Arquivo 81: Final da série explicado

Arquivo 81 Final da serie explicado
Arquivo 81 Final da serie explicado

Atenção: contém spoilers para o final de Arquivo 81, disponível na Netflix

Se você assistiu ou está assistindo ao Arquivo 81 na Netflix, é provável que já esteja com dor de cabeça. O thriller de Rebecca Sonnenshine combina as reviravoltas do horror tradicional com um mistério de uma temporada e um montão de insanidade demoníaca do multiverso. É muito para o espectador mais dedicado pegar na primeira exibição, e é por isso que estamos aqui para ajudar.

Desesperado para saber o que realmente aconteceu com Dan e Melody? Curioso sobre o que pode acontecer em uma possível segunda temporada de Arquivo 81?

O que está acontecendo com o Outro Mundo no Arquivo 81?

Arquivo 81: Final da série explicado

Acontece que Dan (Mamoudou Athie) não era louco, afinal. Melody (Dina Shihabi), a mulher das fitas, estava tentando contatá-lo através de seus sonhos e das fitas que ele consertou. Por quê? Porque ela queria escapar do Outro Mundo.

Tudo remonta a 1924, então tenha paciência. Foi quando Iris Vos, membro da alta sociedade e amante de organizações secretas, montou seu próprio culto. Esse grupo adorava o demônio Kaelgo e queria trazê-lo para o mundo deles, provavelmente porque a vida antes da TV e da internet era chata. Convocar um demônio literal exigia que Iris abrisse a porta entre sua dimensão e o reino de Kaelgo, uma espécie de dimensão de bolso conhecida como o Outro Mundo. Sua primeira tentativa de abrir a porta para o Outro Mundo foi um fracasso completo e levou à mortes em massa. Essa é a verdadeira explicação para a tragédia perturbadora que  assombrou o prédio Visser sobre o qual Melody estava fazendo um documentário. Mas você sabe como são os cultos. Eles têm o hábito de ficar por perto.

A próxima pessoa a assumir como melhor amigo da Terra de Kaelgo foi um homem chamado Samuel Spare (Evan Jonigkeit). É aí que nossa história realmente pega. Em 1994, parecia que Samuel e seu culto estavam tentando recrutar uma garotinha chamada Jess (Ariana Neal) para reabrir o portal para Kaelgo. Felizmente, esse plano horrível foi tudo um ardil. Sabendo que Melody era protetora de Jess, Samuel ameaçou Jess para atraí-la. Por que Samuel, o líder do culto, queria essa mulher aleatória? Porque Melody era secretamente uma bruxa Baldung esse tempo todo, exatamente o tipo de bruxa que esse feitiço exigia. Apesar dos planos cuidadosamente elaborados de Samuel, o culto falhou mais uma vez. Sua tentativa de convocar Kaelgo terminou com outra série de mortes, enquanto Samuel e Melody foram sugados para a dimensão do bolso.

Através do poder das fitas mistas e do podcast, Dan conseguiu desvendar essa teia confusa. Desesperado para libertar Melody desta dimensão, ele tentou recrutar o irmão de Samuel, o misterioso chefe da LMG, Virgil (Martin Donovan), para reabrir o portal com ele. Virgil recusou, declarando que seu irmão merecia tudo de ruim que ele criou para si mesmo. Isso fez com que Dan e seu amigo de podcast Mark (Matt McGorry) tentassem um ritual que já havia falhado duas vezes. Pelo menos, era o que eles pensavam.

Quem é Bobbi?

Apareceu Bobbi. Logo antes de Dan e Mark tentarem reabrir a porta entre essas dimensões, uma velha apareceu para detê-los. Dan rapidamente juntou dois e dois e descobriu que Bobbi era a mãe biológica de Melody. Isso significava duas coisas muito importantes. Primeiro, Bobbi queria salvar Melody tanto quanto Dan. E mais importante, eles agora tinham a chave e a bruxa Baldung que este ritual exigia. Bobbi avisou a Dan que ela só poderia dar a ele cinco minutos na dimensão de bolso e que Kaelgo faria o possível para que Dan ficasse. Então ela abriu a porta entre os dois reinos e deixou Dan entrar.

Como o pai do Dan se encaixa em tudo isso?

O grande plano de Kaelgo para manter Dan em seu reino tinha tudo a ver com Steven Turner (Charlie Hudson III). Mas antes de entrarmos nisso, vale a pena limpar um pouco o nome de Steven. Em “What Lies Beneath”, Dan descobriu que seu pai nunca fez parte do culto Kaelgo. Em vez disso, ele estava tentando ajudar Melody a escapar. Foi assim que ele foi pego nessa dor de cabeça do multiverso. Steven também foi quem voltou ao Visser para recuperar as fitas, presumivelmente porque sabia que elas guardavam o segredo para libertar Melody. Mas esse simples ato veio como sua própria punição. Outra organização secreta, esta determinada a manter Kaelgo trancado em seu reino, incendiou a casa de Steven e sua família, causando suas mortes. É por isso que Dan perdeu seu pai. Ele deveria morrer no mesmo incêndio que matou seu pai, mas conseguiu escapar.

Toda essa dor e aqueles persistentes “e se” são suficientes para fazer qualquer um adivinhar toda a sua vida. E era exatamente o que Kaelgo queria. Uma vez que Dan entrou no Outro mundo, ele foi imediatamente jogado em uma linda casa que apresentava sua irmã tocando piano e Steven chamando-o para jantar. Dan estava quase perdido nessa linda fantasia, mas no último minuto ele se afastou para procurar Melody. 

Como termina Arquivo 81?

Depois de escapar de seu próprio desejo mais profundo, Dan conseguiu encontrar Melody. Rapidamente, ela concordou em sair com ele, reconhecendo Dan como o homem de seus próprios sonhos. Mas o feliz encontro durou pouco. Depois de ser perseguida por Kaelgo e encontrada por Dan novamente, Melody foi agarrada por Samuel Spare e jogada no portal entre as dimensões. Arquivo 81 terminou com Melody de volta ao mundo real, livre de Kaelgo. Mas no processo, ela deixou Dan em seu lugar. Os momentos finais da série mostraram Dan em uma cama de hospital, preso na versão do Outro Mundo de 1994. Assustador.

O que poderia acontecer na segunda temporada de Arquivo 81?

A 1ª temporada foi sobre ter Melody de volta. Se acontecer uma segunda temporada, parece bem claro o que tem que ser feito: Libertar Dan. Agora que há dois cultos e duas bruxas, podemos esperar o dobro das reviravoltas e o dobro da insanidade.

Sou um amante de séries, filmes, games, doramas, k-pop, animes e tudo relacionado a cultura pop, nerd e geek.