Séries

Loki: Quem são os Guardiões do Tempo?

Continua após a publicidade..

Você sabe quem são os guardiões do tempo da série Loki? Vamos investigar a complicada origem desses seres poderosos.

O seguinte contém spoilers para Loki, 1ª Temporada, Episódio 4

Indo para o show Loki do Marvel Studios, sabíamos que teríamos algumas travessuras de viagem no tempo. Mas alguns podem estar despreparados para o quão fundo a toca do coelho Loki vai. O show continua com a versão do personagem titular de Tom Hiddleston no final dos eventos de Os Vingadores, enquanto ele pega o Tesserato caído que resulta dos Vingadores voltando no tempo para este evento em Vingadores: Endgame, fecha-se de volta em tempo, e imediatamente é apreendido pela Autoridade de Variância Temporal – que são basicamente policiais do tempo encarregados de cortar variantes pela raiz para manter a “linha do tempo sagrada” fluindo adiante.

A premissa central de Loki encontra essa versão de Loki trabalhando inicialmente de mãos dadas com a TVA para apreender uma variante que continua matando agentes da TVA. A reviravolta? A referida variante assassina é na verdade uma variante de Loki, Sylvie (Sophia di Martino) e ela tem algumas revelações chocantes sobre a TVA. O agente Mobius de Owen Wilson acredita que o prisioneiro Loki pode ser útil para rastrear Sylvie, dado o quão bem ele se conhece, mas no primeiro episódio do programa, Loki obviamente quer algo em troca: uma audiência com os Time-Keepers, que criam e gerenciam o fluxo da “linha do tempo sagrada”.

Continua após a publicidade..

Por que Loki quer falar com os guardiões? Porque se as coisas progredirem como estão, ele será eliminado da existência. Mas se ele puder falar com os Guardiões do Tempo, ele possivelmente poderá convencê-los a colocá-lo de volta na “linha do tempo sagrada”. Ou talvez ele tenha alguma outra trama tortuosa na manga, mas independentemente, Loki realmente quer conhecer os Guardiões do Tempo. E no episódio 4 de Loki, finalmente o fazemos.

Quem são os Guardiões do Tempo?

Loki: Quem são os Guardiões do Tempo?

Na história da Marvel Comics, os Guardiões do Tempo como personagens apareceram pela primeira vez em uma edição de Thor em 1979. A origem desses três seres está ligada à origem do TVA, como nos quadrinhos os Guardiões do Tempo foram realmente criados por um personagem chamado He Who Remains, o último diretor da Autoridade de Variância do Tempo da última realidade. Aquele Que Permanece criou e colocou os Guardiões do Tempo no lugar assim como o universo estava prestes a acabar, na tentativa de corrigir o fluxo de tempo do universo.

Mas os Guardiões do Tempo não têm sido necessariamente vistos como “os mocinhos” durante seu tempo nos quadrinhos. Na verdade, sua primeira interação com a linha do tempo principal da Marvel os encontrou tentando separar os Vingadores antes que os Heróis Mais Poderosos da Terra pudessem ameaçar sua autoridade. E nos quadrinhos, eles muitas vezes usam um peão que atende pelo nome Immortus para fazer o seu lance, embora Immortus às vezes ouça e às vezes trai os Guardiões do Tempo, então Imortus tem sido amigo e inimigo dos Vingadores.

Os Guardiões do Tempo também estão intrinsecamente ligados a outro grupo de seres conhecidos como Os Cronômetros, uma espécie de versão bizarra dos Guardiões do Tempo que voltaram no tempo causando destruição cada vez que interagiam com a Terra.

Como os guardiões do tempo são diferentes no MCU?

Loki: Quem são os Guardiões do Tempo?

Os Guardiões do Tempo são introduzidos no primeiro episódio de Loki, pairando sobre todos os aspectos do TVA sem realmente ser revelado. Estátuas das três figuras estão basicamente em todos os lugares que você olha, e seus rostos pairam sobre a juíza Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) enquanto ela tenta sentenciar Loki – antes de Mobius entrar com sua ideia de usar Loki em vez de desintegá-lo.

Mas sua origem dentro do MCU é explicada pela adorável personagem de desenho animado Miss Minutos, que revela que antes dos Guardiões do Tempo aparecerem, existia um multiverso:

“Há muito tempo, houve uma vasta guerra multiversal. Incontáveis cronogramas únicos lutaram entre si pela supremacia, quase resultando na destruição total de, bem, tudo. Mas então os todos os guardiões do tempo emergiram, trazendo paz reorganizando o multiverso em uma única linha do tempo, a ‘linha do tempo sagrada’.”

A Srta. Minutes continua explicando que agora, os Guardiões do Tempo protegem esse fluxo “adequado” de tempo podando variantes ao longo do caminho:

“Agora os Guardiões do Tempo protegem e preservam o fluxo adequado do tempo para todos e tudo. Mas às vezes pessoas como você se desem su mais do caminho que os Guardiões do Tempo criaram. Sair do seu caminho criou um Evento Nexus, que saiu sem controle poderia se ramificar em loucura, levando a outra guerra multiversal. Para garantir que isso não aconteça, os Guardiões do Tempo criaram o TVA.”

Uma curiosa escolha de palavras nesta parte parece estar sugerindo o que está por vir – as palavras “loucura” e “multiverso” aparecem juntas, e, claro, a sequência de Doutor Estranho (escrita pelo escritor-chefe de Loki Michael Waldron) é chamada de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Tudo sobre este primeiro episódio de Loki parece estar explicando o status quo enquanto sugere que o MCU está por vir pode estar voltando aos dias da chamada “guerra multiversal”.

Durante uma entrevista, Waldron explicou que ele e os roteiristas tiraram dos quadrinhos, mas também fizeram mudanças na história dos Guardiões do Tempo:

“Os Guardiões do Tempo, isso foi um caso de uma coisa muito legal nos quadrinhos. Os Guardiões do Tempo têm muita história lá, e nós fomos capazes de tirar disso e pegar o que era excitante sobre sua mitologia e tudo, e então eu fui capaz de construir uma espécie de nossas próprias ideias malucas que se encaixam dentro do mundo do nosso próprio show. Então é uma espécie de fusão de quem eles são nos quadrinhos e talvez quem eles são em nosso mundo.”

Ele acrescentou que eles também criaram regras claramente definidas para como os guardiões operam e o que, exatamente, eles estão no MCU:

“Tivemos que realmente definir para nós mesmos quem são os Guardiões do Tempo? Quem são esses personagens? Se você vai colocá-los no show você vai levá-los a sério como entidades reais, e claramente como entidades incrivelmente poderosas dentro do mundo do MCU. Então, toda essa investigação de quem eles são e quais são suas regras era tudo o que tínhamos que descobrir e definir.”

Episódio 4 revela que os guadiões são Androides

Loki: Quem são os Guardiões do Tempo?

Claro, o problema subjacente com os Guardiões do Tempo neste primeiro episódio é que eles estão escondidos. Aprendemos durante uma conversa entre Renslayer e Mobius que Mobius nunca conheceu os Guardiões do Tempo, mas Renslayer está supostamente em contato direto com eles com frequência. Algo parece particularmente suspeito, e no Episódio 4 aprendemos por que – Loki e Sylvie são levados aos Guardiões do Tempo por Renslayer e alguns capangas TVA, mas depois de uma luta se segue, eles descobrem os três Timekeepers antes deles não são reais. São androides, sendo operados por alguém ou outra coisa que está escondida.

Também sabemos que Renslayer tem tido audiências frequentes com os Guardiões do Tempo, então ou ela está controlando-os, ela foi enganada, ou ela sabe quem está realmente controlando os Guardiões do Tempo. Mas a grande revelação aqui é que quem está controlando os Guardiões do Tempo está controlando a “Linha do Tempo Sagrada”, que pode não ser tão sagrada afinal. Se os Guardiões do Tempo não existem, então quem está controlando a linha do tempo está fazendo isso para seu próprio benefício pessoal.

Continua após a publicidade..

A outra grande questão é se os Guardiões do Tempo já existiram? Foram mortos por quem os está controlando? O final do Episódio 4 encontra Slyvie dizendo a Renslayer  enquanto a ameaça que ela vai contar a ela “tudo”, então provavelmente teremos mais novidades no Episódio 5.

Novos episódios de Loki estreiam as quartas-feiras no Disney+.

 

Fonte: Collider

Acelino Silva

Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo