O próximo RPG de ação de ficção científica da Bethesda, Starfield, contará com um sistema de prisão semelhante ao de Skyrim. A tão esperada IP tem sido muitas vezes apelidada de “Skyrim no espaço”, e parece que a desenvolvedora implementou algumas mecânicas que serão familiares aos fãs desse jogo. E agora que Starfield foi oficialmente ouro e o pré-carregamento começou, os jogadores estão ainda mais ansiosos para saber mais detalhes sobre o RPG espacial.
Perfeitamente programado para coincidir com a onda de emoção causada pelo jogo ir para o ouro, os desenvolvedores da Bethesda realizaram uma sessão de perguntas e respostas em Starfield em 16 de agosto. Qualquer pessoa que seja membro do grupo gratuito Constellation do jogo pode se juntar ao servidor Discord da Bethesda Game Studios e lançar perguntas, e uma série de informações foi revelada pelo Lead Game Designer Emil Pagliarulo e pelo Lead Quest Designer Will Shen.
Algumas curiosidades interessantes foram compartilhadas sobre o sistema legal de Starfield, ou seja, que ele se assemelha um pouco ao usado em Skyrim. Nos Sistemas Estabelecidos do jogo, existem leis que devem ser cumpridas, e se o jogador for pego cometendo um crime, ele terá a opção de se render e, em seguida, ser jogado na cadeia ou pagar uma multa. Claro, aqueles que têm um pouco mais de certeza sobre sua capacidade de escapar certamente podem resistir à prisão e fugir para ela. Pagliarulo diz: “The Settled Systems é mais parecido com Skyrim do que com a Commonwealth de Fallout 4 nesse sentido”.
No RPG de alta fantasia da Bethesda, o desperdício na prisão pode gradualmente afetar o moral de um personagem e, depois de um tempo, ele perderá o progresso em algumas habilidades. Não está claro se esse aspecto do sistema carcerário de Skrimim também chegou a Starfield ou se haverá meios de sair sorrateiramente da cadeia. Mas em um jogo que “explora os temas do crime e da punição em nosso universo futurista”, é provável que os jogadores tenham a opção de cumprir sua pena ou tentar um jailbreak.
Há também um sistema de contrabando em Starfield em que certos itens são ilegais para comprar ou possuir. Isso inclui órgãos colhidos, embora os desenvolvedores não tenham esclarecido quando ou por que o jogador pode estar transportando essa carga desagradável. Para evitar a detecção, existem módulos especiais de navios que podem ser usados para contrabandear contrabando e evitar que ele seja detectado por navios de segurança em patrulhamento.
Muitas das pessoas que participaram da sessão de perguntas e respostas do Discord estavam animadas com a perspectiva de possivelmente ser um agente duplo ao se juntar a duas facções opostas. Também semelhante a Skyrim, os jogadores em Starfield poderão se juntar a todas as facções de uma só vez, eventualmente levando a uma escolha entre traição ou lealdade. Pagliarulo e Shen dão o exemplo de uma sidequest que encarrega os jogadores de se infiltrarem na Frota Carmesim para coletar informações para a facção UC SysDef, e então caberá ao jogador decidir qual lado ficar para trás. De qualquer forma, de acordo com a Bethesda, todas as facções jogáveis no jogo podem ser “concluídas de forma independente”, então os jogadores devem ser mantidos muito ocupados experimentando todas as suas opções.
Starfield será lançado em 6 de setembro para PC e Xbox Series X/S.