Às vezes, um filme realmente ótimo aparece, mas fracassa terrivelmente nas bilheterias. Em alguns casos, isso ocorre por causa do marketing ruim do estúdio, enquanto em outros casos, é apenas uma falta de publicidade. No entanto, alguns filmes não mereciam o fraco desempenho que tiveram. Com isso dito, vamos olhar para alguns dos maiores fracassos de bilheteria que mereciam uma melhor participação no cinema.
Blade Runner 2049 é uma sequência magistral
Blade Runner original de Ridley Scott, de 1982, é considerado uma obra-prima de ficção científica por muitos, por isso sempre ficou claro que uma sequência era inevitável. No entanto, ninguém poderia esperar que acabaria levando cerca de quarenta anos para que um acompanhamento fosse realmente lançado. Dirigido por Denis Villeneuve, Blade Runner 2049 expande a história do primeiro filme seguindo um assassino androide chamado K (Ryan Gosling), que pode ou não ser filho dos protagonistas de Blade Runner, Rick Deckard e Rachael.
Embora o produto final seja magistral por si só, foi relatado que o filme precisava fazer US $ 400 milhões em todo o mundo para atingir o ponto de equilíbrio, fazendo com que o filme perdesse até US $ 80 milhões. Seja causado pelo grande intervalo de tempo entre o lançamento da sequência ou o tempo de execução de quase 3 horas do filme, Blade Runner 2049 custou ao estúdio muito mais dinheiro do que qualquer um jamais pensou que poderia ser possível.
Grindhouse (Planeta Terror) encontrou sucesso no exterior
Não apenas um envio de recursos duplos de grindhouse dos anos 70, mas o épico de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino também é a personificação dessa experiência. Os cineastas audaciosos tentaram garantir que seu filme colaborativo parecesse o mais preciso possível em sua homenagem a um mundo onde ver um filme significava testemunhar os trailers e anúncios mais ultrajantes, bem como os mais novos filmes de exploração que as pessoas estavam se atrevendo a ver.
Rodriguez e Tarantino podem ter superestimado o quão familiarizado o público do cinema em 2007 estava com a ideia de um filme grindhouse. Embora as críticas tenham sido positivas, o filme só arrecadou um total dos EUA de pouco mais de US $ 25 milhões em um orçamento relatado de algo entre 53 e US $ 67 milhões. A falta de sucesso de bilheteria foi atribuída ao fato de que o filme é literalmente dois filmes em um, e as pessoas não tinham a atenção para isso, bem como o fato de que as comédias de terror às vezes podem ser muito difíceis de encontrar um público. Em outros países, no entanto, Grindhouse foi lançado como dois filmes separados com imagens bônus adicionadas a ambos, o que se saiu muito melhor do que o lançamento completo do filme nos EUA.
Bilheteria pobre de A Invenção de Hugo Cabret não tira sua história
Dirigido por Martin Scorsese, esta recriação da Paris dos anos 1930 retrata uma época em que um grande movimento cinematográfico estava sendo pioneiro. Filmado em 3D, o que era uma obrigação para qualquer filme de grande sucesso na época e o primeiro para Scorsese, este épico de aventura histórica foi divertido para toda a família e estava destinado a ser um sucesso. Embora tenha pontuado com os críticos, acabou perdendo cerca de US $ 100 milhões nas bilheterias.
O filme passou a receber 11 indicações ao Oscar, apesar de sua perda financeira crítica. O fraco desempenho de bilheteria de Hugo foi parcialmente atribuído ao fato de que tanto Os Muppets quanto A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 também eram opções para os espectadores naquela época. Também foi afirmado que a supervisão de quanto as filmagens em 3D custariam resultou em um orçamento maior do que um filme desse calibre deveria ter para ver um lucro.
Scott Pilgrim Contra o Mundo Tornou-se um Clássico Cult
A adaptação de quadrinhos de Edgar Wright mistura videogames clássicos e música punk rock e ainda não esquece suas origens cômicas. A Universal forneceu ao filme um orçamento estimado de US $ 90 milhões, a fim de garantir que seus efeitos visuais e números musicais fossem dignos do material de origem.
O filme acabou bombardeando, no entanto, ganhando pouco mais de US $ 48 milhões. Isso pode ter sido resultado da mistura de gêneros do filme, dificultando o mercado. Devido a descontos fiscais, o orçamento final do filme acabou caindo para US $ 60 milhões, ainda tornando-se um fracasso financeiro, mas não uma perda tão grande quanto poderia ter sido. Ao longo dos anos, o filme vibrante encontrou nova vida na mídia doméstica e, desde então, tornou-se um clássico cult.
Anomalisa voou sob o radar após o lançamento
A partir da imaginação vívida de Charlie Kaufman, Anomalisa entrega uma bela animação stop-motion, mas não sem uma trama instigante envolvendo um homem que vive em uma sociedade distópica onde todos têm a mesma voz, exceto ele e uma mulher gentil que ele logo conhece. Embora o filme tenha custado apenas US $ 8 milhões para ser feito, e uma parte disso foi financiada por crowdfunding, ainda não conseguiu obter lucro.
Arrecadando menos de US $ 6 milhões durante sua vida teatral, Anomalisa teve problemas para se apresentar, provavelmente devido à falta de publicidade quando se trata de projetos menores e independentes. O filme também é um drama existencial animado voltado para um público adulto, o que é um pouco difícil de vender por si só.
Vício Inerente é uma joia escondida
Abrindo para uma reação polarizadora em 2014, esta adaptação onírica de um romance de Thomas Pynchon com o mesmo nome simultaneamente confundiu e encantou os críticos. Infelizmente, o filme não se saiu tão bem com os cinéfilos. O filme estrelado por Joaquin Phoenix como um detetive particular de pedra perdeu US $ 6 milhões, embora seu orçamento tenha sido de apenas US $ 20 milhões.
Embora o elenco repleto de estrelas do filme pudesse ter sido suficiente para atrair um grande público, Vício Inerente nunca se expandiu além de 645 cinemas, o que tornou o acesso ao filme limitado para pessoas que nem sempre estão atualizadas sobre as notícias do filme. O filme também é difícil de descrever, o que poderia ter sido outro fator sobre por que tantas pessoas passaram a dar a essa joia escondida um relógio.
A Cura
Um filme de terror gótico dirigido por Gore Verbinski, A Cure For Wellness (A Cura) recebeu críticas mistas após o lançamento, o que pode ter levado a uma corrida decepcionante nas bilheterias. O filme foi feito por aproximadamente US $ 40 milhões, mas só fez de volta um pouco mais da metade dele.
A Cure for Wellness foi descartada pela maioria como um sonho pretensioso de febre, mas exige ser reavaliado. Seus visuais são de outro mundo, e as performances são envolventes e vividas. Embora o filme tenha tido um desempenho tão ruim que foi retirado pelos cinemas dos EUA depois de apenas duas semanas, isso pode ter sido por causa da confusa campanha de marketing do filme que estava mais próxima de anúncios de um medicamento prescrito do que de um trailer de filme.