera após o julgamento

Amor e Morte: Veja o final explicado

Candy pode ter vencido seu julgamento, mas ela certamente perdeu na vida. Mesmo antes de um veredicto ser determinado, seu marido Pat a lembra que só porque ela “não é culpada” não a torna inocente. Isso não necessariamente mudará a perspectiva do público sobre Candy, que em grande parte acha que ela é uma assassina a sangue frio movida por ciúmes. A única solução possível para viver uma vida normal é começar de novo fora de Wylie, Texas, até a Geórgia, onde a família de Candy vive.

Candy e Pat não demoram a tirar a si mesmos e as crianças de Wylie. Apenas oito dias após o julgamento, os quatro estão embalados e prontos para sair. Mas antes de pegarem a estrada, Candy dá um último adeus a Allan. É inapropriado visitar o marido da mulher que ela matou? Provavelmente, mas ambos os indivíduos têm uma história que precisa ser encerrada. Allan misteriosamente foi um ato difícil de ler durante todo o julgamento. Ele estranhamente afirma que, por mais que o julgamento vá, será para o melhor.

O rosto de Allan é bastante opaco quando é anunciado que Candy não é culpada e mesmo quando ele abre a porta para ela, ele não parece zangado. Ambos apenas pedem desculpas pelo que aconteceu e seguem caminhos separados. Não quer dizer que Allan esteja aliviado com a morte de Betty, mas há um argumento a ser feito de que um peso foi retirado de seus ombros. Ele é muito pouco reativo à situação para determinar o contrário.

O amor glamouriza o assassinato de Betty Gore?

Amor e Morte: Veja o final explicado

Os programas de true crime têm uma péssima reputação de romantizar e/ou explorar as vítimas para destacar a intensidade psicológica das ações do assassino. Dahmer, da Netflix, por exemplo, foi criticado sob o argumento de que as famílias das vítimas desaprovavam sua criação, de acordo com o The Hollywood ReporterUnder the Banner of Heaven focou mais nos detetives e assassinos homens do que nas próprias vítimas femininas. A realidade é que a maioria dos programas de true crime é culpada de explorar as vítimas para uma apropriação de dinheiro até certo ponto.

Continua após a publicidade..

Um ponto positivo de Love & Death por alguns episódios é a recusa em retratar o assassinato de Betty em toda a sua extensão. Não parece significativo ver o ato, já que os espectadores só precisam saber que aconteceu. Mas, como os últimos episódios determinaram, a maneira como Candy matou Betty acaba importando. No entanto, a cena em “Ssssshh” é surpreendentemente lenta e horrível, cortando a reputação de Betty até que não restasse bondade dela.

Ainda assim, a série não termina elogiando Candy como sua heroína. A esposa de Don fala em nome de Betty que ela também era uma pessoa, como se dissesse ao público que ninguém jamais conhecerá seu lado da história. Candy terá que conviver com esse ato o resto de sua vida, e a estranheza da última conversa dela e de Allan – junto com o assombroso drive-by ou sua fuga no motel – são lembretes disso.

Todos os sete episódios de Amor e Morte estão disponíveis para streaming no Max.