O peso do título de ‘personagem principal’ é grande. Em animes, e especialmente em animes shonen, ser o protagonista implica muita responsabilidade e esforço. O protagonista não só carrega grande parte da trama, mas também é geralmente uma das primeiras figuras que o público conhece. A sua história deve ser o pilar central para o restante da série, mantendo tudo focado em um objetivo único. Luffy aspira a ser o Rei dos Piratas, Naruto almeja ser o Hokage – e Midoriya sonha em ser um herói.
No caso de Midoriya, My Hero Academia se destaca em relação à sua designação de personagem principal. Embora a maioria dos animes shonen tenha seus próprios arcos que destacam diferentes personagens, os arcos de My Hero Academia são notáveis por muitas vezes não se centrarem em Midoriya. De fato, a maioria dos arcos da série apresenta um protagonista totalmente diferente. No entanto, cada protagonista contribui com algo único e conta uma história distinta da de Midoriya se tornando o ‘maior herói’. É interessante analisar o que constitui um personagem principal e alguns dos personagens que compartilharam esse título prestigioso com Midoriya.
Conheça os muitos protagonistas de My Hero Academia
Muitos, muitos personagens diferentes conseguem tomar os holofotes em My Hero Academia. Muito disso ocorre porque os muitos arcos diferentes têm sentimentos incrivelmente diferentes com propósitos diferentes na narrativa geral. Mas, vários personagens se encaixam perfeitamente nas categorias de “protagonista” dentro dos arcos dos quais são protagonistas. Embora isso não seja tudo, esta é uma boa representação da grande disseminação de personagens principais na série sem fazer referência direta aos três principais.
Anti-herói: Tenya Iida no arco Vs. Hero Killer
Tenya Iida foi introduzida no começo do anime como a amiga rigorosa de Midoriya. Frequentemente, ele assumia o papel de alvo de piadas e rapidamente se destacou como um dos personagens mais responsáveis da turma. No entanto, tudo isso muda quando seu irmão mais velho é quase morto por Hero Killer Stain, resultando em mutilações e hospitalização por não ser o tipo de herói que Stain aprovaria. Isso coloca Iida imediatamente no centro das atenções, pois ele é tomado por um desejo de vingança.
O arco Hero Killer é centrado principalmente nele e em sua angústia, pois ele desrespeita várias regras e leis em sua busca por vingança, chegando a declarar que ele mesmo eliminaria o assassino do herói. Midoriya e Todoroki se juntam à luta quando a própria arrogância de Iida quase o leva à morte, ajudando Iida a reafirmar seu compromisso em ser um herói e recomeçar. A trama geral é focada em Iida, sua família e sua relação com o heroísmo em geral, servindo como uma confirmação de que ele é, no fundo, um verdadeiro herói.
Herói: Eijiro Kirishima no Arco de Ataque do Esconderijo & Arco Shie Hassaikai
Kirishima é um personagem que se destaca principalmente por sua relação com Bakugo, o deuteragonista da série e um dos favoritos dos fãs. Sua amizade com o herói explosivo é marcada por sua habilidade de manter a calma, embora frequentemente ele fique em segundo plano. No arco Hideout Raid, Kirishima assume um papel central como o único a mobilizar as tropas e resgatar Bakugo sem a ajuda dos heróis. Ele desobedece às regras e coloca a si mesmo e aos outros em risco, mas desempenha um papel crucial para garantir que All Might possa lutar plenamente contra All For One. A confiança de Bakugo em Kirishima e seu desejo de ser salvo por ele são fundamentais.
Kirishima retorna ao centro das atenções durante o Arco Shie Hassaikai, revelando ao público sua história de paralisia pelo medo ao enfrentar um vilão no passado. Seu confronto com Rappa serve como catalisador para que ele se esforce ao máximo, atuando como um escudo para Fat Gum para que o pró-herói possa conduzi-los até o final da batalha. Seu crescimento como um verdadeiro herói é reconhecido nesta luta e suas ações no início do arco são determinantes para a vitória final dos heróis.
Herói trágico: Mirio Togata no arco Shie Hassaikai
Mirio é criado em sua primeira aparição como um experiente homem de classe alta, com uma personalidade divertida e leve e a capacidade de sorrir através de qualquer coisa. Ele também foi o sucessor pretendido para One For All antes de Midoriya entrar em cena. Ele deu conselhos a Midoriya e agiu como uma espécie de irmão mais velho antes do Arco Shie Hassaikai começar. Ele passaria a lutar contra Overhaul no esforço para salvar Eri, defendendo-a de uma bala que apagaria seu Quirk.
A luta continua com Mirio lutando contra Quirkless, usando as habilidades que aprendeu no campo para ir de dedo em pé com Overhaul e orgulhosamente declarando que ele “ainda é Lemillion”. A tragédia de Mirio não é eterna, mas é uma tragédia. Ele perde seu mentor e seus poderes de uma só vez durante o arco, acabando precisando se afastar da escola enquanto ajuda a cuidar de Eri. Ele ainda é um herói e se mantém firme no título.
Vilão Protagonista: Tomura Shigaraki no Arco do Exército de Libertação Meta
Durante a primeira temporada, a Liga dos Vilões foi mais uma equipe hiper-violenta Rocket por toda a sua eficácia. Eles foram apenas os principais antagonistas por um bom tempo, também. Mas na segunda saga da série, eles se tornam mais eficazes e mortais a partir de “My Villain Academia”. O Arco do Exército de Libertação Meta acabaria estrelando Tomura enquanto ele luta por sua vida para provar a si mesmo um digno sucessor do All For One. O arco o segue enquanto ele trabalha para subjugar Gigantomachia e salvar Giren, um aliado deles que havia sido sequestrado pelo Exército de Libertação Meta.
O próprio arco do Exército de Libertação Meta demonstra a lealdade dos vilões uns aos outros e a Tomura, com Dabi sendo a exceção. Ao longo do arco, os poderes de Tomura crescem em força, e ele desbloqueia as memórias de seu passado que há muito estavam enterradas, abraçando totalmente seu papel como o vilão da história. Midoriya só faz pequenas aparições, se é que o faz, e nenhum dos heróis tem qualquer impacto na trama aqui. O público está firmemente destinado a estar com a Liga dos Vilões e Shigaraki.
1 comentário
Pingback: Produtor de Dandadan Fala sobre o Sucesso do Manga e seus Planos Futuros | Geeklando