Animol: Drama Carcerário Britânico Intenso

Horácio T

Animol: A Nova Face do Drama Carcerário Britânico

Este ano promete ser especial para os fãs de dramas carcerários britânicos. Após o lançamento iminente de Wasteman nos cinemas do Reino Unido, chega Animol, estreando mundialmente no Festival de Cinema de Berlim. Essa narrativa tensa marca a estreia de Ashley Walters como diretor de longas-metragens. Conhecido por seus papéis em Top Boy e, mais recentemente, Adolescence e A Thousand Blows, Walters revela talentos promissores, como Tut Nyuot, que já atuou em The Long Walk e no drama da Netflix Steve, ao lado de Cillian Murphy.

Enredo Tenso e Cativante

Em Animol, Nyuot interpreta Troy, que entra em um instituto para jovens infratores acusado de conspiração para cometer assassinato. No mesmo dia, ele conhece Krystian, um jovem polonês interpretado por Vladislav Baliuk, com quem forma uma amizade sólida. Porém, Troy logo se vê em apuros com Dion (Sekou Diaby), que exige que ele contrabandeie um celular para dentro da instituição. Com a ajuda de Krystian, Troy consegue passar o telefone pelos guardas, mas os pedidos de Dion não param por aí.

Desafios e Sobrevivência

A trama se intensifica quando Troy é colocado na mesma cela que Mason (Ryan Dean), um detento altamente instável. Dion ordena que Troy ataque seu colega de cela com uma arma improvisada. “É você ou ele”, é o aviso sombrio que recebe. Embora não seja violento por natureza, Troy está apenas tentando sobreviver, algo que o roteiro de Nick Love retrata de forma convincente, enquanto os dias na prisão passam.

Realismo e Emoção

Escrito por Nick Love, com quem Walters colaborou em Bulletproof, Animol se distancia dos tons exagerados de seus filmes anteriores. Embora não alcance a brutalidade de Scum de Alan Clarke, o filme retrata de forma realista a vida moderna nas prisões, desde drones usados para contrabando até a violência e drogas comuns entre os detentos.

O filme também oferece um arco emocional impactante, conforme Troy encontra apoio em sua mãe, uma ex-dependente em recuperação interpretada por Sharon Duncan-Brewster, e em um oficial prisional (Stephen Graham), que deseja guiar Troy para um futuro melhor.

Momentos Inesperados e Humor

Um dos momentos mais surpreendentes do filme é quando o personagem de Graham, Claypole, convence os detentos a participarem de uma dança livre. Lembrando um episódio da série Peep Show, essa cena oferece um toque emocional que diferencia Animol de outros filmes do gênero, geralmente repletos de desespero implacável. Humor sutil também aparece, como nas cenas em que os detentos aprendem a passar camisas.

Conclusão

Animol explora as complexidades do encarceramento, refletindo sobre a sobrevivência em um ambiente hostil. “Você não é um animal”, diz uma grafitagem com erros ortográficos de Dion. No entanto, na selva que é a prisão, agir como um se torna uma questão de sobrevivência. Ashley Walters entrega um debut impressionante e confiante, que promete marcar seu nome no cinema britânico.

Do listening am eagerness oh objection collected solicitude so decisively unpleasing conviction is partiality he.

Share This Article
Redator e apaixonado por cultura pop em geral.