The Sweet East: A Sátira Surreal de Terry Southern

Horácio T

Se você está em busca de um filme que capture a essência satírica e insana do lendário Terry Southern, não pode deixar de conferir “The Sweet East”, uma obra singular de Sean Price Williams que está disponível para streaming no Hulu. Não é assinante do Hulu? Sem problemas! O filme também pode ser assistido gratuitamente no Kanopy, desde que você tenha um cartão de biblioteca.

“The Sweet East” é uma produção imprevisível que tem como objetivo chocar pessoas de todas as vertentes ideológicas e conta com um elenco de peso, incluindo o indicado ao Oscar Jacob Elordi e a talentosa Ayo Edebiri, que com certeza também conquistará uma indicação em breve. A trama gira em torno de Lillian, interpretada pela promissora Talia Ryder, uma estudante do ensino médio que decide abandonar seus colegas durante uma excursão a Washington D.C. e embarca em uma jornada surreal pela Costa Leste dos Estados Unidos.

Embora o longa não apresente a estética contra-cultural típica dos filmes que o inspiraram, a audácia formal de Williams é marcante e provocativa. A imprevisibilidade dos pensamentos do protagonista mantém o espectador em constante expectativa. O roteiro de Nick Pinkerton não economiza em provocações, abordando medos reais como a ameaça de ataques em massa, o crescimento do supremacismo branco e, sem revelar o desfecho, é seguro dizer que ele pode ser tanto impactante quanto frustrante, dependendo da interpretação do público. A obra é tão divisiva quanto a sátira “Eddington”, de Ari Aster, lançada em 2025.

Ayo Edebiri aparece na metade do filme como a cineasta Molly McNair, que junto de seu produtor Matthew Sutter, acredita que Lillian seria perfeita para um papel em sua produção com o astro de cinema Ian Reynolds, interpretado por Jacob Elordi. Tudo parece correr bem até que um skinhead, que Lillian havia enganado anteriormente, a encontra e, junto de seus comparsas, invade o set. Como em suas aventuras anteriores, Lillian consegue escapar ilesa e parte para a próxima.

Edebiri e Elordi se entregam completamente a seus papéis, assim como outros rostos conhecidos que fazem participações no filme, como Andy Milonakas, Rish Shaw, Simon Rex e o vocalista dos Butthole Surfers, Gibby Haynes. No entanto, “The Sweet East” é, sem dúvida, um projeto que pertence a Talia Ryder, que encarna a ingênua Lillian com maestria. Terry Southern já havia criado sua própria interpretação de “Candide” com “Candy”, que foi transformado em um filme de 1968 repleto de estrelas, mas que ficou longe de ser engraçado. Williams e Pinkerton, por outro lado, conseguem um acerto muito maior ao explorar esse material, pois buscam algo além de uma simples comédia recheada de celebridades, evitando a autossatisfação que marcou a obra “Não Olhe Para Cima”, de Adam McKay.

Do listening am eagerness oh objection collected solicitude so decisively unpleasing conviction is partiality he.

Share This Article
Redator e apaixonado por cultura pop em geral.